As pessoas que queiram participar nos próximos comícios do Presidente norte-americano têm de se comprometer a não processar a equipa de Donald Trump em caso de contaminação pela Covid-19.

Donald Trump, anunciou na quarta-feira o regresso dos comícios de campanha, suspensos devido à pandemia de Covid-19, e que irão decorrer nos estados da Florida, Arizona, Carolina do Norte e Oklahoma. No site da campanha de Donald Trump, os seus apoiantes devem assinar um aviso para se registarem nesses eventos.

Ao pressionar o botão de registo na parte inferior, você aceita o risco de exposição à Covid-19 em cada local público onde outras pessoas estejam presentes. Ao participar nesta reunião, você e os convidados presentes assumem todos os riscos associados à Covid-19 “, lê-se na página do evento que ocorrerá em Oklahoma no dia 19 de junho.

Os Estados Unidos registaram 941 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 113.774 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

De acordo com os números contabilizados diariamente pela Universidade Johns Hopkins, sediada em Baltimore (leste), até às 20h30 de quinta-feira (1h30 desta sexta-feira em Lisboa) os Estados Unidos registam agora 2.021.990 de casos de contágio, sendo que cerca de 520 mil pessoas foram dadas como curadas.

O facto do comício em Oklahoma ser em Tulsa levou a várias críticas por parte de vários políticos e de líderes de organizações de proteção de minorias. Tulsa foi o local de um massacre racista em 1921, quando uma multidão de brancos matou centenas de afro-americanos num distrito negro da cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR