Chama-se “Twitter Blue” e é o primeiro serviço de subscrição pago da rede social, destinado aos utilizadores que queiram aceder a funcionalidades exclusivas — como a possibilidade de editar um tweet até 30 segundos após ser submetido. Para já apenas está disponível no Canadá e na Austrália, através do pagamento de uma mensalidade — cerca de 4 dólares por mês (menos de 3 euros).

Esta é a primeira vez que o Twitter lança um serviço de subscrição, que lhe permitirá diversificar as fontes de receitas, além da publicidade. No início deste ano, a rede social traçou o objetivo de duplicar as receitas anuais para 7,5 mil milhões de dólares até ao fim de 2023.

Os utilizadores que subscreverem o serviço vão ter uma funcionalidade — Undo Tweet — que lhes permite pré-visualizar o tweet depois de o submeter e lhes dá até 30 segundos para o editar até que seja oficialmente publicado. Uma possibilidade ainda longe do há já muito pedido botão para editar tweets.

Outras opções incluem guardar tweets por categorias, um modo de leitura que torna mais fácil acompanhar sequências de tweets (as chamadas threads) ou a personalização do ícone do Twitter no telemóvel. O serviço varia entre os 3,49 dólares mensais no Canadá (2,28 euros à taxa de câmbio atual), ou 4,49 dólares australianos (2,84 euros).

O Twitter também já anunciou que planeia criar um serviço de assinatura para criadores de conteúdos — o Super Follows —, que lhes permitirá receber pagamentos por itens compartilhados na rede social. Ainda não é conhecida a data para a chegada do serviço a Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR