Annie Leibovitz: Wonderland

Phaidon, 79, 95 euros

É esperado apenas em novembro mas já se encontra em pré-venda. “Wonderland” é um passaporte carimbado rumo ao universo de uma das lentes mais famosas. “Olhando para o meu trabalho. vejo que a moda sempre lá esteve”, nota Annie Leibovitz no prefácio da obra, rematando o raciocínio com outra observação decisiva: “A moda tem um papel importante em tudo, mas para mim a fotografia vem sempre primeiro”. O poder da imagem adequa-se a modalidades como o retrato, a foto de família ou linguagens como a da reportagem, acrescenta a fotógrafa, cúmplice assídua das grandes produções para a Vogue. Ao longo de 440 páginas, é essa ligação encantada que desfila neste volume Phaidon.

Gio Ponti

Taschen, 200 euros (ou 3 mil euros)

O mundo caleidoscópico de um dos maiores arquitetos e designers industriais do século XX extravasa as 572 páginas deste volume Taschen. Bom, na realidade pode ficar-se apenas pela aquisição do livro que revisita a obra e o legado do milanês Giovanni “Gio” Ponti (1891-1979) ou…ir mais além e levar também para casa a mesa perfeita para acomodar este e outros exemplares em versão coffee table, com assinatura, claro está, do nome que surge estampado na capa. Com textos de Lisa Licitra Ponti (a filha de Gio, que morreu em 2019) e um ensaio biográfico a cargo do designer e curador Stefano Casciani, este tributo a um criador intemporal resulta de uma estreita colaboração com os Gio Ponti Archives e o seu fundador Salvador Licitra, fotógrafo e neto de Gio Ponti.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Formula 1: The Impossible Collection

Assouline, 920 euros

Chamemos-lhe o Ferrari das edições sobre F1, ou um coleção impossível que vive da difícil seleção do veterano jornalista Brad Spurgeon. Num alucinante prego a fundo ou em aprazível velocidade de cruzeiro, Formula 1: The Impossible Collection revê o trajeto de uma modalidade global cujos motores começaram a aquecer em 1950, então modesto clube de cavalheiros ainda a muitas voltas de distância dos milhões de fãs que reúne atualmente. Terceiro no pódio da popularidade, atrás dos Jogos Olímpicos e do Mundial de Futebol, “Formula 1” recorda nomes como Juan Manuel Fangio, Bruce McLaren, Enzo Ferrari, Colin Chapman, Bernie Ecclestone, Jackie Stewart, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Jean Todt, Michael Schumacher e Lewis Hamilton.

Vivienne Westwood Catwalk

Thames & Hudson, 63 euros

Já em pré-venda (sai a 24 de junho), Vivienne Westwood Catwalk segue o conjunto de criações de uma das mais celebradas e provocadoras madrinhas do punk, a mesma que se mantém no grande palco da moda para atropelar conformidades. Com mais de cinco décadas de atividade e transgressão, a obra com o selo Thames & Hudson condensa 40 anos de coleções de Westood (n. 1941), desde o seu primeiro desfile, corria o ano de 1981, à apresentação concebida pelo seu companheiro e colaborador de longa data Andreas Kronthaler. Os textos introdutórios estão a cargo dos próprios designers e ainda do jornalista e crítico de moda Alexander Fury.

The Book of Citrus Fruits

Taschen, 125 euros

Se a vida lhe der limões, …e laranjas, … e limas, e quem sabe ainda umas toranjas, esprema tudo muito bem. Por outras palavras, reúna todos os citrinos sobre a mesa, já que estes são para saborear com os olhos. “The Book of Citrus Fruits” recua ao tempo em que o exotismo máximo acompanhava cada uma destas especialidades, imortalizadas pelo traço do comerciante e botanista germânico J. C. Volkamer (1644 – 1720). São 170 variedades distribuídas por 384 páginas, numa ode aos frutos garridos e sumarentos que pintam de cor as villas italianas ou os jardins da Nuremberga natal do autor.

Räuber

Eigensinn, 30 euros

Josh Kern tinha 15 anos quando Jascha nasceu. Fruto da relação da mãe com o seu padrasto, com quem sempre manteve uma relação distante, foi com confessa estranheza que recebeu a chegada do irmão. Três anos mais tarde, bateria asas. Quando o casal se separou e a mãe se mudou com Jascha para uma quinta, a distância continuou a pautar a relação entre irmãos. Em visita a casa, Josh começaria a fotografar o mais novo do clã mas foi apenas por volta da Páscoa de 2020 que o começou a seguir de forma mais insistente e a documentar os seus passos. “Räuber”, ou ladrão, está pronto a levar, depois de pagar, na Photo Book Corner, em Lisboa.

Eyes Open

Aperture, 20 euros

De pequenino se começa a educar o olho e à falta de ideias para acelerar esse treino, conte com o contributo de Susan Meiselas, a professora de serviço para abrir a pestana dos miúdos.“Eyes Open” é um conjunto de 23 ideias para crianças curiosas, uma edição da Aperture da autoria da fotojornalista da Magnum. Ao longo de 160 páginas e 121 imagens, Meiselas (Baltimore, 1948), que se juntou à agência nos anos 70, propõe exercícios estimulantes para aprendizes de fotógrafos.

“Novo em Folha” é uma rubrica que sugere edições recentes de coffee table books para folhear e decorar