São 161 os surtos ativos no país, segundo dados avançados pela ministra da Saúde, na conferência de imprensa desta sexta-feira. Do total, mais de metade estão na região de Lisboa e Vale do Tejo, que contabiliza 107 surtos. Há ainda 27 no Norte, 10 no Centro, cinco no Alentejo e 12 no Algarve.

“A situação da epidemia no país permanece marcada pela força dos números de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente na zona norte e em 19 freguesias específicas”, disse Marta Temido.

A governante adiantou que, para os últimos cinco dias analisados (de 3 a 7 de julho), o número médio de casos secundários resultante de um caso detetado, o RT, foi de 1, tendo “subido ligeiramente”: por regiões, 1,12 no Norte, 1,06 no Centro, 0,98 em Lisboa e Vale do Tejo, 0,95 no Alentejo e 0,81 no Algarve.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.