“A jogar num sistema de três defesas, o Acuña é um dos melhores laterais do mundo. É muitas vezes incompreendido, pela sua paixão e entrega mas é um dos jogadores que dá muita experiência aos miúdos. Já temos o melhor lateral esquerdo Sub-19 da Europa, o Nuno Mendes. Já tivemos abordagens de grandes clubes europeus, com propostas concretas”, destacou Frederico Varandas em maio, em entrevista ao canal 11.

Bruno leu a cartilha ao “cabeçudo” e Jovane aprendeu a estar sempre em festa (a crónica do Sporting-Tondela)

À semelhança do que aconteceu com Matheus Nunes, jogador que o presidente do Sporting considera que valerá os dez milhões pagos pela contratação do treinador Rúben Amorim, também a fasquia ficou elevada em relação a Nuno Mendes. O esquerdino, esse, parece lidar bem com isso: depois da estreia frente ao P. Ferreira, o lateral foi pela primeira vez titular na equipa A no lugar do lesionado Acuña e tornou-se o mais novo de sempre desde Cristiano Ronaldo a ocupar lugar no onze. Para quem faz esta sexta-feira 18 anos, é um momento de sonho. Mas a prenda, ou mais uma prenda, pode chegar em breve – uma carta, ainda não de condução mas de renovação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de Eduardo Quaresma, o Sporting prepara-se para fechar o acordo do internacional Sub-19 até 2025 e faltam apenas limar alguns pormenores com o agente do jogador, Miguel Pinho (o mesmo de Bruno Fernandes e Luís Maximiano). Tal como já foi negociado com outros jovens que o clube quer garantir a longo prazo, o vínculo apresentado prevê um salário anual de 120 mil euros, com algumas cláusulas por objetivos como o pagamento de mais 5.000 euros por cada dez jogos realizados. A cláusula de rescisão, essa, ficará nos 45 milhões de euros.

“O Nuno Mendes fez um jogo bastante bom, o Mathieu também ajudou muito nisso, apresentou-se muito bem fisicamente, não acusou a estreia porque costumam começar a cair no fim do jogo mas conseguiu fazer o corredor todo. Mostrou personalidade e convém recordar que tem apenas 17 anos. Em relação à renovação, isso é algo que compete à administração mas claro que está tudo preparado para proteger os jogadores. Voltando ao início, o Nuno Mendes esteve bem, o Jovane esteve bem mas temos de estar sempre assim para um dia jogarmos pelo título porque isso causa um peso muito maior”, comentou no final do encontro Rúben Amorim.

Nuno Mendes terminou o encontro como o jogador com mais ações defensivas, incluindo cinco tackles, cinco interceções, quatro alívios e seis recuperações de bola, além de um remate com perigo (e de pé direito, de fora da área), um cruzamento para cabeceamento de Rafael Camacho e também a intervenção direta no segundo golo leonino, na jogada com Jovane Cabral que originou a grande penalidade de Pepelu convertida por Sporar. E tudo isto no dia em que, mesmo tendo o veterano Mathieu em campo, o Sporting apresentou o onze inicial mais novo desde novembro de 2014 com mais de metade da equipa com 21 ou menos anos.

https://twitter.com/playmaker_PT/status/1273731058614362119