Esta tarde, esteve a tentar aceder ao WhatsApp, a Messenger ou ao Instagram e não conseguiu? Não foi o único. As plataformas de mensagens e a rede social detidas pelo Facebook estiveram em baixo esta tarde durante cerca de uma hora. No caso do Instagram, para quem acedia online e não pela app, surgia o erro: “5xx error”. O WhatsApp não esteve acessível para a maioria dos utilizadores. Já quanto ao Messenger, aparentemente, o problema esteve circunscrito à versão para browsers, tendo estado a app a funcionar nos smartphones. A rede social Facebook, contudo, continuou a funcionar sem problemas para todos os utilizadores.

De acordo com a conta oficial de Twitter do Facebook dedicada ao seu departamento de videojogos, houve “vários problemas que afetam os produtos do Facebook, incluindo fluxos de jogos”. “Várias equipas estão a trabalhar nisso e iremos informar-vos quando possível”, continuou a empresa a explicar numa publicação na rede social concorrente. Em resposta ao Observador, um porta-voz do Facebook disse a mesma declaração, justificando esta falha.

Segundo o site Downdetector, no qual é possível ver se uma plataforma online está acessível ou não, mais de 23 mil utilizadores a nível global afirmaram que não conseguiam aceder ao Instagram e ao WhatsApp. Contudo, pelas 18h12 — os problemas começaram pelas 17h12, as queixas diminuíram drasticamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imagem que aparece a quem tenta aceder ao Instagram através de um browser

No passado, noutras situações em que as suas plataformas ficaram inacessíveis, a rede social chegou a utilizar a sua conta no concorrente Twitter para informar os seus utilizadores. Contudo, apesar de o Facebook Gaming falar do problema, a conta oficial da empresa no Twitter não fez nenhuma publicação.

[No Twitter, vários utilizadores reportaram e brincaram com o problema]

https://twitter.com/wabbigoatss_/status/1372967966594138117