Depois da história, os recordes. Após a eliminação da Juventus nos oitavos da Liga dos Campeões, naquela que foi a primeira passagem do FC Porto com os bianconeri em provas da UEFA e a primeira qualificação fora de portas após prolongamento e com menos uma unidade durante quase 70 minutos, a equipa azul e branca foi recebida por centenas de adeptos que saudaram a equipa com cânticos e tochas no caminho entre o aeroporto (onde estavam também portistas) e o Dragão. A essa hora, de madrugada, até as redes sociais dos dragões sentiam o impacto da vitória em Turim, com o FC Porto a passar a ser mais uma vez o clube português com mais seguidores no Instagram (1,72 milhões) e com publicações nas stories entre as 400.000 e as 450.000 visualizações.

Pepe, o líder que dá a cara na verdadeira equipa portuguesa na Europa (a crónica do Juventus-FC Porto)

Na imprensa internacional, três grandes nomes em destaque além de Sérgio Conceição, com uma ligação cada vez mais estreita a Itália – após seis anos na Serie A entre Lazio, Parma e Inter, de 1998 a 2004, conseguiu agora a segunda qualificação para os quartos da Champions como treinador de novo com uma equipa transalpina, após superar a Roma em 2019: Marchesín, com várias intervenções ao longo do encontro que foram segurando os azuis e brancos; Pepe, o veterano capitão de 38 anos que chegou a dar sinais de não aguentar mais mas que aos 120+3′ ainda estava a fazer cortes de bicicleta na área; e Sérgio Oliveira, autor dos dois golos dos dragões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Só devemos à história aquilo que lhe podemos acrescentar. Parabéns FC Porto, estamos nos quartos de final da Champions. Isto é o Porto”, escreveu nas redes sociais o médio português, que teve ainda um outro gesto que não passou ao lado dos adeptos azuis e brancos: numa publicação onde Taremi, avançado que foi expulso por segundo amarelo e que terminou a partida em lágrimas a agradecer e a pedir desculpa a companheiros e restante estrutura, agradecia a Deus, Sérgio Oliveira foi comentar dizendo “Sofremos todos juntos, sempre”.

“Há quem não goste de nós mas os que gostam estão orgulhosos”, destaca Sérgio Oliveira, que acabou a consolar Taremi

Foi uma vitória histórica, um bálsamo para uma equipa que fisicamente acusa a densidade competitiva sem vergar e uma notícia importante também para as contas do FC Porto, que continuam a somar encaixes importantes em prémios da UEFA além do aumento do valor das ações da SAD na Bolsa, que subiram 7,86% esta quarta-feira.

Sérgio Conceição e um discurso à Pedroto: “Jogo foi pouco publicitado mas é aí que encontramos força, na região norte e no FC Porto”

Assim, e fazendo todas as contas, os dragões começaram por receber 41,842 milhões de euros pela entrada na fase de grupos garantida pela vitória no Campeonato, dos quais 15,25 milhões referentes ao valor fixo para todas as 32 equipas e 26,592 milhões pela posição que a equipa ocupa no ranking das últimas dez temporadas (nono). Na fase de grupos e com o consequente apuramento para os oitavos, o clube recebeu mais 21,2 milhões de euros: 10,8 milhões pelas quatro vitórias com Marselha e Olympiacos, 900 mil euros pelo empate com o Manchester City, 9,5 milhões pela qualificação. Agora, com a passagem aos quartos, os azuis e brancos receberam mais 10,5 milhões, tendo já um total de 73,5 milhões encaixados numa prova que falharam na última temporada.

Em termos desportivos, uma passagem às meias renderia mais 12 milhões e uma ida à final valeria mais 15 (em caso de derrota) ou 19 milhões (vitória). Mas com ou sem passagem, é certo que o FC Porto irá ainda juntar aos atuais 73,5 milhões de euros a verba que vem do market pool dos direitos televisivos, com uma fatia maior do que é normal na ponderação porque os dragões foram a única nacional presente na fase de grupos da Champions.