Aborto

Aborto

The terminators

686
Se o caso tivesse ocorrido no sul profundo dos Estados Unidos na primeira metade do século XX, ou na Alemanha dos anos 30, ninguém se espantaria. Mas ocorreu num país da União Europeia há duas semanas
Aborto

Brasil. Internamento para quem quer abortar

Vereador Fernando Holiday faz proposta de lei onde sugere que mulheres grávidas que demonstrem "propensão ao aborto ilegal" sejam internadas compulsivamente em alas psiquiátricas.
Estados Unidos da América

Joe Biden declara-se contra limites ao aborto

O candidato democrata à presidência dos EUA declarou ser contra a emenda que proíbe o financiamento do aborto com verbas federais. Proibição do aborto em alguns estados influenciou decisão.
Papa Francisco

‘Yes to life!’ /premium

715
A suposição de que o feto é uma parte do corpo da mulher é, em termos científicos, um absurdo. O nascituro precisa de ser amado e cuidado e é, sempre, bem-vindo!
Estados Unidos da América

Aborto. Disney pode deixar de filmar na Geórgia

213
Caso a lei anti-aborto se torne efetiva, a Disney poderá deixar de filmar no estado da Geórgia. "Muitas pessoas que trabalham para nós não vão querer trabalhar lá", disse o presidente da empresa.
Aborto

Papa apela aos médicos: "combatam o aborto"

2.602
Francisco apelou aos médicos para que incentivem as famílias a levarem as gravidezes até ao fim, mesmo quando sabem que o feto está gravemente doente ou com malformações.
Saúde

EUA. Homem transexual dá à luz bebé morto

1.009
O The New England Journal of Medicine revela o caso de um transexual que engravidou do namorado, mas que, por ter sido tratado como homem no hospital, acabou por ter um aborto.
Estados Unidos da América

EUA. Alabama tenta forçar criminalização do aborto

266
O senado do Alabama aprovou uma lei que torna o aborto ilegal e quer levar o documento ao Supremo Tribunal para contornar a sua inconstitucionalidade. À porta das clínicas, repetem-se manifestações.
Eleições Europeias

Publicar a opinião dos partidos: um escândalo

353
A Federação Portuguesa pela Vida limitou-se a fazer o que prometera em Novembro passado: dar a conhecer publicamente a opinião dos partidos sobre a agenda pró-vida antes do ciclo eleitoral deste ano.
Estados Unidos da América

Missouri proíbe aborto para lá das 8 semanas

114
O estado norte-americano proibiu o aborto depois das 8 semanas de gravidez. É aberta uma exceção apenas nos casos em que a saúde ou vida da mãe estejam em causa.
Aborto

A defesa da vida

Sendo o tema da defesa da vida tão relevante, aquilo que verdadeiramente o tornou interessante para a comunicação social foi o facto de o Patriarcado de Lisboa ter publicado os resultados.
Aborto

Devolver o bebé

549
E em Portugal, será que algum dos nossos bonzos se atreve a subir ao púlpito para explicar aos seus paroquianos a imoralidade do todo o tipo de assassínio?
Estados Unidos da América

Alabama proíbe aborto mesmo em caso de violação

1.694
Diploma aprovado pelo Senado do Alabama só abre exceção para casos em que a mãe corra risco de morte durante a gravidez. Só falta assinatura da governadora para lei entrar em vigor.
Mulher

Alyssa pede "greve de sexo" contra lei anti-aborto

506
No estado da Geórgia, EUA, foi aprovada uma lei que proíbe o aborto a partir do momento em que se deteta o batimento cardíaco de um feto humano (por volta das 6 semanas). Esta foi a resposta da atriz.
Demografia

É preciso reverter a obsessão antinatalista

1.351
São indispensáveis apoios à mulher grávida, bem como às famílias numerosas e é necessário remover a facilitação do aborto. É preciso reverter a obsessão antinatalista. Não é uma questão menor.
Aborto

Número de abortos por opção desceu 25% em 6 anos

Segundo os dados da DGS, os abortos por opção decresceram 25,2% entre 2011 e 2017, passando de 19.921 para 14.899. Em 2017, verificou-se o valor mais baixo desde que a prática é legal em Portugal.
Aborto

Milhares manifestam-se contra o aborto em Madrid

2.560
"O aborto deve ser banido", disse no local uma manifestante, Alejandra Anton. O mote foi "o direito à vida é para todos, sem exceção". O número dois do Partido Popular esteve na manifestação.
Aborto

Os inviáveis

565
A contradição-interna mais gritante do estado“-social” é que, sob o pretexto de defender umas pessoas vulneráveis, permite que se liquidem outras pessoas ainda mais vulneráveis.
Aborto

Número de abortos ao nível mais baixo desde 2007

646
Maior queda nas interrupções voluntárias da gravidez foi entre as mulheres mais jovens. Ao todo, em 2017, foram mais de 15 mil os abortos realizados e a maioria por mulheres que já eram mães.
Estados Unidos da América

EUA. Aborto no terceiro trimestre causa polémica

139
Kathy Tran é uma legisladora na assembleia estadual da Virginia, nos Estados Unidos, e está no centro de uma (pseudo) polémica criada pelo partido republicano que a acusa de promover o infanticídio
Manifestações

Um movimento cívico, uma decisão política

326
Somos cidadãos, pagamos impostos, temos trabalho social feito, governamos as nossas vidas, produzimos para o País, geramos riqueza. Exigimos que haja quem nos represente nas instâncias da Política.
Eleições

A voz e o voto pró-vida em Portugal

209
Vamos entrar em ano de eleições, primeiro europeias, depois legislativas, e a Federação Portuguesa pela Vida vai lançar um questionário a todos os partidos e cabeças de listas que a elas concorrerem.
Papa Francisco

Papa diz que aborto é como contratar um assassino

1.000
Na audiência geral desta manhã, dedicada ao mandamento "Não matar", o Papa Francisco criticou uma cultura de desprezo da vida e apelou ao acolhimento e ao combate ao egocentrismo.
Irlanda

Não abortou e morreu. Emma Watson escreveu-lhe

131
Savita Halappanavar morreu em 2012 por lhe ter sido negado o aborto de um feto que não ia sobreviver. Agora que a Irlanda legalizou o aborto, Emma Watson escreveu uma carta sobre a vitória do 'sim'.
Irlanda

Irlanda promulga liberalização do aborto

O Presidente da Irlanda anunciou a promulgação da lei de liberalização do aborto, na sequência de um referendo histórico, a 25 de maio, que revogou a proibição.
Argentina

Argentina. Senado rejeita legalização do aborto

468
Com 31 votos a favor e 38 contra, o Senado da Argentina rejeitou o projeto-lei que visava legalizar a interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 14 semanas de gestação. Decisão causou protestos.
Indonésia

Foi violada, abortou e vai estar presa por 6 meses

143
Uma rapariga de 15 anos foi violada pelo irmão, abortou ajudada pela mãe e agora foi condenada a seis meses de prisão. O caso está a motivar críticas e alguns ativistas já fizeram uma queixa formal.
Aborto

Santiago do Chile. Milhares exigem aborto livre

Um grupo de deputados anunciou que vai apresentar um projeto de lei para regulamentar a interrupção voluntária da gravidez para todos os casos até às 14 semanas de gestação.
Papa Francisco

Papa. Aborto de deficientes é eugenismo

220
O papa Francisco compara o aborto em caso de deficiência no bebé a um eugenismo de "luvas brancas" como o praticado pelos "nazis", denunciando que para ter "uma vida tranquila se eliminam inocentes".
Eutanásia

Porque é que eles nunca perdem? /premium

783
É notável como os argumentos e as apreensões que levaram a maioria dos deputados a votar contra a legalização não inspiraram aos promotores da eutanásia um segundo sequer de pausa e de meditação.
Irlanda

Irlanda vota em referendo para legalizar aborto

Cerca de 3,2 milhões de eleitores estão habilitados a votar hoje no referendo à Oitava Emenda da Constituição irlandesa, cuja revogação poderá abrir caminho a uma nova lei que legalize o aborto.
Irlanda

Despenalização do aborto nas mãos dos indecisos

Esta sexta-feira há referendo na Irlanda para alterar a lei do aborto, das mais estritas da UE. As sondagens apontam uma maioria a favor da despenalização mas a chave está na mão dos vários indecisos.
Angola

Angola. Ministro descarta encorajamento ao aborto

O ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola considerou "um equívoco" a perceção de que a proposta de Lei do Código Penal encoraja o aborto.
Angola

MPLA vai votar favoravelmente "exceções" no aborto

Proposta prevê "exceções sobre a penalização do aborto". Algumas igrejas cristãs já criticaram o documento, considerando que este "encobre uma lei de legalização do aborto".
Eutanásia

Eufemismos mortais

195
Não se escondam propostas como as da eutanásia atrás de expressões eufemísticas ou politicamente corretas. Aliás, “politicamente correto” é um eufemismo para “eufemismo”. E eufemismos estupidificam.
Congresso do CDS

Incêndios, Costa, Tancos. Cristas em 43 frases 

102
Tem a mesma idade do partido a que chegou já tarde, à boleia de um referendo ao aborto que fez Paulo Portas lançar-lhe o desafio para juntar-se ao combate político. São 43 anos e 43 frases de Cristas.
Irlanda

Irlanda vai ter referendo sobre o aborto em maio

Na Irlanda, o aborto é proibido em caso de violação, incesto e malformação do feto, razão pela qual, em maio, as leis da liberalização do aborto vão ser votadas em referendo.
Aborto

Clínica dos Arcos faz mais de um quarto das IVG

185
Era assim há 10 anos, quando o aborto foi legalizado em Portugal, e continua a ser: a Clínica dos Arcos é responsável por mais de um quarto das IVG feitas no país. Pode piorar, avisam os obstetras.
Trissomia 21

Será que não há lugar para eles no mundo?

387
De acordo com a investigação científica, a esmagadora maioria das pessoas com trissomia 21 declara ser feliz e dá felicidade aos seus familiares. Será que não há lugar para eles no mundo?
Hospital de Santa Maria

Consultas de IVG retomadas a 1 de fevereiro

As consultas de interrupção voluntária da gravidez no Hospital Santa Maria vão ser retomadas dia 1 de fevereiro, depois de suspensas por carência de enfermeiros especializados, segundo o hospital.
Direitos das Mulheres

Polónia rejeita liberalização das leis do aborto

Em 2016, as manifestações na Polónia contra a proibição total do aborto marcaram o mundo. Mais de um ano depois, o Parlamento polaco rejeitou uma proposta a favor da liberalização das leis do aborto.
Aborto

Aborto voltou a baixar em 2016

O grupo etário que mais realizou interrupções da gravidez situa-se entre os 20 e os 24 anos.
Aborto

Leis para impedir assédio de ativistas anti-aborto

"A decisão de fazer um aborto já é incrivelmente difícil e pessoal, sem que as mulheres sejam pressionadas por manifestantes agressivos", disse a secretária de Estado para os Assuntos Internos.
Brasil

Brasil. ONU preocupada com restrinção do aborto

A ONU divulgou um comunicado para expressar preocupação com um projeto de lei que ameaça o direito ao aborto no Brasil, onde a interrupção voluntária da gravidez já é muito limitada.
Brasil

Brasil. Protestos contra a proibição do aborto

330
Milhares de manifestantes marcharam pelo Rio de Janeiro, numa luta contra a proibição do aborto. "Não mereço o filho do meu violador" e "Os nossos corpos são nossos" foram as frases de ordem.
Aborto

Francisco George: lei do aborto foi um sucesso

948
A um mês de terminar a carreira de 44 anos, o diretor-geral da Saúde falou sobre a lei do aborto. Francisco George considera que foi um plano de sucesso e que veio resolver um grande problema.
Aborto

Trump. Suécia corta financiamento a ONG

As ONG que deixem de dar ajuda e aconselhamento sobre aborto e contraceção, como sugeriu o presidente Donald Trump, não serão financiadas pela Suécia.
Direitos das Mulheres

Vítima de violaçao presa por ter nado morto

118
Uma jovem vítima de violação foi condenada a 30 anos de prisão no El Salvador por ter tido um bebé que já nasceu sem vida. O país tem a mais punitiva lei anti-aborto.
Pena de Morte

150 anos depois ainda somos pela vida?

712
Em 2017, ano em que se discute a legalização da eutanásia e se celebram os 150 anos da abolição da pena de morte e os 10 da legalização do aborto, qual é o exemplo que a nossa sociedade quer seguir?
França

Morreu Simone Veil

921
Morreu Simone Veil, sobrevivente do Holocausto, primeira mulher presidente do Parlamento Europeu e antiga ministra da Saúde francesa, que despenalizou o aborto em 1975. Tinha 89 anos.
Angola

Parlamento angolano volta a permitir o aborto

Os deputados ao parlamento angolano voltaram atrás na decisão de criminalização total do aborto, aprovada em março, e a nova proposta do Código Penal repõe algumas exceções.
Irlanda

Leo Varadkar: o político-revolução

É a cara de uma nova Irlanda, que, ainda presa ao seu passado conservador, está a deixar cair alguns tabus. Leo Varadkar é homossexual, defende a descriminalização do aborto e é filho de imigrantes.
Eutanásia

Se são seres humanos, são como nós

603
Sem o saber, Isabel Moreira escreveu um artigo a defender a vida humana e, por conseguinte, a atacar o aborto, a eutanásia e todas as formas passíveis de incentivar a cultura de morte que apregoa.
Irlanda

Aborto na Irlanda. Comité de cidadãos pede mudança

Pode estar perto de mudar uma das leis mais controversas em um dos países mais católicos do mundo. Um comité de 99 cidadãos votou em sábado a favor de uma mudança constitucional
MPLA

Aborto. MPLA quer solução "equilibrada e realista"

O MPLA não se compromete para já com uma nova versão do Código Penal, no que toca à criminalização total do aborto, admitindo que o assunto necessita de uma solução "equilibrada e realista".
Angola

Bispos angolanos falam sobre aborto com Presidente

Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) abordaram com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, questões sociais, entre as quais a polémica em torno da proibição do aborto.
Angola

Moçambique. Adiada a votação sobre o aborto

A votação final e global da proposta de Lei do Código Penal angolano, prevista para quinta-feira, foi adiada por falta de consenso à volta das exceções para a realização do aborto.
Aborto

A exportação do Individualismo

756
É absolutamente condenável o apoio do Governo português à iniciativa She Decides e consequentemente à cultura de morte e individualismo que esta pretende propagar.
Angola

Mulheres angolanas querem discussão sobre aborto

Mulheres de vários estratos sociais pediram esta quinta-feira, em Luanda, o aprofundamento das discussões à volta do aborto que criminaliza em absoluto esta prática.
Angola

Código penal angolano proíbe em absoluto o aborto

O novo Código Penal angolano proíbe, sem qualquer tipo de exclusão, o aborto, como avançada a proposta inicial, anunciou o ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola.
Aborto

Trump corta apoios. Europa contra-ataca

117
A iniciativa "Ela Decide" já recolheu 40 milhões de euros para as organizações que realizam abortos e que foram afetadas pela medida anti-aborto adoptada por Donald Trump.
Moçambique

Suécia ajuda Moçambique no acesso ao aborto

O Governo sueco anunciou uma ajuda de 4,7 milhões de euros para apoiar um programa de acesso ao aborto seguro em Moçambique, no âmbito da promoção dos direitos sexuais e reprodutivos.
Aborto

Maria vai com as outras ou Ela Decide?

1.173
Os nossos impostos não podem servir para matar inocentes lá fora, além dos que já morrem cá dentro com medidas idênticas. Nem pode isso ser imposto aos portugueses por um governo minoritário.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)