Béhen, marca criada por Joana Duarte em 2019, vai participar na próxima edição da Semana da Moda de Londres, marcada para junho. A designer, que em abril apresentou a sua terceira coleção na ModaLisboa (a segunda em formato de desfile), foi selecionada de entre dezenas de candidaturas para integrar a plataforma DiscoveryLab, reservada a talentos emergentes.

“É o marcar de uma posição e uma oportunidade para a Béhen se consolidar como marca portuguesa. Sei que é um projeto muito recente, mas acho que ando aqui a fazer mexer algumas coisas”, refere a criadora ao Observador. Desde a sua primeira coleção, apresentada em março de 2020 na plataforma Workstation da ModaLisboa, que Joana Duarte concebe as suas peças a partir de toalhas e colchas. O upcycling, além do próprio design, tem-lhe valido, inclusive, destaque na imprensa internacional.

Joana Duarte no final do último desfile, na ModaLisboa © Ugo Camera

O que vai apresentar em Londres não será exceção. Com menos peças, a jovem criadora vai apostar numa coleção resort, entre o inverno de 2021 e o verão de 2022. “Vai ser muito focada nas colchas e em técnicas portuguesas. Em princípio terá também crochet, mas ainda estou a fazer alguns testes”, explica.

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Marcada para junho, esta edição da Semana da Moda de Londres será diferente. Habitualmente reservada às coleções masculinas das grandes marcas britânicas, o formato é agora adaptado para incluir também propostas de womenswear. “Todas as edições têm esta plataforma para designers emergentes e qualquer um se pode candidatar. Esta foi a primeira vez que o fiz. Não estava à espera de ser escolhida — a Béhen é muito recente e eles gostam de avaliar o trabalho que já fizemos. Estou ansiosa”, continua.

Béhen. Ela queria pôr a moda a circular e criou uma irmandade sem fronteiras

No total, nove jovens designers foram selecionados para fazer parte do Digital Lab, onde existe liberdade total para cada criador escolher o formato da sua apresentação. A organização disponibilizou um estúdio em Londres para que Joana pudesse filmar a sua, mas a criadora optou por ficar. Quer que o vídeo também comunique o país, através de um cenário, mas também de uma velha lenda bem portuguesa.

A próxima edição da Semana da Moda de Londres vai juntar coleções masculinas e femininas. O evento decorre entre os dias 12 e 14 de junho e decorrerá maioritariamente online.