Um álbum póstumo do compositor italiano Ennio Morricone, falecido em julho deste ano, vai reunir sete temas inéditos gravados entre 1960 e 1980, e será lançado em novembro, anuncia esta sexta-feira a revista Variety.

“Morricone Secreto” é o título deste novo álbum, que será lançado a 6 de novembro, quatro dias antes da data em que o compositor completaria 92 anos, e cuja vida e obra foi esta sexta-feira recordada numa cerimónia de entrega do Prémio Princesa das Astúrias e das Artes 2020, em Oviedo, Espanha.

Andrea Morricone, filho do músico italiano, recebeu o prémio em nome do criador de bandas sonoras para o cinema, numa cerimónia onde esteve também o compositor John Williams, igualmente premiado este ano com o galardão, anunciado em junho.

O seu espírito e a sua música vão acompanhar-nos sempre”, declarou Williams, no seu discurso.

O novo disco — com chancela da discográfica americana Decca Records e da italiana CAM Sugar — surge após pesquisas nos arquivos do músico italiano, com o objetivo de obter a resposta à pergunta: “Porque se mantém Morricone tão moderno em círculos musicais que estão muito afastados do mundo das bandas sonoras do cinema?”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No álbum, os fãs vão poder encontrar os temas “mais experimentais e inovadores”, criados para filmes que nunca chegaram a estrear-se, segundo o responsável pela pesquisa, Pierpaolo De Sanctis.

A Itália perdeu no verão deste ano um dos maiores emblemas da sua cultura, autor de algumas das bandas sonoras mais aplaudidas e reconhecíveis da filmografia mundial, que lhe valeram dezenas de prémios, como o Óscar honorífico, em 2007.

Morreu o compositor italiano Ennio Morricone, o maestro do cinema