Um governo regional do Paquistão decidiu recorrer a medidas drásticas para vencer a resistência dos cidadãos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19: aqueles que “ao fim de um certo tempo” continuarem sem ir tomar a vacina podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado, decidiram as autoridades de Punjab, segundo a RT.

“Estamos a fazer tudo o que podemos para levar as pessoas a serem vacinadas”, disse o ministro da saúde local, Yasmin Rashid, ao Express Tribune, um jornal do Paquistão. “O governo não pode permitir que algumas pessoas, que não querem ser vacinadas, coloquem em risco as vidas daqueles que já se vacinaram”, acrescentou o responsável.

A decisão foi tomada após um conselho que além de membros do governo regional reuniu, também, responsáveis das forças militares e das autoridades de saúde. Assim que houver aprovação por parte do organismo que está a coordenar a resposta nacional à Covid-19, a medida vai ser lançada.

Além do efeito coercivo, os planos das autoridades também se explicam pelo facto de o governo regional acreditar que ao retirar o acesso aos telemóveis as pessoas estarão menos expostas a “propaganda negativa” acerca da segurança das vacinas.

Em cima da mesa poderão estar, também, outras medidas como a proibição de pessoas não-vacinadas de frequentarem parques públicos, restaurantes e centros comerciais, de acordo com a notícia da RT.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR