Nas Mentes Empreendedoras fomentamos uma atitude “Eu quero! Eu posso! Eu faço!” que assenta no ser parte da solução e ainda no pensamento crítico e alternativo perante desafios.

Valorizar o papel do professor é, desde o início, um assunto central na organização. O programa Inspira o Teu Professor surge em 2015, como resposta a um momento desafiante para a classe dos professores e após constatarmos, com aqueles com quem trabalhávamos de perto, que se vivenciava um clima de desmotivação. O Inspira o teu Professor desafia os alunos a tornarem-se protagonistas da sua educação, refletindo sobre o impacto positivo que os professores têm na sua vida e produzindo conteúdos inspiradores. Esta iniciativa tem como objetivo reforçar a missão social dos professores, potenciando os alunos como dinamizadores e agentes de mudança e inspiração. Hoje em dia, o Inspira o Teu Professor já chegou professores de norte a sul do país, criando impacto em mais de 7.500 alunos. Estes desenvolvem iniciativas com mensagens que valorizam e inspiram os professores e que são partilhadas com toda a comunidade, fazendo a diferença com pequenos GRANDES gestos de agradecimento e reconhecimento. Neste projeto também se organizam as Unconferences ou encontros de professores onde se partilham boas práticas em formatos auto-facilitados.

No seguimento desta visão, em 2016, Afonso Mendonça Reis, fundador das Mentes Empreendedoras, foi convidado a participar no encontro anual em Davos. Perante o alinhamento de visões da importância da valorização docente, a Fundação Varkey convidou as Mentes Empreendedoras a participar na Academia de Jurados do concurso internacional Global Teacher Prize. A dada altura, a Fundação Varkey e os parceiros — incluindo as Mentes Empreendedoras —, sentiram a necessidade de levar a valorização docente ainda mais perto das pessoas. E, desta forma, os parceiros Chilenos realizaram um piloto e implementaram o primeiro prémio nacional. Em 2017, e após esta primeira experiência de sucesso, a Fundação Varkey decidiu lançar prémios locais em vários países e convidou-nos a criar o Global Teacher Prize Portugal. Hoje, em 2020, já vamos na 4.ª edição do Global Teacher Prize Portugal, e cada vez mais entusiasmados em relação ao futuro, dada a qualidade do trabalho e testemunhos inspiradores que cada professor que se candidata partilha com a nossa equipa.

É tempo de dizer bem dos professores

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No contexto atual, o Inspira o Teu Professor reinventou-se para continuar a sua missão de orientar os alunos para momentos distintos de inspiração para com os seus professores. Neste programa, criámos oportunidades que ajudam a ultrapassar os desafios de relação durante a pandemia, entre alunos e professores. Destacamos o momento em que os alunos colocam aos docentes a questão: “O que mais o motiva na sua profissão?” e os professores partilham com emoção que são os alunos a sua maior motivação.  Perante estas partilhas, os alunos terminam as sessões com a certeza de que é “importante reconhecer o trabalho do professor”, é “importante inspirar” e que é “importante respeitar e ajudar mais os professores”. Mas, será que reconhecer e inspirar professores é apenas uma tarefa dos alunos?

O que temos visto ao longo destes anos é que a sociedade tem vindo crescentemente a reconhecer a importância do papel social e da missão dos professores, no entanto, a pandemia revelou-nos, ainda mais, o seu inequívoco valor. Além do mais, é pública a falta de docentes em algumas áreas de ensino e que se alargará a mais brevemente. Se antes de um contexto pandémico a desmotivação dos professores, perante a falta de reconhecimento, deveria ser uma preocupação geral, neste momento, urge dar-lhes destaque. E é por isso que expressamos o nosso mais sincero agradecimento a quem luta diariamente para criar uma educação que dê mais e melhores oportunidades a todos os alunos, independentemente de onde começaram.

Os professores, confrontados com uma realidade atípica, vestiram capas de super-heróis e todos os dias saltam para fora da caixa, erguendo o olhar para os seus alunos e desenhando em conjunto inúmeros futuros. Convictos da missão heroica de que ninguém fica para trás, trabalham todos os dias, em prol de uma educação que consiga chegar, de forma eficaz, a todos os alunos.

Felizmente, não estamos sós nesta convicção, também a Rádio Comercial e a TVI acreditam e voltam a associar-se ao Global Teacher Prize Portugal e ao Inspira o Teu Professor para potenciar e acelerar o reconhecimento de Professores Inspiradores. Do jardim de infância ao ensino secundário, procuramos aqueles que mais contribuem para que os nossos filhos cheguem mais longe nas suas vidas!

Assim, anunciamos que estão abertas as candidaturas até 22 de março e as recomendações até 15 de março. Se tem um projeto inspirador, esta experiência pode ser sua! Se reconhece o valor do professor do seu filho, proponha a sua candidatura! Se tem colegas inspiradores, recomende-os através do nosso site.

As Mentes Empreendedoras irão entrar em contacto com os professores recomendados, informando que estes foram indicados por alguém na sua comunidade educativa, que distinguiu o seu trabalho como meritório, incentivando desta forma a sua candidatura.

E porque não bastam palmas para celebrar super-heróis, desejamos que o gesto e a inspiração de quem indicou o professor fiquem gravados na sua memória! É, por isso, missão de todos nós valorizar aqueles que nos inspiram, todos os dias, a aprender, a ser e fazer melhor pelo mundo!

Este artigo é da autoria de Mentes Empreendedoras