Um foguetão chinês estará de regresso à Terra “em breve” e não há previsões do sítio em que poderá cair. Em causa está o Long March 5B, que foi usado para colocar em órbita o primeiro módulo da estação espacial chinesa Tiangong, e que foi descartado após a missão.

O aparelho chinês entrará na atmosfera de forma “descontrolada” e os possíveis escombros, que são descritos como “enormes”, vão cair em local indeterminado, o que significa que é “imprevisível” perceber o local da Terra que pode ser afetado. “Será um dos maiores casos de entrada descontrolada de uma aeronave [na Terra] e possivelmente [esta] pode aterrar numa zona habitada”, pode ler-se na revista SpaceNews.

Trata-se de um foguetão com quase 50 metros de altura e mais de 20 toneladas. Contudo, segundo a imprensa especializada, não há motivo de pânico, já que há uma grande probabilidade de os escombros caírem numa zona desabitada, tendo em conta que os oceanos ocupam 70% da superfície terrestre. Além disso, a maior parte do aparelho deverá desintegrar-se durante a queda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR