Depois de ter comercializado perto de 100 mil unidades do Zoe em 2020, o Grupo Renault aposta no Dacia Spring para um novo impulso na venda de veículos 100% eléctricos. Desde que apareceu como concept, o pequeno citadino com ares de crossover surgiu desde logo associado à promessa de vir a ser o eléctrico mais acessível do mercado e os preços agora anunciados para França demonstram que a Dacia está realmente determinada a fazer do Spring uma forte alternativa para os que querem aceder à mobilidade zero emissões com preços contidos.
Em França, onde as reservas vão abrir a partir do próximo dia 20 de Março, o citadino eléctrico arrancará com um preço base de 16.990€, correspondente ao nível de equipamento de entrada (Comfort), que poucas mordomias reserva em matéria de conforto – apenas ar condicionado manual e rádio com Bluetooth… Ainda assim, convém ter presente que o valor anunciado é o aplicável antes das ajudas a que o Dacia Spring é elegível, o que em França representa um abatimento de 27% do PVP até um limite máximo de 6000€ em 2021, o que deixa o Spring Electric na casa dos 12.400€. Isto sem entrar em linha de conta com o abate, pois o esquema de incentivos do Governo francês prevê que as ajudas à compra de um veículo eléctrico possam chegar aos 12.000€.
França. Subsídios para compra de carros eléctricos atingem 12.000€
O valor agora anunciado pela Dacia para o seu primeiro modelo 100% eléctrico posiciona-o no mercado com um preço muito competitivo, pese embora o Spring tenha sido projectado para um uso eminentemente urbano. Prova disso é que não excede os 125 km/h e a sua autonomia está limitada a 230 km em ciclo misto, podendo na melhor das hipóteses “esticar” o alcance até aos 305 km em condução exclusivamente urbana, sempre de acordo com o protocolo de homologação europeu WLTP.
O citadino que promete um “espaço recorde com quatro verdadeiros lugares” é impulsionado por um motor eléctrico de 33 kW (cerca de 44 cv) e 125 Nm, alimentado por uma bateria de 27,4 kWh (capacidade útil). Com esta potência, não há que esperar grande agilidade – apesar de um peso de somente 970 kg, incluindo a bateria -, mas a realidade é que essa não é a vocação do Spring, que anuncia 0-50 km/h em 5,8 segundos, para passar pelos 100 km/h ao fim de 19,1 segundos.
Em França, no nível de equipamento superior (denominado Comfort Plus) é proposto por 18.490€, valor que depois dos incentivos fica bem abaixo de 15.000€. Neste caso, o comprador já pode contar com ecrã central de 7 polegadas com navegação integrada e conectividade para smartphones, além de pormenores diferenciadores no interior e na pintura da carroçaria.
Por cá, ao que o Observador apurou, os preços para o Dacia Spring ainda estão a ser alvo de negociação, devendo ser tornados públicos antes do final do mês. Convém, no entanto, ressaltar que sempre foi intenção da filial portuguesa posicioná-lo como “o Logan dos eléctricos”, pelo que é de esperar que a única variação face aos preços agora anunciados se deva às diferenças no IVA cobrado em França (20%) e em Portugal (23%). E, se assim for, há que esperar valores até 17.500€, antes de ajudas.