789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quando é o Día(z) de Luis, não há muito mais a fazer (a crónica do V. Guimarães-FC Porto)

Este artigo tem mais de 3 anos

Luis Díaz entrou à meia-hora quando o FC Porto estava a perder, viu o V. Guimarães marcar novamente e fez a reviravolta quase sozinho, com uma assistência para Taremi e um golo decisivo (2-3).

FBL-POR-LIGA-VITORIA-PORTO
i

O avançado colombiano só entrou durante a primeira parte, para o lugar de Romário Baró

AFP via Getty Images

O avançado colombiano só entrou durante a primeira parte, para o lugar de Romário Baró

AFP via Getty Images

A última semana do ano sorriu ao FC Porto — e, particularmente, sorriu a Sérgio Conceição. Depois da conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, através de uma vitória contra o Benfica que deu ao treinador o quinto título desde que orienta os dragões, Conceição foi até ao Museu do FC Porto entregar o troféu, acompanhado por Pinto da Costa, por vários elementos da direção e pelos capitães Pepe e Sérgio Oliveira. E além de assinalar a data simbólica, por se tratar do aniversário do presidente, e a vontade de regressar ao Museu em 2021, o treinador voltou a falar de um tema que muito gosta de sublinhar: a história do FC Porto.

“Estamos preparados para ir para estágio, mas não queria deixar de sentir… Entro aqui e sinto-me muito pequenino, mas gosto de me sentir pequenino no meio de tanta história e de tão grande personalidade que é o nosso presidente. É um orgulho cada vez que entro neste Museu, principalmente acrescentando troféus, eu e os capitães. Sentimento de gratidão para com as pessoas que não estão aqui presentes e com os adeptos que, infelizmente, esta época não podem estar presentes de três em três dias a ver a equipa”, disse Sérgio Conceição. Ele que, apenas dias depois, foi o entrevistado de Fátima Campos Ferreira no programa “Primeira Pessoa”, da RTP, onde se alongou sobre a infância, o percurso enquanto jogador, a família e o sentimento de pertença que criou nos dragões. E falou precisamente dos pais, que morreram com dois anos de diferença e cujo desaparecimento quase o levou a desistir do futebol.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

V. Guimarães-FC Porto, 2-3

11.ª jornada da Primeira Liga

Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães

Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa)

V. Guimarães: Bruno Varela, Sacko, Jorge Fernandes (Suliman, 56′), Mumin, Gideon Mensah, Pepelu, André André, André Almeida (Miguel Luís, 75′), Quaresma, Estupiñan, Rochinha (Marcus Edwards, 79′)

Suplentes não utilizados: Jhonatan, Poha, Bruno Duarte, Ouattara, Noah, Janvier

Treinador: João Henriques

FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe (Sarr, 32′), Diogo Leite, Zaidu, Sérgio Oliveira (Fábio Vieira, 71′), Uribe, Marega, Romário Baró (Luis Díaz, 32′), Corona, Taremi (Grujic, 85′)

Suplentes não utilizados: Diogo Costa, João Mário, Toni Martinez, Evanilson, Nanu

Treinador: Sérgio Conceição

Golos: Rochinha (7′), Taremi (42′ e 65′), Estupiñan (63′), Luis Díaz (80′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Romário Baró (12′), a Mensah (15′), a Pepelu (26′)

“Acho que os meus pais estão felizes comigo e com a minha vida. E isto não tem que ver com este mediatismo todo, estas conquistas de títulos. Tem que ver com a minha forma de ser e pelo amor que tenho por eles, por todos os dias me lembrar dele e lhes agradecer todo o esforço que fizeram por mim e pelos meus irmãos. É o reconhecimento diário e vivo com isso. Ainda não consegui a tranquilidade. Luto para a conseguir, mas este lado mais negro que está dentro de mim continuará até aos últimos dias da minha vida. É uma frustração sentir que os meus pais fisicamente não estão presentes e que mereciam, nem que fosse por um dia. Acho que conseguia eliminar este lado negro se tivesse apenas uma hora, um minuto, um dia com eles”, explicou o treinador, indicando ainda que o momento da roda, em que todos os jogadores do FC Porto se unem depois de um jogo, é algo “muito sentimental”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Era neste contexto que o FC Porto se deslocava esta terça-feira a Guimarães, para o último jogo de um ano civil de 2020 muito atípico mas que trouxe três troféus. E, parecendo que não, os dragões tinham de ganhar não só para não perderem o comboio da perseguição ao Sporting e ao Benfica, que já tinham jogado, mas também para garantirem que a equipa de João Henriques não os alcançava na classificação: em quinto lugar, o V. Guimarães igualava o FC Porto em caso de vitória e ficava a dois pontos do Sp. Braga. Para os dragões, portanto, era absolutamente imprescindível ganhar no D. Afonso Henriques.

Sem Otávio, castigado pelas declarações depois da final da Taça de Portugal, e sem Mbemba, lesionado durante o jogo da Supertaça, Sérgio Conceição lançava Diogo Leite e Romário Baró para substituir os dois jogadores e mantinha a restante espinha dorsal da equipa. Manafá e Zaidu nas laterais da defesa, Pepe no eixo defensivo, Uribe, Sérgio Oliveira e Corona no meio-campo e Marega e Taremi no ataque. Do outro lado, João Henriques deixava Marcus Edwards no banco e colocava Quaresma, Estupiñan e Rochinha na fase mais adiantada da equipa vimaranense.

No relvado, o FC Porto poderia ter entrado praticamente a ganhar, com Corona a rematar por cima depois de um desentendimento entre Sacko e o guarda-redes Bruno Varela (2′). Os dragões dominaram por completo os primeiros minutos da partida mas acabaram traídos pelo pecado que tantas vezes os tem apanhado de surpresa esta temporada: perdas de bola em zonas proibidas. Uribe falhou um passe na zona do meio-campo quando o FC Porto estava a iniciar a construção, Rochinha intercetou a bola e rematou de fora de área, beneficiando de um desvio de Diogo Leite para bater Marchesín (7′).

Depois do golo sofrido, o FC Porto correu atrás do prejuízo. Taremi rematou rasteiro para Bruno Varela encaixar (19′), Romário Baró atirou na sequência de um lance ensaiado mas a bola passou por cima (27′) e também Sérgio Oliveira testou a pontaria mas sem grande sucesso (29′). Pelo meio, Rochinha voltou a causar perigo, num lance isolado na área de Marchesín, mas Diogo Leite limpou a jogada (27′). Ao passar da meia-hora, Sérgio Conceição decidiu mexer pela primeira vez — e logo com duas alterações. Uma forçada, já que Pepe teve de sair depois de se queixar de dores musculares e foi substituído por Sarr, e outra estratégica. Romário Baró desperdiçou a oportunidade da titularidade, viu um cartão amarelo ainda dentro do primeiro quarto de hora e Hélder Malheiro poupou-lhe o segundo depois de o médio português travar com falta um contra-ataque do V. Guimarães. Logo depois, Conceição tirou Baró e colocou Luis Díaz, claramente à procura de maior força e velocidade na frente de ataque.

Depois da entrada do colombiano, o FC Porto teve duas grandes oportunidades para empatar: Taremi rematou ao lado, depois de uma boa combinação com Manafá (38′), e Luis Díaz quase aproveitou um erro enorme de Bruno Varela, que deixou escapar a bola durante um lance que parecia controlado (41′). O empate, porém, surgiu logo depois. Sérgio Oliveira abriu na direita em Marega e o avançado maliano, nas costas da defesa do V. Guimarães, fez um passe horizontal para o poste mais distante; Taremi, em esforço, conseguiu encostar para fazer o golo do FC Porto (42′).

Na ida para o intervalo, ficava a ideia de que o FC Porto dominou o jogo, tanto antes como depois do golo de Rochinha, e foi surpreendido pelo erro de transição que ofereceu a vantagem ao V. Guimarães. Ou seja, ficava também a ideia de que o FC Porto poderia dominar durante todo o jogo e ser surpreendido por um erro ou um passo em falso, como já aconteceu esta temporada, e desperdiçar pontos no D. Afonso Henriques.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do V. Guimarães-FC Porto:]

Na segunda parte e sem novas alterações, o V. Guimarães foi o primeiro a causar perigo, através de um cabeceamento de Estupiñan que passou por cima (46′), e Taremi respondeu do outro lado também de cabeça mas para defesa simples de Bruno Varela (51′). Nos primeiros dez minutos do segundo tempo, foi a vez de João Henriques ficar sem um dos centrais por lesão: Jorge Fernandes não conseguiu continuar em campo e foi substituído por Suliman, que entrou no relvado completamente a frio.

Nos dragões, e à medida que o tempo ia passando, notava-se principalmente a ausência ofensiva de Zaidu. O lateral ex-Santa Clara estava visivelmente preocupado com Ricardo Quaresma e com aquilo que o internacional português poderia fazer se tivesse espaço e não arriscava tanto no ataque, preferindo ficar mais resguardado e precavido. O apoio de Zaidu no corredor, contudo, fazia falta à dimensão ofensiva da equipa de Sérgio Conceição, que não tinha largura suficiente para desenhar dinâmicas que pudessem surpreender o V. Guimarães. Mas Zaidu tinha razão.

No momento em que Quaresma teve espaço para levantar a cabeça, respirar e inspirar-se, o V. Guimarães marcou. O avançado de 37 anos recebeu no vértice da área, Zaidu ficou a alguns metros de distância porque estava preocupado com a progressão de Sacko nas costas e Quaresma soltou um cruzamento letal. A bola ainda desviou em Luis Díaz e ficou perfeita para o cabeceamento de Estupiñan, que apareceu nas costas de Diogo Leite e recuperar a vantagem do V. Guimarães (63′).

A resposta do FC Porto, porém, foi imediata. Luis Díaz soltou-se na esquerda em velocidade e cruzou para o centro da grande área, onde Taremi rematou de primeira e junto ao poste para empatar novamente o resultado (65′). Com uma renovada igualdade, Sérgio Conceição procurou uma nova dinâmica para o meio-campo e trocou Sérgio Oliveira por Fábio Vieira e os dragões iam chegando à vantagem quase de imediato: Marega cabeceou depois de um cruzamento de Corona mas Bruno Varela, com uma defesa, segurou a igualdade (74′). João Henriques lançou Miguel Luís, com o objetivo de oferecer algum critério e capacidade ofensiva ao meio-campo, e o V. Guimarães recusava-se a desistir do resultado. A um quarto de hora do apito final, existia a ideia de que a vitória poderia cair para qualquer um dos lados.

O treinador vimaranense queria engordar essa sensação e colocou Marcus Edwards em campo, um claro desequilibrador que podia causar estragos na grande área de Marchesín. O desequilíbrio, porém, apareceu do outro lado. Corona cruzou, a defesa do V. Guimarães aliviou e Luis Díaz, com uma receção perfeita, arranjou espaço e tempo para rematar certeiro (80′). Até ao fim, Taremi ainda saiu com algumas dificuldades físicas e o FC Porto poderia ter chegado ao quarto golo, já que o V. Guimarães perdeu ímpeto com a desvantagem, mas o resultado não voltou a alterar-se.

No final da partida, o FC Porto somou a sétima vitória consecutiva, o 13.º jogo seguido sem perder para todas as competições e respondeu aos resultados dos rivais diretos naquela que foi uma das jornadas mais complexas para a equipa de Sérgio Conceição. O V. Guimarães de João Henriques mostrou novamente que vai ser um dos conjuntos que maiores dores de cabeça vai provocar aos quatro do topo da tabela e cumpriu mais uma partida de enorme qualidade, onde chegou a estar a ganhar em duas ocasiões. Mas esta terça-feira, no D. Afonso Henriques, era Día(z) de Luis: o colombiano entrou à meia-hora, assistiu Taremi para o fulcral golo do segundo empate e acabou por decidir a vitória num lance de enorme classe.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora