Já estão escolhidas as primeiras seis startups que vão integrar o programa de aceleração da sociedade de capital de risco portuguesa Indico Capital Partners em conjunto com a Google. Para financiar os projetos que forem acolhidos no programa Google For Startups, a Indico lançou também um novo fundo de 12 milhões de euros — que se junta ao de 54 milhões que a investidora tem atualmente (e dos quais já investiu 22 milhões).

Ao Observador, Stephan Morais, diretor-geral da Indico, explica que o novo fundo de 12 milhões já tem um terço do capital comprometido, que vem de investidores atuais da Indico. O objetivo deste novo braço de financiamento é injetar dinheiro em projetos numa fase muito inicial, com características e necessidades diferentes das empresas que são financiadas pelo outro fundo da sociedade.

Portuguesa Indico e Google lançam programa para acelerar startups. São 100 mil euros por empresa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para este programa, a Indico recebeu candidaturas de mais de 130 empresas. “Foi duas vezes e meia a minha expectativa”, conta Stephan. O que procuravam?

“Os critérios de seleção destas empresas não são muito diferente do que aplicamos no fundo de 54 milhões. São muito parecidos, o que difere são os estados das empresas. Este é mais para investir entre 100 mil e 250 mil euros. O outro é a partir de 250 mil”, explica ao Observador.

Ou seja, procuram um produto que “não esteja muito desenvolvido, que resolva um problema de forma potencialmente única à escala global e melhor do que o que já existe, e que tenha um mercado suficientemente grande para que uma empresa destas possa ser vendida a outra grande”, explica Stephan. A isto acresce uma equipa que seja “muitíssimo trabalhadora e ambiciosa”.

Por enquanto, foram escolhidas seis empresas — APiS, InnovationCast, Modatta, Onalytics, Playbox, Skoach –, mas as candidaturas mantêm-se abertas para outras startups que queiram concorrer. Cada empresa recebe 100 mil euros de investimento, além de ficar incubada num escritório criado pela Indico para o efeito durante um ano e de aceder à rede de mentores e de serviços e ferramentas da Google em condições especiais. O programa de aceleração dura seis meses.

Leonardo Varella-Cid, presidente e cofundador daInnovationCast — software de gestão de inovação que ajuda as organizações a melhorar produtividade e crescimento, diz que o objetivo da empresa é “tornar-se na referência global no mercado de software de gestão de inovação”.

Já Mikaela Silva, CEO da Playbox — plataforma interativa para casais –, revela que o programa ajuda “a formular uma visão mais global e ainda mais ambiciosa” para a empresa.

E Joel Oliveira, da APiS — software de gestão de colmeias e monitorização remota de colmeias –, revela que o programa “permite capacitar a empresa para implementar uma estratégia de mercado que permita fazer a ponte entre o sector da apicultura e o digital”.

Em relação ao impacto que a pandemia de Covid-19 está a ter nas empresas que fazem parte do portefólio da Indico, Stephan diz que tiveram de lidar com três situações: empresas que “beneficiariam claramente” da digitalização da economia, porque já atuavam no setor do consumo online; as que não tiveram impacto porque ainda estão numa fase de desenvolvimento e otimização de produto; e empresas que tiveram quebras na faturação, começaram a recuperar e que agora estão num processo de recuperação mais lento.

“A pergunta é: há dinheiro? A preocupação do investidores é saber se as startups estão capitalizadas e nós, em geral, temos todas as nossas empresas muito bem capitalizadas”, explica Stephan.

A Indico Capital Partners tem o primeiro fundo de venture capital (capital de risco) nacional, independente e privado, focado em investir nas fases iniciais de startups tecnológicas. Foi fundada por Stephan Morais (ex-administrador executivo da Caixa Capital), Ricardo Torgal (ex-gestor de investimentos na Caixa Capital) e por Cristina Fonseca (cofundadora e acionista da Talkdesk).

O programa Google for Startups é a iniciativa da Google para dar suporte a startups e ajudá-las a crescer em qualquer lugar do mundo.