455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Aborto

Espanha

Madrid. Manifestação contra o direito ao aborto

Milhares de pessoas manifestaram-se em Madrid contra o direito de interromper voluntariamente a gravidez e celebraram a decisão que anulou a proteção ao aborto nos Estados Unidos.
Fact Check

Manifestante tentou bloquear Bolsonaro?

Publicação diz que manifestante tentou travar comitiva de Jair Bolsonaro em Los Angeles, mas Presidente brasileiro não tinha aterrado. Protesto era sobre proibição do aborto e era dirigido a Biden.
Noticiário

4h. Protesto pró-aborto acaba em conflito

Polícia do Arizona usaram gás lacrimogéneo para dispersar protesto. Manifestantes dizem que a resposta foi exagerada. E Zelensky promete que a Ucrânia vai recuperar todos os territórios perdidos.
Noticiário

2h. Lituânia garante que não recua no bloqueioucra

Presidente lituano afirma que o país deve e vai manter as limitações ao transpote de mercadorias para o enclave russo. E manifestação pelo direito ao aborto nos EUA acaba em conflitos com a polícia.
Aborto

UMAR alerta para "retrocessos" nas leis do aborto

"Os ataques à nossa liberdade e autonomia, demonstram a forma como os Estados controlam os nossos corpos e as nossas vidas", alertou a União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Estados Unidos da América

Aborto. Centenas à porta do Supremo Tribunal

Apesar do calor que se fazia sentir, os manifestantes entoaram palavras de ordem como "Aborto é saúde" e "Esta decisão não pode ser mantida, o aborto é legal em todo o país".
Igreja Católica

Aborto. Papa exorta famílias a evitar "egoísmo"

"Não deixemos que a família seja envenenada pelas toxinas do egoísmo, do individualismo, da cultura atual da indiferença e do desperdício, e com isso perca seu próprio ADN", defendeu o Papa.
Estados Unidos da América

EUA. Dois senadores acusam juiz de ter mentido

Os senadores norte-americanos Susan Collins (republicana) e Joe Manchin (democrata) acusaram o juiz do Supremo Tribunal Brett Kavanaugh de lhes ter mentido sobre a sua posição relativamente ao aborto.
PCP

PCP solidário com mulheres dos EUA

Classificando a decisão de anular a proteção constitucional ao aborto como "um retrocesso", o PCP considera que serão "as mulheres trabalhadoras e das camadas mais vulneráveis" as mais prejudicadas.
Estados Unidos da América

Como o fim da lei do aborto é contornado nos EUA

Um grupo de "tias" oferece no Reddit ajuda a mulheres que querem pôr fim à gravidez. Empresas como Apple e Uber também se preparam para a era pós-Roe, com a anulação da lei do aborto.
França

Partido de Macron quer aborto na Constituição

O partido Renascimento, do Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que vai apresentar uma proposta de lei para integrar o direito à interrupção voluntária da gravidez na Constituição francesa.
Noticiário

6h. Glastonbury palco de protestos contra EUA

Billie Eilish liderou o coro de condenação. Ainda neste jornal, Gouveia e Melo diz que Portugal tem de defender o Oceano Atlântico através do combate aos submarinos inimigos.
Noticiário

4h. Casa Branca garante luta pelo aborto

Depois da decisão do Supremo Tribunal, administração Biden garante que serviços de saúde reprositivos são uma prioridade. Em Portugal, António Costa fala numa deceção.
Noticiário

3h. PCP pede ação da ERC no caso Jéssica

PCP considera que tratamento mediático do caso tem sido desumano e chocante.E nos EUA, Kamala Harris alerta para uma crise de saúde pública depois da revogação do direito ao aborto.
Noticiário

2h. Candidatura à UE é "como escalar Evereste"

Presidente ucraniano reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer, mas pede orgulho no percurso até aqui. E dezenas de empresas americanas aprovam ajudas a mulheres que querem fazer um aborto.
Noticiário

1h. Costa fala em deceção nos EUA

Primeiro-ministro defende que não se pode criminalizar questões relacionadas com os direitos das mulheres. Ainda neste jornal, Zelensky compara candidatura à UE como escalada do Monte Evareste.
Paula Rego

Paula Rego e O Retrato de Dorian Gray

Todos os quadros são, de algum modo, um autorretrato: o pintor, quando se expressa na tela, também nela retrata o seu estado de alma.
Noticiário

00h. Ucrânia demora 10 anos a criar novos portos

Kiev revela demoraria uma década a criar rotas alternativas ao bloqueio russo, que está a impedir exportação de cereais para todo o mundo. E, ONU aponta perigos da revogação da lei do aborto nos EUA.
Presidente Marcelo

PR diz que decisão sobre aborto faz antever outras

Marcelo escusou-se a qualificiar decisões do Supremo dos EUA como retrocesso, por ser um órgão de soberania de outro país. Já Costa disse ser "impossível não ficar dececionado com decisão".
Alemanha

Alemanha revoga lei da era nazi

O Parlamento alemão revogou uma lei da era nazi que limitava a informação sobre o aborto e que levou à condenação de vários ginecologistas e anulará coimas aplicadas nos últimos anos.
Noticiário

23h. Revogação do aborto. ONU alerta para perigos

Depois da decisão do Supremo Tribunal dos EUA, secretário-geral da ONU defende que os direitos e saúde sexual e reprodutiva são fundamentos de uma vida de escolha, empoderamento e igualdade.
Noticiário

22h. Aborto. EUA alertam para crise de saúde

Vice-presidente dos Estados Unidos lamenta decisão do Supremo e lembra que mulheres norte-americanas vão acordar num país diferente. E, UMAR olha sem surpresa para recomendações do Conselho da Europa.
Estados Unidos da América

Decisão do Supremo pode provocar o caos nos EUA

Supremo revogou decisão com 50 anos que equiparava o direito ao aborto a um direito constitucional inviolável. Agora cada um dos 50 estados pode decidir o que fazer. Metade vai proibir.
Aborto

Aborto. Vaticano defende debate sobre a vida

Pontifícia Academia para a Vida considera que mudança de posição de um país com larga tradição democrática sobre o aborto, como os EUA,deve reabrir debate sobre o lugar que ocupa a proteção da vida.
Noticiário

20h. Lei do aborto. Chega rejeita reabrir debate

Vários líderes partidários portugueses vieram reagir à decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, que revogou o direito constitucional ao aborto. Joe Biden lamenta "dia triste" para o país.
Estados Unidos da América

Aborto. EUA entre as lágrimas e a euforia

Com cartazes e megafones, as lágrimas de uns manifestantes contrastaram com os sorrisos de outros quando foi conhecida a decisão do Supremo de revogar o direito ao aborto nos EUA.
Noticiário

18h. Missouri não perde tempo e proíbe o aborto

Demorou pouco mais de uma hora a avançar com essa decisão, depois de o Supremo Tribunal norte-americano ter decretado o fim do direito constitucional ao aborto nos EUA.
Joe Biden

Biden: "Elejam quem protege os vossos direitos"

Decisão de acabar com o direito ao aborto "abre um caminho perigoso". Presidente dos EUA garante que vai fazer "tudo" para proteger as mulheres, já que a sua saúde e segurança "está em causa".
Noticiário

17h. Pelosi. "Perversa decisão sobre o aborto"

Um "dia triste" para América, diz a presidente da Câmara dos Representantes nos Estados Unidos à decisão que devolve aos 50 estados a possibilidade de legislarem sobre o aborto. 26 podem proíbi-lo.
Noticiário

16h. EUA. Supremo anula direito ao aborto

Decisão devolve aos 50 estados o poder de legislar. 26 poderão revogar a lei. Politóloga Mafalda Prata Fernandes fala em "retrocesso civilizacional" e numa vitória do ex-presidente Trump.
Estados Unidos da América

Supremo dos EUA acaba com direito ao aborto

Seis juízes conservadores votaram para revogar o caso "Roe" e três liberais a favor. O Missouri foi o primeiro Estado a "acabar efetivamente com o aborto". Outros 12 podem anunciar o mesmo em breve.
Jair Bolsonaro

Aborto de menina violada "é inadmissível"

Bolsonaro considera que a menina de 11 anos grávida fruto de uma violação foi vítima de "assédio maligno de grupos pró-aborto". O tribunal tinha recusado a interrupção da gravidez.
Brasil

Menina brasileira violada autorizada a abortar

A menina de 11 anos que engravidou em resultado de violação no Brasil conseguiu fazer um aborto num hospital público do país. Criança foi persuadida por juíza a manter a gravidez.
Brasil

Juíza persuade menina violada a manter gravidez

Atualmente, a criança de 11 anos encontra-se grávida de 29 semanas, tendo sido colocado num centro de acolhimento institucional, conforme ordenado pelo tribunal.
Eutanásia

De antes quebrar que torcer

Nos momentos difíceis, enquanto uns cedem, como Pôncio Pilatos, outros dão um bom testemunho da sua integridade moral, como o Rei Balduíno da Bélgica.
Estados Unidos da América

Nova Iorque reforça legislação sobre o aborto

A medida legislativa foi aprovada na previsão de que o Supremo Tribunal, controlado por uma maioria de juízes conservadores, revogue o direito ao aborto a nível federal.
Partido Chega

Aborto. Só Chega quer reabrir discussão (e pouco)

O aborto voltou a estar no centro da atenção mediática após o Supremo dos EUA ter admitido recuar numa lei de 1973. Chega é o único partido da AR disponível para recuperar a discussão.
Fact Check

BE. Militante celebrou aborto feito há cinco anos?

Circula imagem de uma conta verificada no Twitter com símbolo do Bloco de Esquerda a celebrar aborto. Mas trata-se de uma montagem. Fonte oficial do partido garante que "desconhece tal publicação".
Noticiário

9h. Interrupções voluntárias da gravidez caiu 18%

É a primeira vez que a descida ultrapassa as 2 mil de um ano para outro. Ainda, ala mais à direita de juízes do Tribunal Constitucional prepara-se para inviabilizar substituição de outros magistrados.
Aborto

Abortos registam a maior descida em 2021

O número de interrupções voluntárias da gravidez foi o mais baixo dos últimos 15 anos. Grupo etário que realizou mais abortos continua a ser entre os 20 e os 24 anos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.