Aborto
Sociedade

Porque toda a Vida é digna

1103
O que não é digno é a maneira como a sociedade tantas vezes trata os mais frágeis: os deficientes, os doentes, os idosos, os mais pobres. Caminhar pela Vida é desejar uma sociedade que não mata, cuida
Bebés

Duas condenações em casos de malformações em bebés

Em 2013 e 2015, o Supremo Tribunal de Justiça condenou uma clínica de Matosinhos e o Hospital de Barcelos a indemnizações de 70 mil e 200 mil euros em casos de malformações em bebés.
Marrocos

Marrocos indulta jornalista condenada por aborto

A mulher, de 28 anos, que foi recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento" será libertada "nas próximas horas".
Marrocos

Jornalista condenada por aborto ilegal nega tudo

101
Hajar Raissouni foi condenada a 1 ano de prisão pelos crimes de aborto e relações sexuais fora do casamento. O namorado também, por cumplicidade. Jornalista diz que está a ser perseguida pelo governo.
Eleições

A última linha de defesa da vida

545
Porquê a omissão expressa, ou talvez mesmo propositada, dos temas aborto e eutanásia nos últimos debates televisivos a que temos assistido em plena campanha eleitoral?
Austrália

Austrália. Aborto descriminalizado 119 anos depois

465
Lei com 119 anos criminalizava aborto e dava até dez anos de prisão a mulheres que interrompessem ilegalmente a gravidez. Em Nova Gales do Sul, mulheres podem agora fazer aborto até às 22 semanas.
Saúde

Médicos jovens menos dispostos a fazer abortos

522
Médicos mais jovens declaram-se objetores de consciência, mas não há números oficiais sobre quantos são. Especialistas dizem que falta de recursos humanos e valorização dificulta processo.
Aborto

2.200 fetos encontrados em casa de médico

186
Família encontrou os 2.246 fetos em casa do médico depois da sua morte. Ulrich Klopfer trabalhou numa clínica americana que fazia abortos e que perdeu a licença. Fez carreira durante 43 anos.
Espanha

Listeriose provoca mais um morto e três abortos

137
Mais três grávidas perderam os bebés devido à ingestão de carne contaminada pela bactéria listeria. Foi ainda anunciada mais uma vítima mortal: um homem de 72 anos, doente terminal.
Aborto

The terminators

686
Se o caso tivesse ocorrido no sul profundo dos Estados Unidos na primeira metade do século XX, ou na Alemanha dos anos 30, ninguém se espantaria. Mas ocorreu num país da União Europeia há duas semanas
Aborto

Brasil. Internamento para quem quer abortar

Vereador Fernando Holiday faz proposta de lei onde sugere que mulheres grávidas que demonstrem "propensão ao aborto ilegal" sejam internadas compulsivamente em alas psiquiátricas.
Estados Unidos da América

Joe Biden declara-se contra limites ao aborto

O candidato democrata à presidência dos EUA declarou ser contra a emenda que proíbe o financiamento do aborto com verbas federais. Proibição do aborto em alguns estados influenciou decisão.
Papa Francisco

‘Yes to life!’ /premium

715
A suposição de que o feto é uma parte do corpo da mulher é, em termos científicos, um absurdo. O nascituro precisa de ser amado e cuidado e é, sempre, bem-vindo!
Estados Unidos da América

Aborto. Disney pode deixar de filmar na Geórgia

213
Caso a lei anti-aborto se torne efetiva, a Disney poderá deixar de filmar no estado da Geórgia. "Muitas pessoas que trabalham para nós não vão querer trabalhar lá", disse o presidente da empresa.
Aborto

Papa apela aos médicos: "combatam o aborto"

2602
Francisco apelou aos médicos para que incentivem as famílias a levarem as gravidezes até ao fim, mesmo quando sabem que o feto está gravemente doente ou com malformações.
Saúde

EUA. Homem transexual dá à luz bebé morto

1009
O The New England Journal of Medicine revela o caso de um transexual que engravidou do namorado, mas que, por ter sido tratado como homem no hospital, acabou por ter um aborto.
Estados Unidos da América

EUA. Alabama tenta forçar criminalização do aborto

266
O senado do Alabama aprovou uma lei que torna o aborto ilegal e quer levar o documento ao Supremo Tribunal para contornar a sua inconstitucionalidade. À porta das clínicas, repetem-se manifestações.
Eleições Europeias

Publicar a opinião dos partidos: um escândalo

353
A Federação Portuguesa pela Vida limitou-se a fazer o que prometera em Novembro passado: dar a conhecer publicamente a opinião dos partidos sobre a agenda pró-vida antes do ciclo eleitoral deste ano.
Estados Unidos da América

Missouri proíbe aborto para lá das 8 semanas

114
O estado norte-americano proibiu o aborto depois das 8 semanas de gravidez. É aberta uma exceção apenas nos casos em que a saúde ou vida da mãe estejam em causa.
Aborto

A defesa da vida

Sendo o tema da defesa da vida tão relevante, aquilo que verdadeiramente o tornou interessante para a comunicação social foi o facto de o Patriarcado de Lisboa ter publicado os resultados.
Aborto

Devolver o bebé

549
E em Portugal, será que algum dos nossos bonzos se atreve a subir ao púlpito para explicar aos seus paroquianos a imoralidade do todo o tipo de assassínio?
Estados Unidos da América

Alabama proíbe aborto mesmo em caso de violação

1694
Diploma aprovado pelo Senado do Alabama só abre exceção para casos em que a mãe corra risco de morte durante a gravidez. Só falta assinatura da governadora para lei entrar em vigor.
Mulher

Alyssa pede "greve de sexo" contra lei anti-aborto

506
No estado da Geórgia, EUA, foi aprovada uma lei que proíbe o aborto a partir do momento em que se deteta o batimento cardíaco de um feto humano (por volta das 6 semanas). Esta foi a resposta da atriz.
Demografia

É preciso reverter a obsessão antinatalista

1351
São indispensáveis apoios à mulher grávida, bem como às famílias numerosas e é necessário remover a facilitação do aborto. É preciso reverter a obsessão antinatalista. Não é uma questão menor.
Aborto

Número de abortos por opção desceu 25% em 6 anos

Segundo os dados da DGS, os abortos por opção decresceram 25,2% entre 2011 e 2017, passando de 19.921 para 14.899. Em 2017, verificou-se o valor mais baixo desde que a prática é legal em Portugal.
Aborto

Milhares manifestam-se contra o aborto em Madrid

2560
"O aborto deve ser banido", disse no local uma manifestante, Alejandra Anton. O mote foi "o direito à vida é para todos, sem exceção". O número dois do Partido Popular esteve na manifestação.
Aborto

Os inviáveis

565
A contradição-interna mais gritante do estado“-social” é que, sob o pretexto de defender umas pessoas vulneráveis, permite que se liquidem outras pessoas ainda mais vulneráveis.
Aborto

Número de abortos ao nível mais baixo desde 2007

646
Maior queda nas interrupções voluntárias da gravidez foi entre as mulheres mais jovens. Ao todo, em 2017, foram mais de 15 mil os abortos realizados e a maioria por mulheres que já eram mães.
Estados Unidos da América

EUA. Aborto no terceiro trimestre causa polémica

139
Kathy Tran é uma legisladora na assembleia estadual da Virginia, nos Estados Unidos, e está no centro de uma (pseudo) polémica criada pelo partido republicano que a acusa de promover o infanticídio
Manifestações

Um movimento cívico, uma decisão política

326
Somos cidadãos, pagamos impostos, temos trabalho social feito, governamos as nossas vidas, produzimos para o País, geramos riqueza. Exigimos que haja quem nos represente nas instâncias da Política.
Eleições

A voz e o voto pró-vida em Portugal

209
Vamos entrar em ano de eleições, primeiro europeias, depois legislativas, e a Federação Portuguesa pela Vida vai lançar um questionário a todos os partidos e cabeças de listas que a elas concorrerem.
Papa Francisco

Papa diz que aborto é como contratar um assassino

1000
Na audiência geral desta manhã, dedicada ao mandamento "Não matar", o Papa Francisco criticou uma cultura de desprezo da vida e apelou ao acolhimento e ao combate ao egocentrismo.
Irlanda

Não abortou e morreu. Emma Watson escreveu-lhe

131
Savita Halappanavar morreu em 2012 por lhe ter sido negado o aborto de um feto que não ia sobreviver. Agora que a Irlanda legalizou o aborto, Emma Watson escreveu uma carta sobre a vitória do 'sim'.
Irlanda

Irlanda promulga liberalização do aborto

O Presidente da Irlanda anunciou a promulgação da lei de liberalização do aborto, na sequência de um referendo histórico, a 25 de maio, que revogou a proibição.
Argentina

Argentina. Senado rejeita legalização do aborto

468
Com 31 votos a favor e 38 contra, o Senado da Argentina rejeitou o projeto-lei que visava legalizar a interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 14 semanas de gestação. Decisão causou protestos.
Indonésia

Foi violada, abortou e vai estar presa por 6 meses

143
Uma rapariga de 15 anos foi violada pelo irmão, abortou ajudada pela mãe e agora foi condenada a seis meses de prisão. O caso está a motivar críticas e alguns ativistas já fizeram uma queixa formal.
Aborto

Santiago do Chile. Milhares exigem aborto livre

Um grupo de deputados anunciou que vai apresentar um projeto de lei para regulamentar a interrupção voluntária da gravidez para todos os casos até às 14 semanas de gestação.
Papa Francisco

Papa. Aborto de deficientes é eugenismo

220
O papa Francisco compara o aborto em caso de deficiência no bebé a um eugenismo de "luvas brancas" como o praticado pelos "nazis", denunciando que para ter "uma vida tranquila se eliminam inocentes".
Eutanásia

Porque é que eles nunca perdem? /premium

783
É notável como os argumentos e as apreensões que levaram a maioria dos deputados a votar contra a legalização não inspiraram aos promotores da eutanásia um segundo sequer de pausa e de meditação.
Irlanda

Irlanda vota em referendo para legalizar aborto

Cerca de 3,2 milhões de eleitores estão habilitados a votar hoje no referendo à Oitava Emenda da Constituição irlandesa, cuja revogação poderá abrir caminho a uma nova lei que legalize o aborto.
Irlanda

Despenalização do aborto nas mãos dos indecisos

Esta sexta-feira há referendo na Irlanda para alterar a lei do aborto, das mais estritas da UE. As sondagens apontam uma maioria a favor da despenalização mas a chave está na mão dos vários indecisos.
Angola

Angola. Ministro descarta encorajamento ao aborto

O ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola considerou "um equívoco" a perceção de que a proposta de Lei do Código Penal encoraja o aborto.
Angola

MPLA vai votar favoravelmente "exceções" no aborto

Proposta prevê "exceções sobre a penalização do aborto". Algumas igrejas cristãs já criticaram o documento, considerando que este "encobre uma lei de legalização do aborto".
Eutanásia

Eufemismos mortais

195
Não se escondam propostas como as da eutanásia atrás de expressões eufemísticas ou politicamente corretas. Aliás, “politicamente correto” é um eufemismo para “eufemismo”. E eufemismos estupidificam.
Congresso do CDS

Incêndios, Costa, Tancos. Cristas em 43 frases 

102
Tem a mesma idade do partido a que chegou já tarde, à boleia de um referendo ao aborto que fez Paulo Portas lançar-lhe o desafio para juntar-se ao combate político. São 43 anos e 43 frases de Cristas.
Irlanda

Irlanda vai ter referendo sobre o aborto em maio

Na Irlanda, o aborto é proibido em caso de violação, incesto e malformação do feto, razão pela qual, em maio, as leis da liberalização do aborto vão ser votadas em referendo.
Aborto

Clínica dos Arcos faz mais de um quarto das IVG

185
Era assim há 10 anos, quando o aborto foi legalizado em Portugal, e continua a ser: a Clínica dos Arcos é responsável por mais de um quarto das IVG feitas no país. Pode piorar, avisam os obstetras.
Trissomia 21

Será que não há lugar para eles no mundo?

387
De acordo com a investigação científica, a esmagadora maioria das pessoas com trissomia 21 declara ser feliz e dá felicidade aos seus familiares. Será que não há lugar para eles no mundo?
Hospital de Santa Maria

Consultas de IVG retomadas a 1 de fevereiro

As consultas de interrupção voluntária da gravidez no Hospital Santa Maria vão ser retomadas dia 1 de fevereiro, depois de suspensas por carência de enfermeiros especializados, segundo o hospital.
Direitos das Mulheres

Polónia rejeita liberalização das leis do aborto

Em 2016, as manifestações na Polónia contra a proibição total do aborto marcaram o mundo. Mais de um ano depois, o Parlamento polaco rejeitou uma proposta a favor da liberalização das leis do aborto.
Aborto

Aborto voltou a baixar em 2016

O grupo etário que mais realizou interrupções da gravidez situa-se entre os 20 e os 24 anos.
Aborto

Leis para impedir assédio de ativistas anti-aborto

"A decisão de fazer um aborto já é incrivelmente difícil e pessoal, sem que as mulheres sejam pressionadas por manifestantes agressivos", disse a secretária de Estado para os Assuntos Internos.
Brasil

Brasil. ONU preocupada com restrinção do aborto

A ONU divulgou um comunicado para expressar preocupação com um projeto de lei que ameaça o direito ao aborto no Brasil, onde a interrupção voluntária da gravidez já é muito limitada.
Brasil

Brasil. Protestos contra a proibição do aborto

330
Milhares de manifestantes marcharam pelo Rio de Janeiro, numa luta contra a proibição do aborto. "Não mereço o filho do meu violador" e "Os nossos corpos são nossos" foram as frases de ordem.
Aborto

Francisco George: lei do aborto foi um sucesso

948
A um mês de terminar a carreira de 44 anos, o diretor-geral da Saúde falou sobre a lei do aborto. Francisco George considera que foi um plano de sucesso e que veio resolver um grande problema.
Aborto

Trump. Suécia corta financiamento a ONG

As ONG que deixem de dar ajuda e aconselhamento sobre aborto e contraceção, como sugeriu o presidente Donald Trump, não serão financiadas pela Suécia.
Direitos das Mulheres

Vítima de violaçao presa por ter nado morto

118
Uma jovem vítima de violação foi condenada a 30 anos de prisão no El Salvador por ter tido um bebé que já nasceu sem vida. O país tem a mais punitiva lei anti-aborto.
Pena de Morte

150 anos depois ainda somos pela vida?

712
Em 2017, ano em que se discute a legalização da eutanásia e se celebram os 150 anos da abolição da pena de morte e os 10 da legalização do aborto, qual é o exemplo que a nossa sociedade quer seguir?
França

Morreu Simone Veil

917
Morreu Simone Veil, sobrevivente do Holocausto, primeira mulher presidente do Parlamento Europeu e antiga ministra da Saúde francesa, que despenalizou o aborto em 1975. Tinha 89 anos.
Angola

Parlamento angolano volta a permitir o aborto

Os deputados ao parlamento angolano voltaram atrás na decisão de criminalização total do aborto, aprovada em março, e a nova proposta do Código Penal repõe algumas exceções.
Irlanda

Leo Varadkar: o político-revolução

É a cara de uma nova Irlanda, que, ainda presa ao seu passado conservador, está a deixar cair alguns tabus. Leo Varadkar é homossexual, defende a descriminalização do aborto e é filho de imigrantes.
Eutanásia

Se são seres humanos, são como nós

602
Sem o saber, Isabel Moreira escreveu um artigo a defender a vida humana e, por conseguinte, a atacar o aborto, a eutanásia e todas as formas passíveis de incentivar a cultura de morte que apregoa.
Irlanda

Aborto na Irlanda. Comité de cidadãos pede mudança

Pode estar perto de mudar uma das leis mais controversas em um dos países mais católicos do mundo. Um comité de 99 cidadãos votou em sábado a favor de uma mudança constitucional
MPLA

Aborto. MPLA quer solução "equilibrada e realista"

O MPLA não se compromete para já com uma nova versão do Código Penal, no que toca à criminalização total do aborto, admitindo que o assunto necessita de uma solução "equilibrada e realista".
Angola

Bispos angolanos falam sobre aborto com Presidente

Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) abordaram com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, questões sociais, entre as quais a polémica em torno da proibição do aborto.
Angola

Moçambique. Adiada a votação sobre o aborto

A votação final e global da proposta de Lei do Código Penal angolano, prevista para quinta-feira, foi adiada por falta de consenso à volta das exceções para a realização do aborto.
Aborto

A exportação do Individualismo

756
É absolutamente condenável o apoio do Governo português à iniciativa She Decides e consequentemente à cultura de morte e individualismo que esta pretende propagar.
Angola

Mulheres angolanas querem discussão sobre aborto

Mulheres de vários estratos sociais pediram esta quinta-feira, em Luanda, o aprofundamento das discussões à volta do aborto que criminaliza em absoluto esta prática.
Angola

Código penal angolano proíbe em absoluto o aborto

O novo Código Penal angolano proíbe, sem qualquer tipo de exclusão, o aborto, como avançada a proposta inicial, anunciou o ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola.
Aborto

Trump corta apoios. Europa contra-ataca

117
A iniciativa "Ela Decide" já recolheu 40 milhões de euros para as organizações que realizam abortos e que foram afetadas pela medida anti-aborto adoptada por Donald Trump.
Moçambique

Suécia ajuda Moçambique no acesso ao aborto

O Governo sueco anunciou uma ajuda de 4,7 milhões de euros para apoiar um programa de acesso ao aborto seguro em Moçambique, no âmbito da promoção dos direitos sexuais e reprodutivos.
Aborto

Maria vai com as outras ou Ela Decide?

1171
Os nossos impostos não podem servir para matar inocentes lá fora, além dos que já morrem cá dentro com medidas idênticas. Nem pode isso ser imposto aos portugueses por um governo minoritário.
Guatemala

Guatemala ordena expulsão do "barco do aborto"

A Guatemala ordenou a expulsão do "barco do aborto" da organização não-governamental holandesa "Women on Waves", que oferece serviços de aborto a mulheres de países em que o procedimento é ilegal.
Aborto

O pior aniversário de sempre

1356
O aborto não cumpriu as suas promessas e falhou gravemente às mulheres portuguesas. Ao passarem 10 do referendo, lembremos que pior aniversário é o aniversário dos que nunca poderão fazer anos.
Aborto

Abortos por opção da mulher em queda desde 2012

As interrupções da gravidez por opção da mulher atingiram, em 2015, o número mais baixo desde 2008, primeiro ano completo desde que entrou em vigor a lei que despenalizou o aborto.
Aborto

Educar não é formatar. O ME e a educação sexual

111
Se esta imposição do Ministério da Educação viesse a ser implementada, seria manifestação do Estado como “um aparelho de dominação”, desrespeitando não só os alunos e famílias, como os demais cidadãos
Educação

Consultas públicas em vésperas de Natal

1062
A consulta pública do ministro da Educação acaba domingo de Natal, dia espectacularmente adequado para fazer consultas sobre matérias tão complexas, delicadas e sensíveis como o aborto. Bonito serviço
Aborto

Aborto nas aulas do segundo ciclo: sim ou não?

172
Os ministérios da Saúde e da Educação aconselham que se explique a interrupção voluntária da gravidez a alunos com 10 e 11 anos mas há uma petição contra que já tem mais de 7.000 assinaturas.
Trissomia 21

Sociedade “down free”?

216
Todo este clima não encoraja, certamente, as famílias que, “contra a corrente”, decidem acolher estas crianças e todas as pessoas que se esforçam pela plena integração social de quem tem trissomia 21.
Aborto

IVG no programa escolar do 2º ciclo gera protestos

462
O governo quer ver explicada no programa da Educação Sexual dos 5º e 6º anos a questão da Interrupção Voluntária da Gravidez. Mas já há mais 5000 assinaturas contra.
França

Proibido não adorar o aborto

1865
Repugnam-me as decisões francesas e a proposta dos ministérios da Saúde e da Educação que pretendem impor a glorificação do aborto e a equivalência moral entre abortar ou manter uma gravidez.
Trissomia 21

Uma evidente violação da liberdade de expressão

1288
A decisão censória do governo francês está bem distante do sofrimento das pessoas e das angústias de uma mãe ao saber que o seu bebé tem trissomia 21. O vídeo “Querida futura mãe” não propaga mentiras
Papa Francisco

Padres vão poder absolver mulheres que abortem

290
No encerramento do Jubileu da Misericórdia, o Papa Francisco assinou uma nova carta apostólica em que prolonga a faculdade de os padres católicos de perdoar os pecados mais graves.
Polónia

Parlamento polaco chumba proibição total do aborto

A proposta foi rejeitada por 352 deputados da maioria conservadora e também da oposição. Apenas 58 votaram a favor da proposta, enquanto 18 se abstiveram.
Polónia

Mulheres em greve contra proibição do aborto

278
Um protesto levado a cabo por milhares de mulheres polacas paralisou o país esta segunda-feira. As mulheres vestiram-se de preto e fizeram greves em protesto contra a proibição do aborto.
Aborto

Número de abortos por opção diminuiu desde 2008

Em 2015, as interrupções voluntárias da gravidez diminuíram 1,9% face a 2014. O número é o mais baixo alguma vez registado desde 2008, altura em que se despenalizou o aborto.
Eutanásia

Questões de vida e de morte

A coerência pode ser um perigo em matérias éticas, tal como em matérias políticas, e é-o quando ajuizamos sobre situações que implicam decisões existenciais que, por definição, extravasam o
Parlamento

Diplomas sobre IVG e adoção já enviados a Cavaco

Os diplomas que confirmam as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e a possibilidade de adoção por casais homossexuais foram enviados para promulgação na quarta-feira, indica o "site" do parlamento.
Eutanásia

Aborto e adoção gay. Parlamento precipitou-se

497
O ex-reitor da Católica critica o "vanguardismo legislativo" do Parlamento e a forma precipitada como decidiu sobre duas matérias "sensíveis". Eutanásia pode ser o próximo erro, teme o sociólogo.
Assembleia Da República

Assembleia confirma adoção por casais homossexuais

567
Leis sobre a revogação de taxas moderadores no aborto e adoção por casais do mesmo sexo foram novamente aprovadas na Assembleia. Diplomas serão enviados "rapidamente" para o Presidente.
Zika

Zika. ONU pede revisão de aborto e contraceção 

A ONU pediu aos países atingidos pelo vírus Zika, suspeito de provocar malformações congénitas, que autorizem o acesso das mulheres à contraceção e ao aborto.
Peru

Mulher indeminizada por lhe ser recusado um aborto

O seu feto tinha uma anomalisa grave (anencefalia), mas o aborto medicamente assistido foi-lhe recusado no Peru. 15 anos depois é finalmente indemnizada, depois de uma longa batalha jurídica.
ADN

Carreira, abuso e aborto: três tabus das mulheres

As médicas são um dos problemas do SNS britânico porque preferem a família ao trabalho. Ser mãe de uma filha implica comprar uma arma por causa do abuso sexual. E o aborto pode não ser entendido.
Presidenciais 2016

IVG e adoção gay. Marcelo já disse o que pensa

205
Foi confrontado com ambos temas no debate com Marisa Matias. Defende que a "proteção da criança" é o que importa num processo de adoção, seja por casal gay ou não, e na IVG não é pró-penalização.
Demografia

Parlamento de Pequim quer casais com segundo filho

A Assembleia Nacional Popular chinesa abriu a sua sessão bimestral, que debaterá uma alteração na política de filho único e o incentivo aos casais chineses para terem uma segunda criança.
Parlamento

É final. Parlamento aprovou alterações à IVG

A Assembleia da República aprovou hoje em votação final global a revogação à lei da interrupção voluntária da gravidez que tinha introduzido taxas moderadoras.
Aborto

Tentou abortar e está acusada de tentar homicídio

Anna Yocca, uma norte-americana de 31 anos, tentou abortar sozinha em casa com recurso a um cabide. Foi levada para o hospital, os médicos efetuaram o parto e o bebé nasceu com vida.
Austrália

Lei limita manifestações antiaborto na Austrália

Quem se manifestar a menos de 150 metros de uma clínica onde se pratique aborto pode incorrer em pena de prisão até 12 meses ou uma multa de até 50 mil euros. A medida foi proposta pelo Sex Party.
Assembleia Da República

Adoção homossexual aprovada por ampla maioria

5432
Adoção de crianças por casais gay foi aprovada com votos de toda a esquerda. Direita dividiu-se: 19 deputados votaram a favor. No aborto e adoção, Paula Teixeira da Cruz esteve ao lado da esquerda.
Parlamento

Alterações à lei do aborto dão hoje 1º passo

A maioria de esquerda na Assembleia leva hoje a plenário a discussão de iniciativas para revogar as alterações à lei da IVG aprovadas por PSD e CDS-PP no último plenário da legislatura anterior.
Assembleia Da República

Parlamento vai debater feriados, aborto e adoção

724
Reposição dos feriados, lei do aborto e adoção por casais homossexuais vão ser debatidos no Parlamento dia 19 e 20. Governo prepara-se para dar entrada com propostas financeiras.
Partidos e Movimentos

BE quer "Rasgar a indecorosa lei do aborto"

Catarina Martins prometeu que esta será a primeira iniciativa do próximo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.
Saúde da Mulher

Petição acusa Estado de violência contra mulheres

UMAR, Civitas e a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas estão entre os 28 signatários da petição entregue ao Provedor de Justiça. Protestam contra as alterações feitas à lei sobre a IVG.
Legislativas 2015

Temas fraturantes? Ainda os há em 2015

234
Legalizar o trabalho sexual? Abrir a discussão sobre a eutanásia? Reforçar o regime de identidade de género? Alargar o voto aos jovens com 16 anos? Os temas fraturantes não se esgotam.
Aborto

Taxa moderadora do aborto entra em vigor dia 1

O pagamento de taxas moderadoras para interrupção voluntária da gravidez entra em vigor a 1 de outubro, segundo legislação publicada em Diário da República.
Partidos e Movimentos

Costa promete revogação das taxas moderadoras no aborto

985
O secretário geral do PS afirmou que, uma vez no Governo, vai revogar de imediato as taxas moderadoras no aborto. Para António Costa, as taxas são uma marca "vexatória" da coligação.
Aborto

Aborto. PR promulga taxas moderadoras e consultas

O Presidente da República promulgou as taxas moderadoras a aplicar ao aborto e as consultas obrigatórias no pré e pós-aborto.
Vaticano

Papa pede a padres para perdoarem aborto

188
Papa Francisco pediu hoje a todos os padres para durante o “jubileu da misericórdia”, que começa em dezembro, perdoarem a todos os católicos que abortaram ou provocaram o aborto.
Aborto

Histerismos, hitlerismos

546
A questão do aborto é dada a histerismos. Dos que, com muito orgulho mas pouca caridade, consideram assassinas as mulheres que abortam. E também dos que defendem que deve ser subsidiado e incentivado.
Saúde

Taxa moderadora no aborto será de 7,75 euros

227
O valor da interrupção voluntária da gravidez será equivalente a uma consulta de especialidade. Caso a mulher não tenha condições económicas, ficará isenta.
Aborto

Chile aceita debater a despenalização do aborto

O Congresso do Chile deu o primeiro passo rumo à despenalização do aborto em alguns casos, uma prática proibida há décadas no país socialmente conservador.
Aborto

IVGismos (parte 2)

Haver apoio às mulheres que decidem abortar (aconselhamento, esclarecimento, alternativas) é razoável e desejável. Já não é legítimo que esse apoio seja compulsivo. Ao contrário das taxas moderadoras.
Parlamento

Ao som de gritos, AR muda lei do aborto

2783
Os deputados despediram-se para férias no dia em que o tema 'aborto' regressou em força ao Parlamento. Gritos de protesto e trocas acesas de acusações marcaram uma tarde longa de votações.
Aborto

Ida ao psicólogo obrigatória antes de um aborto

PSD e CDS-PP entregaram uma proposta de alteração à iniciativa legislativa de cidadãos pelo "direito a nascer" tornando obrigatórias as consultas de acompanhamento social e psicológico.
Saúde da Mulher

Parlamento volta a adiar iniciativa anti-aborto

Maioria tinha decidido baixar à comissão, sem votação, a iniciativa legislativa de cidadãos "pelo direito a nascer" e agora deputados voltam a adiar discussão. Primeiro, vão ouvir várias entidades.
Aborto

Oposição unida contra alterações à lei do aborto

A oposição uniu-se contra a iniciativa legislativa de cidadãos pelo "direito a nascer" e contra o projeto de lei da maioria PSD/CDS-PP para introduzir taxas moderadoras na IGV.
Taxas Moderadoras

IVGismos

Princípios à parte, é evidente que não é a isenção de taxas moderadoras no aborto que afunda os orçamentos do SNS. E o número de abortos até está a descer. Há assuntos mais importantes para discutir.
Saúde da Mulher

IVG: mulheres só pagam taxa moderadora da consulta

Partidos da maioria aprovam sexta-feira a introdução de taxas moderadoras no aborto. Nem medicamentos, nem cirurgias estão abrangidos. Resta o pagamento da taxa da consulta após a decisão da mulher.
País

Taxas moderadoras no aborto: médicos divididos

O conselho regional do sul da Ordem dos Médicos manifesta-se contra a introdução de taxas moderadoras na interrupção voluntária da gravidez, contrariando a posição do bastonário da Ordem.
Ministério da Saúde

Aborto. Taxas moderadoras "não são prioridade"

O ministro da Saúde afirmou hoje que não é uma "prioridade" pôr fim à isenção de taxas moderadoras em caso de Interrupção Voluntária da Gravidez, mas respeita a iniciativa a Assembleia da República.
Aborto

IVG. PSD diz que há tempo para rever taxas moderadoras

O vice-presidente da bancada do PSD Miguel Santos admitiu que existe tempo para legislar o pagamento de taxas moderadoras em caso de Interrupção Voluntária da Gravidez ainda esta legislatura.
Aborto

AR adia lei do aborto para próxima legislatura

Iniciativa legislativa Movimento Pró Vida, que propõe que seja mostrada uma ecografia à mulher antes de abortar, estava preparada para ser votada nesta legislatura. Mas partidos preferiram empurrar.
Aborto

Centros de Saúde devem fazer abortos

A Associação para o Planeamento da Família quer que os centros de saúde realizem interrupções de gravidez medicamentosas, para dar resposta às mulheres que vivem em zonas do país onde apenas um hospital tem esse serviço.
Direção Geral da Saúde

Há cada vez menos abortos em Portugal

739
Em 2014, o número de abortos diminuiu 10% em relação ao ano anterior. Maioria das mulheres tem entre 20 e 24 anos e fê-lo pela primeira vez. Portugal está abaixo da média europeia.
Violação

Paraguai: menina de 10 anos não vai poder abortar

Com 1,39 metros e 34 quilos, uma menina de 10 anos violada pelo padrasto não vai poder abortar. Passa-se no Paraguai e está a gerar polémica. Por cá, há dois casos semelhantes.
Serviço Nacional de Saúde

Crónica de uma morte anunciada

1586
Um caso paradigmático de contra-informação, ou a interrupção involuntária, por via administrativa, de uma gravidez viável.
Justiça

Menina de 13 anos grávida do próprio pai

161
Polícia Judiciária investiga caso de menina grávida de sete meses, que não poderá abortar. O pai, que a terá violado, fugiu para o estrangeiro.
Violação

Menina de 12 anos vai poder abortar

807
A comissão de obstetras, pediatras e pedopsiquiatras já comunicou a deliberação ao Ministério Público. Mas a decisão final cabe agora à mãe da menor.
Violação

Médicos decidem aborto de criança de 12 anos

433
Os profissionais do Hospital de Santa Maria reúnem-se esta quarta-feira para decidir se avançam ou não com a interrupção da gravidez da criança de 12 anos, que terá sido violada pelo padastro.
Saúde da Mulher

Aborto. França vota fim da semana de reflexão

Defesa necessária do direito à interrupção voluntária da gravidez ou uma lamentável banalização do aborto? O tema volta a aquecer a política francesa 40 anos após a lei Veil que legalizou a prática.
Saúde da Mulher

"Não pactuamos com a destruição de vidas"

Iniciativa de cidadãos que quer acabar com o aborto sem custos financeiros já deu entrada no Parlamento. Promotores estão confiantes de que possam ter o apoio dos deputados da maioria.
Saúde da Mulher

Iniciativa quer que aborto seja pago em Portugal

788
A iniciativa "Pelo direito de nascer" reuniu mais de 48 mil assinaturas e vai ser entregue na quarta-feira na Assembleia da República. Entre outras medidas pretende terminar com o aborto gratuito.
Saúde da Mulher

Iniciativa vai pedir a revisão da lei do aborto

281
Entre 2007 e 2013, realizaram-se 122.470 interrupções voluntárias de gravidez em Portugal. Proposta defende que as mulheres deixem de poder gozar licenças de parentalidade pagas pela Segurança Social.
Saúde da Mulher

O número de abortos está a diminuir desde 2011

232
Entre 2007 e 2013, realizaram-se 122.470 interrupções voluntárias de gravidez em Portugal. Desde 2011 que se mantém a tendência de redução.
Natal

O Natal e os Herodes

335
No âmbito da acção política, os cristãos são livres de agir e de escolher como agir, se a tanto o exigir a sua consciência, mas a nenhum é lícito não defender a vida humana desde a altura da concepção
Espanha

Manifestação contra reforma da lei do aborto

A reforma da lei do aborto espanhola encontrou muita oposição e não seguiu em frente, provocando a demissão do ministro da Justiça. Milhares de mulheres congratularam-se com esta decisão.
Aborto

Ministro da Justiça espanhol demite-se

Depois do anúncio de Rajoy sobre a retirada da lei, Alberto Ruiz-Gallardón, que era praticamente o único defensor desta reforma, sentiu-se desautorizado.
Espanha

Falou 50 min para garantir um PS à esquerda

Pedro Sánchez foi este fim de semana consagrado líder do PSOE. Na abertura do congresso prometeu um PSOE à esquerda "para mudar a Europa", no encerramento prometeu a revogação da lei laboral.
A página está a demorar muito tempo.