Os prejuízos da Ibersol agravaram-se para nove milhões de euros no primeiro trimestre, face ao resultado líquido negativo de dois milhões de euros no período homólogo de 2019, anunciou esta sexta-feira a detentora da Pizza Hut em Portugal.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol refere que “o resultado líquido consolidado no final do primeiro trimestre atingiu o valor de -9,0 milhões de euros, que compara com o registado em 2019 no montante de -2,0 milhões de euros”.

O grupo salienta que “a interrupção abrupta da atividade na segunda metade do mês março [devido à pandemia de Covid-19], penalizou fortemente a rendibilidade do mês e consequentemente do trimestre, não tendo sido possível neste período ajustar as rubricas de custo à redução de vendas, o que conduziu inevitavelmente a aumentos do peso das mesmas e inerente perda de rentabilidade”.

No primeiro trimestre, o volume de negócios consolidado caiu 7,5% para 95 milhões de euros.

As vendas de restauração recuaram 6,9% para 92,1 milhões de euros, as de mercadorias desceram 22,6% para 2,4 milhões de euros e as prestação de serviços diminuíram 29,6% para 600 mil euros, no período em análise.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) baixou 27,4% para 14,9 milhões de euros.