Aborto

Manifestações

Um movimento cívico, uma decisão política

326
Somos cidadãos, pagamos impostos, temos trabalho social feito, governamos as nossas vidas, produzimos para o País, geramos riqueza. Exigimos que haja quem nos represente nas instâncias da Política.
Eleições

A voz e o voto pró-vida em Portugal

209
Vamos entrar em ano de eleições, primeiro europeias, depois legislativas, e a Federação Portuguesa pela Vida vai lançar um questionário a todos os partidos e cabeças de listas que a elas concorrerem.
Papa Francisco

Papa diz que aborto é como contratar um assassino

1.000
Na audiência geral desta manhã, dedicada ao mandamento "Não matar", o Papa Francisco criticou uma cultura de desprezo da vida e apelou ao acolhimento e ao combate ao egocentrismo.
Irlanda

Não abortou e morreu. Emma Watson escreveu-lhe

131
Savita Halappanavar morreu em 2012 por lhe ter sido negado o aborto de um feto que não ia sobreviver. Agora que a Irlanda legalizou o aborto, Emma Watson escreveu uma carta sobre a vitória do 'sim'.
Irlanda

Irlanda promulga liberalização do aborto

O Presidente da Irlanda anunciou a promulgação da lei de liberalização do aborto, na sequência de um referendo histórico, a 25 de maio, que revogou a proibição.
Argentina

Argentina. Senado rejeita legalização do aborto

468
Com 31 votos a favor e 38 contra, o Senado da Argentina rejeitou o projeto-lei que visava legalizar a interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 14 semanas de gestação. Decisão causou protestos.
Indonésia

Foi violada, abortou e vai estar presa por 6 meses

143
Uma rapariga de 15 anos foi violada pelo irmão, abortou ajudada pela mãe e agora foi condenada a seis meses de prisão. O caso está a motivar críticas e alguns ativistas já fizeram uma queixa formal.
Aborto

Santiago do Chile. Milhares exigem aborto livre

Um grupo de deputados anunciou que vai apresentar um projeto de lei para regulamentar a interrupção voluntária da gravidez para todos os casos até às 14 semanas de gestação.
Papa Francisco

Papa. Aborto de deficientes é eugenismo

220
O papa Francisco compara o aborto em caso de deficiência no bebé a um eugenismo de "luvas brancas" como o praticado pelos "nazis", denunciando que para ter "uma vida tranquila se eliminam inocentes".
Eutanásia

Porque é que eles nunca perdem? /premium

783
É notável como os argumentos e as apreensões que levaram a maioria dos deputados a votar contra a legalização não inspiraram aos promotores da eutanásia um segundo sequer de pausa e de meditação.
Irlanda

Irlanda vota em referendo para legalizar aborto

Cerca de 3,2 milhões de eleitores estão habilitados a votar hoje no referendo à Oitava Emenda da Constituição irlandesa, cuja revogação poderá abrir caminho a uma nova lei que legalize o aborto.
Irlanda

Despenalização do aborto nas mãos dos indecisos

Esta sexta-feira há referendo na Irlanda para alterar a lei do aborto, das mais estritas da UE. As sondagens apontam uma maioria a favor da despenalização mas a chave está na mão dos vários indecisos.
Angola

Angola. Ministro descarta encorajamento ao aborto

O ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola considerou "um equívoco" a perceção de que a proposta de Lei do Código Penal encoraja o aborto.
Angola

MPLA vai votar favoravelmente "exceções" no aborto

Proposta prevê "exceções sobre a penalização do aborto". Algumas igrejas cristãs já criticaram o documento, considerando que este "encobre uma lei de legalização do aborto".
Eutanásia

Eufemismos mortais

195
Não se escondam propostas como as da eutanásia atrás de expressões eufemísticas ou politicamente corretas. Aliás, “politicamente correto” é um eufemismo para “eufemismo”. E eufemismos estupidificam.
Congresso do CDS

Incêndios, Costa, Tancos. Cristas em 43 frases 

102
Tem a mesma idade do partido a que chegou já tarde, à boleia de um referendo ao aborto que fez Paulo Portas lançar-lhe o desafio para juntar-se ao combate político. São 43 anos e 43 frases de Cristas.
Irlanda

Irlanda vai ter referendo sobre o aborto em maio

Na Irlanda, o aborto é proibido em caso de violação, incesto e malformação do feto, razão pela qual, em maio, as leis da liberalização do aborto vão ser votadas em referendo.
Aborto

Clínica dos Arcos faz mais de um quarto das IVG

185
Era assim há 10 anos, quando o aborto foi legalizado em Portugal, e continua a ser: a Clínica dos Arcos é responsável por mais de um quarto das IVG feitas no país. Pode piorar, avisam os obstetras.
Trissomia 21

Será que não há lugar para eles no mundo?

387
De acordo com a investigação científica, a esmagadora maioria das pessoas com trissomia 21 declara ser feliz e dá felicidade aos seus familiares. Será que não há lugar para eles no mundo?
Hospital de Santa Maria

Consultas de IVG retomadas a 1 de fevereiro

As consultas de interrupção voluntária da gravidez no Hospital Santa Maria vão ser retomadas dia 1 de fevereiro, depois de suspensas por carência de enfermeiros especializados, segundo o hospital.
Direitos das Mulheres

Polónia rejeita liberalização das leis do aborto

Em 2016, as manifestações na Polónia contra a proibição total do aborto marcaram o mundo. Mais de um ano depois, o Parlamento polaco rejeitou uma proposta a favor da liberalização das leis do aborto.
Aborto

Aborto voltou a baixar em 2016

O grupo etário que mais realizou interrupções da gravidez situa-se entre os 20 e os 24 anos.
Aborto

Leis para impedir assédio de ativistas anti-aborto

"A decisão de fazer um aborto já é incrivelmente difícil e pessoal, sem que as mulheres sejam pressionadas por manifestantes agressivos", disse a secretária de Estado para os Assuntos Internos.
Brasil

Brasil. ONU preocupada com restrinção do aborto

A ONU divulgou um comunicado para expressar preocupação com um projeto de lei que ameaça o direito ao aborto no Brasil, onde a interrupção voluntária da gravidez já é muito limitada.
Brasil

Brasil. Protestos contra a proibição do aborto

330
Milhares de manifestantes marcharam pelo Rio de Janeiro, numa luta contra a proibição do aborto. "Não mereço o filho do meu violador" e "Os nossos corpos são nossos" foram as frases de ordem.
Aborto

Francisco George: lei do aborto foi um sucesso

948
A um mês de terminar a carreira de 44 anos, o diretor-geral da Saúde falou sobre a lei do aborto. Francisco George considera que foi um plano de sucesso e que veio resolver um grande problema.
Aborto

Trump. Suécia corta financiamento a ONG

As ONG que deixem de dar ajuda e aconselhamento sobre aborto e contraceção, como sugeriu o presidente Donald Trump, não serão financiadas pela Suécia.
Direitos das Mulheres

Vítima de violaçao presa por ter nado morto

118
Uma jovem vítima de violação foi condenada a 30 anos de prisão no El Salvador por ter tido um bebé que já nasceu sem vida. O país tem a mais punitiva lei anti-aborto.
Pena de Morte

150 anos depois ainda somos pela vida?

712
Em 2017, ano em que se discute a legalização da eutanásia e se celebram os 150 anos da abolição da pena de morte e os 10 da legalização do aborto, qual é o exemplo que a nossa sociedade quer seguir?
França

Morreu Simone Veil

921
Morreu Simone Veil, sobrevivente do Holocausto, primeira mulher presidente do Parlamento Europeu e antiga ministra da Saúde francesa, que despenalizou o aborto em 1975. Tinha 89 anos.
Angola

Parlamento angolano volta a permitir o aborto

Os deputados ao parlamento angolano voltaram atrás na decisão de criminalização total do aborto, aprovada em março, e a nova proposta do Código Penal repõe algumas exceções.
Irlanda

Leo Varadkar: o político-revolução

É a cara de uma nova Irlanda, que, ainda presa ao seu passado conservador, está a deixar cair alguns tabus. Leo Varadkar é homossexual, defende a descriminalização do aborto e é filho de imigrantes.
Eutanásia

Se são seres humanos, são como nós

603
Sem o saber, Isabel Moreira escreveu um artigo a defender a vida humana e, por conseguinte, a atacar o aborto, a eutanásia e todas as formas passíveis de incentivar a cultura de morte que apregoa.
Irlanda

Aborto na Irlanda. Comité de cidadãos pede mudança

Pode estar perto de mudar uma das leis mais controversas em um dos países mais católicos do mundo. Um comité de 99 cidadãos votou em sábado a favor de uma mudança constitucional
MPLA

Aborto. MPLA quer solução "equilibrada e realista"

O MPLA não se compromete para já com uma nova versão do Código Penal, no que toca à criminalização total do aborto, admitindo que o assunto necessita de uma solução "equilibrada e realista".
Angola

Bispos angolanos falam sobre aborto com Presidente

Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) abordaram com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, questões sociais, entre as quais a polémica em torno da proibição do aborto.
Angola

Moçambique. Adiada a votação sobre o aborto

A votação final e global da proposta de Lei do Código Penal angolano, prevista para quinta-feira, foi adiada por falta de consenso à volta das exceções para a realização do aborto.
Aborto

A exportação do Individualismo

756
É absolutamente condenável o apoio do Governo português à iniciativa She Decides e consequentemente à cultura de morte e individualismo que esta pretende propagar.
Angola

Mulheres angolanas querem discussão sobre aborto

Mulheres de vários estratos sociais pediram esta quinta-feira, em Luanda, o aprofundamento das discussões à volta do aborto que criminaliza em absoluto esta prática.
Angola

Código penal angolano proíbe em absoluto o aborto

O novo Código Penal angolano proíbe, sem qualquer tipo de exclusão, o aborto, como avançada a proposta inicial, anunciou o ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola.
Aborto

Trump corta apoios. Europa contra-ataca

117
A iniciativa "Ela Decide" já recolheu 40 milhões de euros para as organizações que realizam abortos e que foram afetadas pela medida anti-aborto adoptada por Donald Trump.
Moçambique

Suécia ajuda Moçambique no acesso ao aborto

O Governo sueco anunciou uma ajuda de 4,7 milhões de euros para apoiar um programa de acesso ao aborto seguro em Moçambique, no âmbito da promoção dos direitos sexuais e reprodutivos.
Aborto

Maria vai com as outras ou Ela Decide?

1.173
Os nossos impostos não podem servir para matar inocentes lá fora, além dos que já morrem cá dentro com medidas idênticas. Nem pode isso ser imposto aos portugueses por um governo minoritário.
Guatemala

Guatemala ordena expulsão do "barco do aborto"

A Guatemala ordenou a expulsão do "barco do aborto" da organização não-governamental holandesa "Women on Waves", que oferece serviços de aborto a mulheres de países em que o procedimento é ilegal.
Aborto

O pior aniversário de sempre

1.358
O aborto não cumpriu as suas promessas e falhou gravemente às mulheres portuguesas. Ao passarem 10 do referendo, lembremos que pior aniversário é o aniversário dos que nunca poderão fazer anos.
Aborto

Abortos por opção da mulher em queda desde 2012

As interrupções da gravidez por opção da mulher atingiram, em 2015, o número mais baixo desde 2008, primeiro ano completo desde que entrou em vigor a lei que despenalizou o aborto.
Aborto

Educar não é formatar. O ME e a educação sexual

113
Se esta imposição do Ministério da Educação viesse a ser implementada, seria manifestação do Estado como “um aparelho de dominação”, desrespeitando não só os alunos e famílias, como os demais cidadãos
Educação

Consultas públicas em vésperas de Natal

1.063
A consulta pública do ministro da Educação acaba domingo de Natal, dia espectacularmente adequado para fazer consultas sobre matérias tão complexas, delicadas e sensíveis como o aborto. Bonito serviço
Aborto

Aborto nas aulas do segundo ciclo: sim ou não?

174
Os ministérios da Saúde e da Educação aconselham que se explique a interrupção voluntária da gravidez a alunos com 10 e 11 anos mas há uma petição contra que já tem mais de 7.000 assinaturas.
Trissomia 21

Sociedade “down free”?

217
Todo este clima não encoraja, certamente, as famílias que, “contra a corrente”, decidem acolher estas crianças e todas as pessoas que se esforçam pela plena integração social de quem tem trissomia 21.
Aborto

IVG no programa escolar do 2º ciclo gera protestos

464
O governo quer ver explicada no programa da Educação Sexual dos 5º e 6º anos a questão da Interrupção Voluntária da Gravidez. Mas já há mais 5000 assinaturas contra.
França

Proibido não adorar o aborto

1.867
Repugnam-me as decisões francesas e a proposta dos ministérios da Saúde e da Educação que pretendem impor a glorificação do aborto e a equivalência moral entre abortar ou manter uma gravidez.
Trissomia 21

Uma evidente violação da liberdade de expressão

1.292
A decisão censória do governo francês está bem distante do sofrimento das pessoas e das angústias de uma mãe ao saber que o seu bebé tem trissomia 21. O vídeo “Querida futura mãe” não propaga mentiras
Papa Francisco

Padres vão poder absolver mulheres que abortem

290
No encerramento do Jubileu da Misericórdia, o Papa Francisco assinou uma nova carta apostólica em que prolonga a faculdade de os padres católicos de perdoar os pecados mais graves.
Polónia

Parlamento polaco chumba proibição total do aborto

A proposta foi rejeitada por 352 deputados da maioria conservadora e também da oposição. Apenas 58 votaram a favor da proposta, enquanto 18 se abstiveram.
Polónia

Mulheres em greve contra proibição do aborto

279
Um protesto levado a cabo por milhares de mulheres polacas paralisou o país esta segunda-feira. As mulheres vestiram-se de preto e fizeram greves em protesto contra a proibição do aborto.
Aborto

Número de abortos por opção diminuiu desde 2008

Em 2015, as interrupções voluntárias da gravidez diminuíram 1,9% face a 2014. O número é o mais baixo alguma vez registado desde 2008, altura em que se despenalizou o aborto.
Eutanásia

Questões de vida e de morte

A coerência pode ser um perigo em matérias éticas, tal como em matérias políticas, e é-o quando ajuizamos sobre situações que implicam decisões existenciais que, por definição, extravasam o
Parlamento

Diplomas sobre IVG e adoção já enviados a Cavaco

Os diplomas que confirmam as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e a possibilidade de adoção por casais homossexuais foram enviados para promulgação na quarta-feira, indica o "site" do parlamento.
Eutanásia

Aborto e adoção gay. Parlamento precipitou-se

498
O ex-reitor da Católica critica o "vanguardismo legislativo" do Parlamento e a forma precipitada como decidiu sobre duas matérias "sensíveis". Eutanásia pode ser o próximo erro, teme o sociólogo.
Assembleia Da República

Assembleia confirma adoção por casais homossexuais

567
Leis sobre a revogação de taxas moderadores no aborto e adoção por casais do mesmo sexo foram novamente aprovadas na Assembleia. Diplomas serão enviados "rapidamente" para o Presidente.
Zika

Zika. ONU pede revisão de aborto e contraceção 

A ONU pediu aos países atingidos pelo vírus Zika, suspeito de provocar malformações congénitas, que autorizem o acesso das mulheres à contraceção e ao aborto.
Peru

Mulher indeminizada por lhe ser recusado um aborto

O seu feto tinha uma anomalisa grave (anencefalia), mas o aborto medicamente assistido foi-lhe recusado no Peru. 15 anos depois é finalmente indemnizada, depois de uma longa batalha jurídica.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)