Os cães continuam a ser treinados para farejar a presença de Covid-19 no ser humano e, de acordo com um estudo divulgado pela Sky News, o veterinário Holger Volk revela que os animais conseguem detetar o SARS-CoV-2 com 94% de precisão.

A Universidade de Medicina Veterinária de Hanover, em parceria com as Forças Armadas alemãs, está a treinar vários cães para que consigam detetar o novo coronavírus em saliva humana, através do odor presente nas células de quem está infetado. Neste momento, um Pastor Belga e um Cocker Spaniel estão entre os cães treinados e devem ser testados em breve para passarem à prática.

Animais com esta capacidade já estão a ser usados na Finlândia para detetar a presença de passageiros infetados com Covid-19 no aeroporto, mas também no Chile ou em França. Nestes locais, vários cães detetam odores através da transpiração humana, outra forma possível para que os cães percebam a presença do vírus.

Esta capacidade de animais farejares já está a ser usada na NBA, nomeadamente na equipa Miami Heat, que, depois de autorizado o regresso aos pavilhões de um número limitado de adeptos, tem usado cães para detetar a presença do novo coronavírus. É possível que, entretanto, esta estratégia chegue a outros eventos, como espetáculos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR