O boletim da DGS revelado este domingo indica que, nas últimas 24 horas, morreram em Portugal nove pessoas (ontem tinhas sido registas 7 mortes), com Covid-19, um aumento de 0,6%. O país contabiliza agora 1.614 óbitos. Há 328 novos casos de infeção (ontem tinham sido 413), uma subida de 0,8%.

Depois de dois dias de queda, o número de internados voltou a subir (são mais 15, para um total de 504), mas não houve alterações no número de doentes nos cuidados intensivos (continuam a ser 73).

Lisboa e Vale do Tejo concentra 77% dos novos casos

Dos 328 novos infetados, 254 são em Lisboa e Vale do Tejo, o que representa 77% do total. Em termos absolutos, segue-se a região Centro em número de novos infetados (são mais 32), depois o Norte (mais 25), o Sul (com 9 novos casos), o Alentejo (tem mais 7) e a Madeira (com mais 1).

Os Açores não registaram novos casos, segundo o boletim deste domingo. Em termos percentuais, a subida mais expressiva é no Sul do país (registou um aumento de 1,4% no número dos caso).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A DGS volta a lembrar que não estão contemplados nos números 200 testes — que as autoridades de saúde já disseram estar em falta devido a uma falha no sistema de informação de um laboratório privado.

Maioria das vítimas mortais tinha mais de 80 anos

O boletim indica que, das 9 mortes, 6 foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo e 3 no Alentejo. Aí, mais concretamente em Reguengos de Monsaraz, está ativo um surto que teve origem num lar de idosos. Este domingo, a autarquia anunciou a morte de três pessoas infetadas com Covid-19, o que elevou para 12 o número de óbitos relacionados com o surto.

As vítimas eram uma mulher de 93 anos e um homem de 82, que morreram no sábado, e outro de 52, que faleceu já durante este domingo (ainda não está contemplado no mais recente boletim) e que é a primeira vítima na comunidade do surto detetado a 18 de junho. Estavam os três internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

A nível nacional, segundo o boletim da DGS, as vítimas mortais registadas este domingo foram um homem e 7 mulheres com mais de 80 anos e outra mulher com entre 70 e 79 anos.

DGS não atualizou o número de casos por concelho. Está a verificar os dados com as autoridades locais e regionais de saúde

No boletim divulgado este domingo, a DGS não atualizou os dados relativos ao número de casos por concelho. A entidade liderada por Graça Freitas refere que está “a realizar a verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde que ficará concluída durante os próximos dias”.

Portugal totaliza ainda 43.897 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que, deste valor, 66% (29.017) já recuperaram — nas últimas 24 horas foram 245.