O Sporting já tem os preparativos feitos caso se confirme que é campeão este ano. O autocarro que transportará os jogadores e os restantes elementos do clube pela cidade de Lisboa já está pintado e pronto, sendo que assinala a conquista do 23º campeonato, embora apenas 18 sejam reconhecidos pela Federação Portuguesa de Futebol.
A vitória do FC Porto por 5-1 contra o Farense, esta segunda-feira, adiou a conquista do campeonato, que, no entanto, pode concretizar-se já esta terça-feira, caso o Sporting vença o encontro com o Boavista. Se isso não acontecer, a luta pelo título prolongar-se-á por mais uma jornada. Mas em qualquer caso, o Sporting já tem autocarro pronto para a tradicional volta pela cidade para festejar a eventual vitória, como se comprova pelas fotografias a que o Observador teve acesso.
No autocarro, que este domingo, antes de estar decorado, já circulou pela cidade para procurar o melhor circuito, lê-se uma inscrição que diz “Eu sou campeão 2020/21”, mas também há referência ao 23º campeonato conquistado pelo clube. Acontece que esse não é o entendimento da Federação Portuguesa de Futebol, que não reconhece os quatro títulos conquistados, no caso do Sporting, nas décadas de 1920 e 1930, quando existia o Campeonato de Portugal.
No ano passado, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, chegou a entregar um parecer elaborado por dois historiadores (Diogo Ramada Curto e Bernando Pinto Cruz) à Federação Portuguesa de Futebol defendendo que esses campeonatos fossem reconhecidos e garantindo que a federação estaria a “lavrar um enorme erro”.
O tema começou por ser levantado pelo ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e chegou até a ser avaliado pelo Parlamento, graças a uma petição assinada por 4.470 pessoas, mas os deputados decidiram que o assunto seria da esfera da Federação.