Se o mercado tremeu quando a Tesla ultrapassou esta semana a barreira simbólica dos 1000 dólares por acção, o que permitiu à jovem empresa californiana atingir um valor de 183 mil milhões de dólares, ultrapassando assim a Toyota (como já tinha feito antes com o Grupo VW), eis que outra empresa surpreendeu a bolsa americana. A Nikola, igualmente especializada em veículos eléctricos, mas com produção interna de energia a partir de células de combustível (para reduzir os tempos de abastecimento, face às baterias), tem a particularidade de não ter vendido ainda um único veículo e assim continuará até 2021. Contudo, isto não a impediu de entrar em bolsa a 4 de Junho e, apenas cinco dias depois, ver as acções subirem 60% e atingir um valor superior a 30 mil milhões de dólares, ultrapassando o gigante Ford.

A Nikola surgiu como a Tesla dos camiões, propondo veículos pesados eléctricos alimentados por fuel cell a hidrogénio, a solução que promete ser mais eficaz para os fazer movimentar. Mas, mais recentemente, fez evoluir o conceito para uma solução híbrida em que fuell cells menos potentes trabalham lado a lado com packs de baterias de dimensões generosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de veículos para o transporte de carga, o Nikola One, Two e o Tre (sendo este último um Iveco S-Way destinado à Europa electrificado pela Nikola), a empresa concebeu ainda um quad eléctrico para todo o terreno, o Nikola NZT, e uma versão mais exuberante deste veículo apelidado Reckless, a pensar em fins militares.

8 fotos

Em Novembro de 2019, a Nikola avançou com a vontade de produzir uma pick-up eléctrica, a Badger, que será alimentada por uma célula de combustível a hidrogénio. Destinado a concorrer com a Cybertruck da Tesla, mas com linhas mais consensuais, o modelo 4×4 terá 919 cv, uma fuel cell com 120 kW (capaz de assegurar uma autonomia de 480 km com um depósito de 8 kg de hidrogénio) e uma bateria que garanta uma autonomia de igualmente 480 km. Isto eleva a distância total que a Badger é capaz de percorrer entre recargas para 960 km.

A nova pick-up Badger será revelada a 29 de Junho, dia em que passará igualmente a ser possível encomendar o veículo. E tudo indica que a valorização em 60% das acções da Nikola, dias depois de começar a ser cotada em bolsa, está relacionada com o anúncio desta pick-up eléctrica.