A vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai começar a “meio de julho”, uma antecipação relativamente ao que estava previsto anteriormente (ou seja, agosto), disse, este domingo, o comentador da SIC Luís Marques Mendes. As autoridades estão a preparar uma “campanha de sensibilização para os jovens se vacinarem”, adiantou ainda.

Esta possibilidade fica aberta porque a estratégia da taskforce é que, quando se atingir a meta de 50% de vacinados com a primeira dose na faixa dos 30-39, abrirá “logo” o grupo seguinte.

Covid-19. Quem tem mais de 35 anos pode agendar a vacina a partir de segunda-feira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já sobre a redução de 12 para oito semanas entre as duas doses da vacina da AstraZeneca, Marques Mendes refere que há 700 mil pessoas à espera da segunda toma, sendo que levará três semanas a que todas estejam vacinadas. “A meio de julho, este grupo terá a vacinação completa”, refere. As pessoas serão contactadas para agendar nova data.

Além disso, para acelerar a vacinação na capital, que está atrasada relativamente a outras regiões, será reativado o centro de vacinação no estádio universitário, em Lisboa. Será “militar” dado que vai ser dirigido por médicos e enfermeiros das forças armadas. O objetivo é vacinar mais de 12 mil pessoas por semana. As autoridades ponderam adotar uma medida semelhante para o Porto. Também os imigrantes não regularizados vão começar a ser vacinados, com o processo a ser concentrado aos fins de semana.

Certificado digital dá acesso sem restrições a casamentos, jogos de futebol e espetáculos

Marques Mendes adiantou ainda que quem tiver o certificado digital Covid-19, que em Portugal está em fase piloto, poderá ter acesso sem restrições a casamentos, jogos de futebol e espetáculos. A medida será aprovada na quinta-feira, em Conselho de Ministros. O Governo já tinha anunciado, após o Conselho de Ministros de quinta-feira passada, que o uso do certificado se aplicaria ao acesso a eventos familiares, culturais ou desportivos, mas não tinha especificado quais ao certo.

O comentador da SIC considera que o certificado também deveria ser usado para o acesso a restaurantes. “É preferível exigir um certificado Covid para entrar num restaurante do que obrigar o restaurante a fechar mais cedo, por exemplo, com as medidas na área metropolitana de Lisboa”, defende. O certificado seria um “incentivo à vacinação e à testagem”.

10 respostas sobre como pedir e usar o certificado digital Covid-19

Envio de dados de ativistas é “uma mancha no currículo” de Medina

Marques Mendes elogia que a auditoria feita pela Câmara de Lisboa ao envio de dados de ativistas a embaixadas estrangeiras (que o Observador noticiou) tenha sido rápida, criticando que o mesmo não se passe com a auditoria pedida pelo Ministério da Administração Interna à atuação da PSP nos festejos do Sporting, cujos resultados ainda não são conhecidos, mais de um mês depois.

Câmara de Lisboa identifica (pelo menos) 52 casos de envios de dados pessoais. Também aconteceu no tempo de Costa

Ainda assim, o comentador da SIC aponta várias críticas ao envio dos dados às embaixadas, que vai deixar uma “mancha” no “currículo” de Medina. Considera que é “assustador” que os episódios tenham acontecido na “maior Câmara do país”. “Nesta Câmara acontecem duas coisas inaceitáveis”: primeiro, “não foi cumprido” o despacho de 2013 do então presidente da Câmara António Costa, com orientações sobre a partilha de informação. Segundo, a “lei de proteção de dados de 2018 não foi respeitada”. “Isto é um susto”, conclui.

Além disso, critica que não haja na maior câmara do país “um sistema de controlo e escrutínio interno sobre o funcionamento da Câmara”. “Tudo pode acontecer, parece que a Câmara está em autogestão. É um pesadelo. É destas maneiras que se fomenta a corrupção: criam-se dificuldades, não há controlo interno e vendem-se facilidades”. Mendes aponta ainda o dedo ao facto de o contacto com países estrangeiros ser feito “por funcionários e não por políticos”.

Câmara de Lisboa entrega dados de manifestantes anti-Putin aos Negócios Estrangeiros russos

O social-democrata diz que nunca esperou que Fernando Medina se demitisse porque, apesar da exceção de Jorge Coelho (que era ministro do Equipamento Social quando caiu a ponte de Entre-os-Rios), “em Portugal não há ninguém que demita por responsabilidades políticas”. “Não sei se [o episódio] vai ter influência nos resultados eleitorais, mas influência na carreira política dele é difícil não ter porque não deixa de ser uma mancha no currículo dele”, considera. As autárquicas deverão acontecer a 26 de setembro, acrescentou.