O ator espanhol de filmes pornográficos Nacho Vidal foi detido por suspeitas de estar envolvido na morte do fotógrafo José Luis Abad, em julho de 2019, numa casa de campo do ator em Valência. Abad faleceu durante um ritual, no qual participou Vidal, que tinha como objetivo desintoxicar, com veneno de sapo, o organismo do fotógrafo após consumo de drogas.

Nacho Vidal, nome artístico de Ignacio Jordà González, de 46 anos, foi um dos três detidos pela Guardia Civil, numa operação já conhecida por Yurta. Foram ainda detidos um empregado do ator e uma familiar, com idades entre os 37 e os 50 anos.

A investigação começou após a morte de José Luis Abad durante a celebração de um ritual que consistia na inalação de vapores de veneno de sapo. Os 11 meses de investigação levaram as autoridades a encontrar provas de homicídio por negligência e de crime contra a saúde pública, que terá sido cometido por quem organizou o ritual.

Segundo a Guardia Civil, o ritual, com fins terapêuticos e medicinais, representa um sério perigo para a saúde pública.

O jornal ABC adianta ainda que Vidal e os restantes suspeitos foram detidos na quinta-feira, tendo sido interrogados no dia seguinte. Estão em liberdade a aguardar julgamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR