A polícia francesa está a tentar encontrar e acusar a fã que provocou este sábado uma queda aparatosa, com efeito dominó, de quase todo o pelotão na primeira etapa da Volta a França.
Segundo noticia a BBC este domingo, as autoridades estão a investigar o caso em que a mulher é suspeita de “violar deliberadamente as regras de segurança e causar lesões que podem impedir” os afetados de “trabalhar durante um período de até três meses”. Além disso, a própria organização da Volta a França irá apresentar queixa da mulher pelo seu “mau comportamento”.
Em consequência do caso, já houve um ciclista que teve de desistir da Volta e outro oito que foram tratados por um médico. Já a mulher que provocou o acidente terá fugido imediatamente depois da queda, estando a polícia a pedir às testemunhas que partilhem as informações que tiverem.
⚠ We're glad to have the public on the side of the road on the #TDF2021.
But for the Tour to be a success, respect the safety of the riders!
Don't risk everything for a photo or to get on television! pic.twitter.com/v8mat4UOtH
— Tour de France™ (@LeTour) June 27, 2021
E as imagens de sábado são impressionantes: bastou uma fã tentar aparecer na transmissão televisiva da primeira etapa da Volta a França para provocar uma queda com efeito dominó — uma queda tão aparatosa que acabou por deitar quase todo o pelotão ao chão.
GREAT TO SEE SPECTATORS BACK INVOLVED IN SPORTS EH pic.twitter.com/Kwxj8be2Qh
— Timothy Burke (@bubbaprog) June 26, 2021
Nos vídeos que mostram o momento de caos, vê-se que a mulher empunha um cartaz onde se lê “Allez Opi-Omi”, qualquer coisa como “força avô e avó”, já bem para além da berma da estrada onde os ciclistas vão a passar, numa tentativa de se colocar à frente das câmaras de televisão. É logo a seguir que o pelotão começa, então, a passar por aquele troço e esbarra na fã, provocando as primeiras quedas.
2 segundos de cámara arrollan a todo un pelotón. #TourDeFrance2021 #tour #TourDeFrancia pic.twitter.com/2rmd3mkEZE
— NG12deportes (@NG12deportes) June 26, 2021
O primeiro a embater no cartaz foi o ciclista alemão Tony Martin, que caiu ao chão, mas o mesmo aconteceu depois a dezenas de colegas. Jasha Sutterlin, também alemão, ficou em pior estado e teve de abandonar a corrida.
O acidente aconteceu a 47 quilómetros do final da prova, entre Brest e Landerneau, que depois prosseguiu.
https://twitter.com/buffalobillspop/status/1408805728937299978?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1408805728937299978%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fcdn.iol.pt%2Fciclismo%2Fmodalidades%2Fvideo-chris-froome-envolvido-em-queda-arrepiante-no-tour
Ainda assim, a etapa não acabou sem novo percalço: a apenas 7,5 quilómetros da meta, houve mais uma queda no pelotão, que fez até com que muitos ciclistas fossem projetados para fora da estrada e que terá tido, segundo a imprensa desportiva, consequências mais graves, por ter sido mais violenta. O britânico Chris Froome pareceu muito afetado, embora tenha acabado a etapa.
Artigo atualizado às 18h35 de domingo com a informação de que a polícia está à procura da suspeita.