Nunca como agora tivemos tanto tempo para viver a nossa casa. Por isso, esta é uma oportunidade única para a sentirmos e usarmos intensamente, aproveitando para torná-la não só mais confortável e funcional, mas também mais sustentável. A verdade é que o contributo que cada um de nós pode dar para um mundo melhor está ao alcance de todos e começa em casa. Desde logo, porque é no interior dos edifícios que passamos a maior parte do nosso tempo. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, o consumo de energia dos edifícios, incluindo todo o seu ciclo de vida, representa 36% do consumo de energia em todo o mundo (na União Europeia este valor atinge os 40%) e é responsável por 39% das emissões diretas e indiretas de dióxido de carbono.

Para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris – com vista à descarbonização das economias mundiais e limitar o aumento da temperatura média global a 2°C ou menos – é crucial que se observe uma melhoria de 30% no consumo de energia dentro dos edifícios (incluindo as nossas casas) até 2030. Isto significa que, todos os anos, até 2030, a eficiência energética nos edifícios deve duplicar.

Pondo em prática um conjunto de dicas e comportamentos, podemos ser sustentáveis nas nossas casas de uma forma acessível e simples. Tem dúvidas? Nós mostramos como.

Escolhas cada vez mais conscientes

Se antes da pandemia se verificava já um movimento global no sentido de aumentar a consciência em relação aos produtos consumidos (os materiais de que são feitos e a sua origem, entre outras características), agora esta aparece mesmo como uma das principais tendências. Ser sustentável leva-nos, pois, a um olhar mais profundo sobre os nossos comportamentos, assim como também sobre os produtos que utilizamos e aos materiais de que estes são feitos. Com o objetivo de ser cada vez mais sustentável, a IKEA tem sempre em consideração os materiais que utiliza, desde a madeira ao algodão, não esquecendo o plástico – e, aqui, o objetivo é ainda mais nobre, já que tem como meta, até 2030, incluir apenas plástico reciclado ou de origem renovável nos produtos que comercializa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dicas para sermos mais sustentáveis nas nossas casas

Recorra a recipientes que permitam ter água sempre disponível, como o recipiente de vidro VARDAGEN, com torneira e capacidade para 5 litros. Esta é a solução mais sustentável para reaproveitar a água nas nossas casas. Podemos, por exemplo, aproveitar a água que cai enquanto aguardamos pela água quente do duche e, depois, a mesma água pode ser utilizada para regar, lavar vegetais, para lavar à mão uma camisola delicada ou para dar de beber ao nosso animal de estimação.

Estenda a roupa e seque-a naturalmente. Em alternativa à máquina de secar – que além de prejudicar o ambiente, gasta mais eletricidade e é mais agressiva para a roupa – opte pelo estendal MULIG e deixe o sol fazer das suas.

Cozinhe a vapor, que é uma das opções mais económicas para preparar refeições, por haver menos desperdício de energia e calor. Com o acessório KLOCKREN, esta é uma verdade incontestável e duradoura, que custa apenas 4 euros.

Tenha sempre à mão recipientes que permitam guardar sobras de refeições e que possam ser usados diretamente para aquecer a comida, como os da gama IKEA 365+. Além disso, podem ir ao forno, micro-ondas, frigorífico e à mesa. E ainda há outra vantagem: o facto de serem de vidro permite-nos ver o que está no interior e lembrar-nos de consumir as sobras, evitando o desperdício alimentar.

Passo a passo, unidos na mesma direção, podemos contribuir para ecossistemas mais equilibrados e um futuro mais verde. Mas temos de começar por algum lado e a nossa casa é o princípio de tudo. Vamos a isso?