Com uma potência de 400 kW, cerca de 544 cv, o novo motor eléctrico desenvolvido pela Borg Warner visa ajudar a reduzir os custos de utilização dos veículos comerciais, entre furgões e camiões. Denominado High Voltage Hairpin 320 (HVH 320), anuncia possuir um sistema eléctrico de 800 volts e garante uma eficiência energética de 97%, um dos melhores valores do mercado.
Os motores de combustão atingem tradicionalmente 20% de eficiência, se forem a gasolina, ou 40%, se consumirem gasóleo. Entre os melhores motores a gasolina do mercado, em termos energéticos, figuram por exemplo os híbridos que a Toyota monta no Prius e estes reivindicam 38% de eficiência, o que significa que, ainda assim, 62% da energia contida no combustível é desperdiçada produzindo calor em vez de movimento.
Mesmo os motores de Fórmula 1, com as suas unidades eléctricas destinadas a recuperar energia do turbo e das desacelerações, atingem no limite 50%, o que prova o maior aproveitamento que as unidades eléctricas fazem da energia, situando-se a esmagadora maioria acima dos 95%.
O HVH 320 surgirá em quatro versões distintas, a partir de 2024, com o construtor a anunciar ter já um contrato com o que diz ser “um grande fabricante europeu”. O facto de possuir um sistema eléctrico a 800 V faz com que esta família de motores permita reduzir os tempos necessários à recarga, com vantagens para uma operação regular de distribuição, em que os camiões devem efectuar o carregamento da bateria enquanto realizam as operações de carga e descarga de mercadoria.