É o maior incidente do género registado na Austrália: 380 baleias morreram depois de terem sido encontradas encalhadas na costa, avançaram as autoridades australianas à imprensa local. 270 baleias-piloto tinham sido encontradas encalhadas, na segunda-feira de manhã, e um segundo grupo de 200 foi visto na manhã desta quarta-feira elevando o número de baleias presas em bancos de areia e praias para 470. Todos os animais do segundo grupo estavam mortos.

Ao Canberra Times as equipas de resgate esclarecem que já conseguiram libertar 50 baleias presas em bancos de areia e praias mas sublinham que 30 continuam presas e em risco de vida.

O gerente do Serviço de Parques e Vida Selvagem da Austrália, Nic Deka, assegura que as equipas de resgate vão continuar a trabalhar para libertar as baleias enquanto houver animais vivos.

As autoridades já tinham iniciado operações para salvar sobreviventes entre as cerca de 270 baleias encontradas na segunda-feira numa praia e em dois bancos de areia, perto da remota cidade de Strahan, na costa oeste, no estado insular da Tasmânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As 200 baleias encalhadas que foram esta quarta-feira avistadas do ar estavam a menos de dez quilómetros a sul, disse o gestor de Parques e Serviços de Vida Selvagem da Tasmânia, Nic Deka. “Do ar, não pareciam estar numa condição que justificasse o salvamento”, acrescentou, explicando que “a maioria aparentava estar morta”, como se confirmou mais tarde.

Cerca de 30 baleias foram retiradas dos bancos de areia, mas várias voltaram a encalhar, adiantou Deka. Cerca de um terço do primeiro grupo morreu na noite de segunda-feira e uma atualização sobre o número de mortos e condição das baleias sobreviventes era esperada para o final do dia de hoje.

A Tasmânia é a única zona da Austrália propensa a encalhes em massa, embora ocorram ocasionalmente no continente australiano. O maior incidente do género na Austrália ocorreu em 1996, quando 320 baleias-piloto encalharam perto da cidade de Dunsborough, no estado da Austrália Ocidental, em 1996. Este é o primeiro na Tasmânia desde 2009 que envolve mais de 50 baleias. “Na Tasmânia, este é o maior encalhe em massa que registámos”, disse o biólogo de vida selvagem do Programa de Conservação Marinha Kris Carlyon.

Na vizinha Nova Zelândia, mais de 600 baleias-piloto chegaram à Ilha do Sul em Farewell Spit em 2017.

Resgatadas 25 das 270 baleias estão encalhadas numa área remota da Tasmânia