Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Béhen, marca criada por Joana Duarte em 2019, vai participar na próxima edição da Semana da Moda de Londres, marcada para junho. A designer, que em abril apresentou a sua terceira coleção na ModaLisboa (a segunda em formato de desfile), foi selecionada de entre dezenas de candidaturas para integrar a plataforma DiscoveryLab, reservada a talentos emergentes.

“É o marcar de uma posição e uma oportunidade para a Béhen se consolidar como marca portuguesa. Sei que é um projeto muito recente, mas acho que ando aqui a fazer mexer algumas coisas”, refere a criadora ao Observador. Desde a sua primeira coleção, apresentada em março de 2020 na plataforma Workstation da ModaLisboa, que Joana Duarte concebe as suas peças a partir de toalhas e colchas. O upcycling, além do próprio design, tem-lhe valido, inclusive, destaque na imprensa internacional.

Joana Duarte no final do último desfile, na ModaLisboa © Ugo Camera

O que vai apresentar em Londres não será exceção. Com menos peças, a jovem criadora vai apostar numa coleção resort, entre o inverno de 2021 e o verão de 2022. “Vai ser muito focada nas colchas e em técnicas portuguesas. Em princípio terá também crochet, mas ainda estou a fazer alguns testes”, explica.

Marcada para junho, esta edição da Semana da Moda de Londres será diferente. Habitualmente reservada às coleções masculinas das grandes marcas britânicas, o formato é agora adaptado para incluir também propostas de womenswear. “Todas as edições têm esta plataforma para designers emergentes e qualquer um se pode candidatar. Esta foi a primeira vez que o fiz. Não estava à espera de ser escolhida — a Béhen é muito recente e eles gostam de avaliar o trabalho que já fizemos. Estou ansiosa”, continua.

Béhen. Ela queria pôr a moda a circular e criou uma irmandade sem fronteiras

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No total, nove jovens designers foram selecionados para fazer parte do Digital Lab, onde existe liberdade total para cada criador escolher o formato da sua apresentação. A organização disponibilizou um estúdio em Londres para que Joana pudesse filmar a sua, mas a criadora optou por ficar. Quer que o vídeo também comunique o país, através de um cenário, mas também de uma velha lenda bem portuguesa.

A próxima edição da Semana da Moda de Londres vai juntar coleções masculinas e femininas. O evento decorre entre os dias 12 e 14 de junho e decorrerá maioritariamente online.