Pedro Corte Real lidera, como o Observador já tinha adiantado na terça-feira, uma das listas alternativas à atual administração do Montepio, a mutualista que reúne mais de 600 mil pessoas em Portugal e que vai a eleições até ao fim do ano numa altura decisiva para a sua sobrevivência. A lista completa, a que o Observador teve acesso, inclui, também, ex-administrador financeiro Miguel Coelho, que chegou a ser referido como possível líder desta lista.

Esta é uma lista – ainda sem nome porque as letras, desta vez, serão sorteadas – que reúne algumas das principais figuras que em 2018 concorreram contra António Tomás Correia na então “lista B”. Pedro Corte Real é o cabeça de lista, um académico que conta no seu currículo, por exemplo, a presidência do Instituto de Informática da Segurança Social e, também, foi diretor no INE (Instituto Nacional de Estatística).

O grupo de nomes foi esta quarta-feira entregue na ASF para que o supervisor financeiro faça uma apreciação prévia da idoneidade das pessoas envolvidas. Além de Pedro Corte Real e Miguel Coelho, que também é ex-vice-presidente do Instituto da Segurança Social, surgem como candidatos a administradores executivos mais três nomes: Ana Albuquerque Nogueira, presidente da associação Inovar Autismo, Marcelo Gama, diretor-executivo da Alzheimer Portugal, e Nuno Cunha Rolo, jurista e vice-presidente da associação cívica Transparência e Integridade.

Montepio: quatro listas às eleições. Ana Drago, Luís Patrão e Lacerda Machado podem reforçar listas opositoras

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como administradores não-executivos estão na lista os nomes de Mário Valadas e Maria Nazaré Barroso, que também fez parte da “lista B” de 2018 e que recentemente desempenhou funções de vogal do conselho de administração da ASF. Fernando Ribeiro Mendes, que liderou a “lista B” também esteve nestes trabalhos mas não integra a lista para o conselho de administração, podendo mais tarde vir a participar em outros órgãos como a futura assembleia de representantes.

Esta é uma lista que, tal como as outras que estão a ser entregues esta quarta-feira na ASF, pode vir a sofrer alterações nos próximos meses. Também esta quarta-feira, o Observador noticiou que a ex-jornalista Fernanda Freitas, sobretudo conhecida pelo programa “Sociedade Civil” da RTP, aparece como administradora não-executiva numa das listas às eleições no Montepio, a chamada “lista dos quadros” onde estão figuras como Pedro Alves, atual líder da Montepio Crédito, e Pedro Líbano Monteiro, que preside à Montepio Valor. Ao que apurou o Observador, esta lista – uma de (prováveis) quatro – será, porém, liderada por um experiente mas pouco conhecido gestor – João do Passo Vicente Ribeiro – que esteve no BPN com Miguel Cadilhe e na telecom brasileira Oi.

Ex-jornalista Fernanda Freitas e ex-BPN (com Cadilhe) em lista para o Montepio