Os portugueses com mais de 30 anos podem começar a ser vacinados contra a Covid-19 já no mês de junho. A notícia foi confirmada pelo coordenador da task force, o vice-almirante Henrique Gouveia Melo, ao Público e parte do princípio de que o abastecimento por parte das farmacêuticas vai decorrer como previsto e que o número de doses disponíveis no país vai aumentar consideravelmente ao longo do próximo mês.
Se assim for, o plano de vacinação voltará a mudar e esta faixa etária vai poder ser inoculada ao mesmo tempo que as pessoas acima dos 40 e dos 50 anos, que ainda não estarão completamente vacinadas nessa altura. “Vamos abrir mais do que uma faixa etária sequencialmente, mas quase ao mesmo tempo”, detalhou o responsável.
Uma outra fonte da task force explicou ainda ao jornal que o objetivo desta antecipação — a ideia é arrancar cada uma das faixas etárias por vacinar com intervalos de apenas uma semana — é o de evitar o desperdício de doses da vacina da Janssen, que em Portugal só está recomendada acima dos 50 anos, mantendo o ritmo de vacinação acelerado e inoculando os menores de 50 com as doses disponíveis da Pfizer e da Moderna. No limite, reconheceu a referida fonte, é possível que pessoas de 30 anos sejam vacinadas antes de cidadãos acima dos 50.
Entretanto, se a recomendação da Direção-Geral da Saúde for alterada e a vacina da Janssen deixar de ter restrições, também o plano de vacinação poderá voltar a sofrer modificações.