Dezasseis alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que estão infetados com Covid-19, foram transferidos do Hospital Sousa Martins para uma unidade de alojamento disponibilizada pela Câmara Municipal, foi esta sexta-feira anunciado.

O presidente do município da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, disse esta sexta-feira à agência Lusa que, na quinta-feira, os 16 estudantes que se encontravam internados no hospital da cidade “foram para restabelecimento” no edifício do Centro Apostólico Dom João de Oliveira Matos, que vai funcionar como “residência social”.

O edifício foi disponibilizado pela autarquia, que assegura meios de vigilância, equipamentos de telecomunicações e a higienização do espaço, enquanto que o IPG fornece a alimentação e a Unidade Local de Saúde (ULS) fará o acompanhamento dos estudantes “do ponto de vista da saúde”.

Os 16 estudantes, “muitos deles assintomáticos”, vão permanecer no Centro Apostólico Dom João de Oliveira Matos em convalescença, indicou.

Segundo o autarca da Guarda, caso seja necessário, no edifício serão integrados novos indivíduos que surjam infetados pela Covid-19.

“Neste momento, a situação está controlada”, “está identificada” e as autoridades estão a acompanhar o assunto, garante.

O autarca referiu ainda que, neste momento, no concelho, estão identificados 18 casos de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, sendo 16 estudantes do IPG e três elementos de uma família que estão em convalescença no próprio domicílio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estão também em quarentena “alguns indivíduos, fruto do rastreio que foi feito por eventual contacto físico com estes 16 elementos e aguarda-se a verificação se os mesmos foram contagiados e possuem a doença”, concluiu.

A pandemia de Covid-19 já provocou 555 mil mortos e infetou mais de 12,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.646 pessoas das 45.679 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.