790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nabody. A história da bebé do Mali que atravessou o Atlântico e foi salva da morte por dois enfermeiros: "Foi um milagre"

Este artigo tem mais de 3 anos

Na terça-feira, uma embarcação com 52 migrantes chegou à ilha de Gran Canária. Nela vinha uma bebé de 2 anos em estado crítico. Dois enfermeiros conseguiram salvá-la, mas Nabody continua em perigo.

epa09078930 Two Red Cross volunteers help a baby on arrival at Arguineguin port in Gran Canaria, Canary Islands, Spain 16 March 2021. Spanish Sea Rescue intercepted a small boat with 52 sub-Saharan migrants five miles from Gran Canaria island.  EPA/Angel Medina G.
i

DR. Foi necessário reanimar Nabody. Juan Miguel Vela lembra que nesses momentos "se foi abaixo". Mas "respirou fundo" e prosseguiu

Angel Medina G./EPA

DR. Foi necessário reanimar Nabody. Juan Miguel Vela lembra que nesses momentos "se foi abaixo". Mas "respirou fundo" e prosseguiu

Angel Medina G./EPA

Quando o telefone da enfermeira Paula Atochera tocou no início da noite de terça-feira, dificilmente imaginava o cenário que iria encontrar. Uma embarcação com mais de 50 migrantes oriundos do Mali estava a chegar ao cais de Arguineguín, na ilha da Gran Canária. Após uma viagem dura, muitos vinham feridos, desidratados e alguns em hipotermia. A profissional de saúde não ficou indiferente à chamada e dirigiu-se ao local. Quando lá chegou, foi-lhe entregue nos braços, sob o olhar preocupado da mãe à distância, uma bebé de 24 meses em estado crítico. Nabody estava em paragem cardiorrespiratória.

Paula Atochera estava acompanhada do amigo e enfermeiro Juan Miguel Vela. Trabalham há seis meses juntos na Cruz Vermelha Espanhola, no hospital de campanha montado perto do cais de Arguineguín, que trata de migrantes que chegam em estado crítico à ilha da Gran Canária. Mas o caso de Nabody ficará para sempre marcado na sua memória: “Nunca tinha vivenciado uma situação tão crítica com uma criança tão pequena de apenas dois anos”.

Foi necessário reanimá-la. Juan Miguel Vela lembra que nesses momentos “se foi abaixo”. Mas “respirou fundo” e deitou Nabody no chão, pôs as luvas, cortou-lhe a roupa e começou a reanimá-la. A bebé não reagia. Os dois enfermeiros entreolharam-se. “Vou continuar”, disse Juan Miguel. Foram dois a três minutos de pânico. Mas a bebé finalmente respirou. “Quando vi a criança a respirar, respirei com ela, foi um milagre”, recorda Paula Atochera.

DR. Nabody a ser reanimada por Juan Miguel Velas

Apesar do desfecho, a situação foi “complicada” e bastante tensa. Caso Nabody não respirasse, era necessário deixá-la no chão. A morrer sozinha. “Eu só pensava por favor respira o quanto antes. Sabíamos que o seguinte passo era deixá-la e ajudar as outras pessoas que também estavam em mau estado”, recorda Juan Miguel Vela. A enfermeira também confessou que, quando pensa no que aconteceu, fica imediatamente “com pele de galinha”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É um caso que está a chamar a atenção para os problemas dos migrantes que atravessam o Atlântico desde a costa ocidental africana para chegar às Ilhas Canárias. A viagem não é fácil, sendo que as intempéries frequentes e as más condições das embarcações ainda a tornam mais difícil — os migrantes chegam mesmo a beber água do mar para saciar a sede. Desde o início deste ano e até 15 de março, o ministério de Interior espanhol, de acordo com o El País, contabilizou 2.580 chegadas, o que até é um número inferior àquele registado em outros anos. No entanto, os barcos têm chegado com cada vez mais bebés, crianças e grávidas, que dificilmente suportam travessias deste tipo.

A embarcação em que Nabody foi transportada trazia mais 51 pessoas, entre os quais oito crianças — sendo que dois irmãos de 13 e cinco anos chegaram mesmo a viajar sozinhos. Após terem sido retirados do barco, Juan Miguel Vela lembra que se viu diante de um “drama”: “Vi muita gente mal, muitas crianças, muitas mulheres e muitos homens. É uma situação crítica em que todos pedem ajuda”, acrescentando ainda que, após um breve diagnóstico, havia quadros severos de hipotermia, desidratação e feridas enormes provocadas pela mistura do combustível com a água salgada. E, no meio deste cenário, o choro constante até era um bom sinal. Pelo menos, de acordo com o enfermeiro, os migrantes continuavam vivos.

Dos 52 migrantes que chegaram ao cais de Arguineguín, 26 ainda estão, esta sexta-feira, hospitalizados, seis dos quais são crianças, informa o diário regional La Provincia. Nabody é uma delas e continua em estado crítico. Mas não é a única: também uma outra criança apresenta um quadro clínico que levanta muitas preocupações, bem como dois adultos.

Aqueles que não estão no hospital foram levados para o centro de detenção de Barranco Seco. Fontes policiais ouvidas pelo El País indicam que os migrantes “quase não podiam andar, doía-lhes tudo e estavam feridos”, sendo que até tiveram de ser ajudados pela polícia a subir para o autocarro que os levou do cais.

SPAIN-EU-MIGRATION SPAIN-EU-MIGRATION SPAIN-EU-MIGRATION

Centro de detenção de Barranco Seco, Gran Canária, para onde os migrantes foram levados

AFP via Getty Images

“Não somos notícia, apenas testemunhas”

A história desta embarcação e de Nabody não é a única. Juan Miguel Vela e Paula Atochera consideram que o que lhes aconteceu não é por si uma “notícia”, sendo que “apenas são testemunhas” de um fenómeno que ainda se repete “no século XXI”: “Ainda continua a haver pessoas que têm de fugir assim dos seus países”. Os enfermeiros também lamentam que seja preciso “chegar a um situação tão extrema para nos darmos conta de uma realidade que está a acontecer todos os dias”. “Temos sentimentos de raiva e injustiça”, desabafaram.

A diferença deste caso foi que havia dois fotojornalistas no cais de Arguineguín, que captaram as imagens do salvamento de Nabody (e que até chegaram a chamar a ambulância para socorrer a bebé). “As imagens da reanimação tiveram muita visibilidade, mas é só uma das muitas intervenções que fazemos”, diz Paula Atochera, que acrescenta que esta impacta mais porque “é uma bebé de apenas dois anos”, mas que “muitas das pessoas que chegam ao cais chegam muito mal — algumas até já mortas”.

E a enfermeira dá um exemplo. Dos 47 migrantes (onze dos quais crianças) resgatados de uma embarcação na madrugada desta quinta-feira, um deles acabou por morrer. A sua mulher, grávida, acompanhava-o na viagem.

Covid-19 torna Ilhas Canárias na nova porta de entrada na Europa

Os migrantes saem de territórios como a Costa do Marfim, o Mali (de onde é a pequena Nabody), a Mauritânia, a Nigéria e o Senegal à procura de melhores condições de vida na Europa. Antes da pandemia de Covid-19, as rotas migratórias eram realizadas via terrestre primeiramente do sul do continente africano para países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Marrocos, a Argélia ou a a Tunísia. Daí os migrantes apanhavam um barco em direção à Europa. Com a pandemia de Covid-19, que originou o encerramento de fronteiras terrestres, a porta de entrada para o continente europeu é feita agora por via marítima.

epa08825438 Two boats with migrants are welcomed by other migrants upon their arrival at Arguineguin port, Gran Canaria island, southwestern Spain, 17 November 2020. Spanish authorities rescued 206 migrants on 17 November and 346 migrants a day earlier off Canary Islands. In total, Spain has so far rescued some 17,000 migrants in 2020.  EPA/QUIQUE CURBELO

Barcos com migranetes a chegaram ao cais de Arguineguín

QUIQUE CURBELO/EPA

Para isto, também contribuiu a existência de acordos que vários países europeus, como Espanha, assinaram com países do Norte de África. Bram Frouws, do instituto Mixed Migration Center, que se dedica ao estudo dos movimentos migratórios, relata à Deutsche Welle (DW) que tal aconteceu entre as autoridades espanholas e marroquinas: “Houve um aumento de migração [da costa norte] de Marrocos para Espanha e houve um pacote de 15 milhões de euros para apoiar Marrocos como parte da chamada cooperação de migração” — que determinava a expulsão de migrantes que estavam junto à costa.

E a pandemia não só afetou a rota migratória, como também aumentou as dificuldades económicas em África. Maioria dos países no continente entrou em recessão em 2020 e a população viu as suas condições de vida piorarem. “O impacto socioeconómico da pandemia está a aumentar o desejo e a necessidade de as pessoas migrarem”, explica ainda Bram Frouws à DW.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora