A Uber lança esta quarta-feira em Portugal o serviço “Uber Connect”, para que as pessoas possam entregar coisas entre si (um segmento no qual a Glovo também atua). Desta forma, através da app da Uber, vai ser possível aos utilizadores enviarem itens e encomendas a outras pessoas. Esta opção fica esta quarta-feira disponível em Lisboa, Porto, Braga, Algarve, Coimbra, Aveiro, Évora e Funchal.

“Durante esta crise, procurámos novas formas de a nossa plataforma ajudar a movimentar os bens necessários para empresas e consumidores, além de oferecer novas oportunidades de rendimento para os motoristas. Com o Uber Connect, o nosso foco principal é o imediato: adaptar rapidamente a nossa tecnologia para atender às crescentes necessidades das comunidades. À medida que a realidade evolui a um ritmo acelerado, estamos a desenvolver as entregas mantendo os olhos no futuro”, refere Manuel Pina, diretor-geral da Uber em Portugal.

Através da app da Uber, os utilizadores podem enviar vários tipos de artigos através de um estafeta que trabalhe ao serviço da empresa. Manuel Pina diz que a empresa sabe que, “neste período desafiante”, os portugueses “querem ajudar-se uns aos outros” e considera que este novo serviço vai ajudar a ligar pessoas, respeitando o eventual distanciamento físico.

Quem quiser usar este novo serviço da Uber, deve indicar a morada de destino, escolher a opção “Connect”, concordar com os termos e condições, confirmar que a encomenda não contém itens proibidos e efetuar o pedido. Depois, terá de responder a uma mensagem para indicar quem será o recetor da encomenda e indicar se há algum pedido especial que se queira fazer. Quando o motorista chegar, terá de colocar a encomenda no veículo. Depois, pode partilhar a viagem com o destinatário da encomenda.

Para cumprir com as condições de segurança implementadas neste período de pandemia, os motoristas e parceiros de entrega da Uber têm de tirar uma selfie com a máscara, para que confirmem que estão a usá-la. Os carros têm de ser higienizados e os utilizadores não se estiverem a sentir confortáveis, podem cancelar a viagem.

Em março, a Uber apresentou a solução piloto “Uber Drop-Off”, que apoia a capacidade logística das empresas com entregas dos motoristas e parceiros que prestam serviços com recurso à aplicação da Uber. Este serviço teve início em Portugal e está agora a ser implementado globalmente. A nível nacional, a parceria foi lançada com os CTT e permite a entrega de encomendas em casa.

A Uber chegou a Portugal em julho de 2014 e está presente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, no Algarve, Braga, Guimarães, Coimbra,Aveiro e Évora.