O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira um novo pacote de ajuda de 13 mil milhões de dólares (10,9 mil milhões de euros) para os agricultores atingidos pela pandemia.

A partir da próxima semana, a minha administração compromete-se a fornecer uma ajuda adicional de 13 mil milhões de dólares […] para ajudar os agricultores a recuperar deste vírus da China”, disse o Presidente norte-americano, que culpa Pequim pelo novo coronavírus, detetado no final de dezembro na cidade chinesa de Wuhan.

O anúncio foi feito durante um comício na cidade de Mosinee, no estado do Wisconsin, onde os democratas ganharam todas as eleições presidenciais entre 1988 e 2016, ano em que Trump venceu a candidata democrata Hillary Clinton.

Esta é a segunda concessão económica que o Governo norte-americano faz aos agricultores, considerados os eleitores mais leais a Trump, para minorar os efeitos da epidemia. Em abril, o Departamento de Agricultura dos EUA apresentou um pacote de 19 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros) para apoiar o setor agrícola, atingido pela recessão económica. Antes mesmo de a pandemia chegar ao país, o setor agrícola norte-americano já sofria com o impacto da guerra comercial com a China, depois de Pequim ter imposto tarifas aduaneiras a produtos importados dos EUA, como soja e carne de porco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em março, Trump concedeu outro pacote de ajuda de 23,5 mil milhões de dólares (perto de 20 mil milhões de euros) para apoiar os agricultores na guerra comercial com a China.

Donald Trump é candidato às eleições presidenciais de 03 de novembro, e vai enfrentar o democrata Joe Biden.

Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados de Covid-19 e mais mortes provocadas pela doença no mundo.