O nível de alerta para o terrorismo no Reino Unido subiu esta terça-feira de “substancial” para “grave”, o segundo mais alto numa escala de cinco, sugerindo que um ataque é “altamente provável”.
A decisão foi tomada pelo Centro de Análise Conjunto para o Terrorismo [Joint Terrorism Analysis Center], que analisa informação sobre terrorismo a nível nacional e internacional.
“Terrorismo islâmico”. Ataques em Viena fazem cinco mortos e 22 feridos, um deles português
O nível de alerta tinha descido em novembro do ano passado por indicação do mesmo organismo, que junta diferentes entidades, incluindo a polícia, governo e agências de informação, é liderado pelo MI5.
A ministra do Interior, Priti Patel, disse através da rede social Twitter que esta é uma “medida de precaução” e garantiu que “não foi baseada em nenhuma ameaça específica”.
The Joint Terrorism Analysis Centre has changed the UK terror threat level from substantial to severe.
This is a precautionary measure and is not based on any specific threat.
The public should continue to remain vigilant and report any suspicious activity to the police. pic.twitter.com/XJa0gXetee
— Priti Patel MP (@pritipatel) November 3, 2020
“O público deve continuar vigilante e relatar qualquer atividade suspeita à polícia”, acrescentou.
A decisão acontece depois de um alegado “terrorista islâmico” ter disparado em Viena contra várias pessoas junto de uma sinagoga, resultando em pelo menos quatro mortos e 22 feridos.
Na semana passada, três pessoas morreram num ataque com uma faca em Nice, na França, e um professor foi assassinado em Paris no mês passado.