437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Associação Mutualista

Montepio

Mutualista Montepio regressou aos lucros em 2021

A Associação Mutualista Montepio Geral teve um resultado positivo de 44,6 milhões de euros em 2021, invertendo a tendência de prejuízo dos últimos anos.
Associação Mutualista

Montepio quer aprofundar relação com supervisores

Virgílio Lima garante que nos próximos quatro anos, a mutualista Montepio "deve aprofundar e desenvolver o relacionamento com todas as autoridades de tutela e supervisão".
Associação Mutualista

Virgílio Lima empossado presidente da Mutualista

Virgílio Lima ocupa o cargo desde 2019, quando era administrador e sucedeu a Tomás Correia. esta foi a primeira vez que se apresentou aos associados como candidato a presidente.
Montepio

Quem é Virgílio Lima, o discreto líder do Montepio

Tem mais de 40 anos de casa. Já tinha "herdado" a presidência de Tomás Correia, agora foi mesmo eleito (sem o apoio do ex-líder, pelo contrário). Quem é "o Lima" do Montepio e como venceu?
Montepio

Montepio. Virgílio Lima reconduzido na mutualista

A Lista A, de Virgílio Lima, teve quase o dobro da votação da segunda lista mais votada e vai liderar a administração da mutualista. Mas conseguiu 15 dos 30 lugares na assembleia de representantes.
Montepio

Quem vai gerir as poupanças de 600 mil pessoas?

A Mutualista Montepio está em eleições até 6.ª feira para escolher o responsável máximo pelas poupanças de 600 mil portugueses (que o primeiro-ministro jurou proteger). Saiba quem são os candidatos.
Associação Mutualista

Montepio admite atrasos na votação presencial

Fonte oficial da Mutualista Montepio garantiu que "todos os pontos de votação presencial estão a funcionar, incluindo, naturalmente, os pontos de votação presencial nos Açores".
Montepio

Os 7 desafios que inquietam a maior mutualista

Um balanço suportado em ativos, para alguns, "virtuais" e um banco avaliado generosamente (e que teve 5 presidentes em 7 anos). Estes são alguns dos desafios do Montepio, que está a escolher o líder.
Montepio

O "bónus fiscal" que era bom e passou a ser "mau"

Pedro Alves, da Lista D, diz hoje que ativos que suportam contas do Montepio são "artifício". Em 2019 defendia os chamados DTA por "contribuírem para a subsistência". Associados votam até 6ª feira.
Montepio

"Listas A e D são continuidade de Tomás Correia"

Pedro Corte Real, candidato pela lista B, diz que sem uma "mudança radical" nas lideranças, as poupanças de quem as tem na Mutualista Montepio podem estar em risco e lança repto ao voto eletrónico.
Montepio

"Montepio precisa de ajuda mas não como os outros"

Eugénio Rosa, candidato às eleições da mutualista, revela que pediu intervenção de Vieira da Silva: "Se eu intervenho agora vou criar uma confusão ainda maior...", respondeu o então ministro.
Montepio

Montepio. O que banco recuperar dá aos associados

Virgílio Lima, candidato a novo mandato na Mutualista, admite abrir capital do banco a "parceiro internacional", após recuperar as imparidades. E dá a entender que Carlos Tavares sai da administração.
Montepio

Montepio. "Mutualista está em situação dramática"

Pedro Corte Real, candidato pela Lista B às eleições de dia 17 de dezembro, diz que a mutualista Montepio tem "rapidamente" de fazer uma "inversão ao caminho que tem sido seguido".
Associação Mutualista

Montepio. ASF recusa ter informado listas rivais

Líder da Lista D diz que esta "foi a única" a quem o supervisor não pediu esclarecimentos nem fez recomendações. Outras listas garantem que a ASF não lhes passou qualquer informação sobre as demais.
Associação Mutualista

Montepio. Eugénio Rosa concorre contra especulação

Lista C às eleições da mutualista Montepio, liderada pelo economista Eugénio Rosa, quer "recentrar a Associação Mutualista na produção de respostas habitacionais de carácter não especulativo".
Montepio

Montepio. Melícias e Edmundo Martinho na lista A

Padre Vítor Melícias e Edmundo Martinho encabeçam a lista de Virgílio Lima ao novo órgão da Mutualista Montepio, a Assembleia de Representantes.
Associação Mutualista

Montepio. Já há letras para cada uma das 4 listas

Já foi feito o sorteio que dita a letra com que cada uma das quatro listas vai concorrer às eleições do próximo dia 17 de dezembro.
Associação Mutualista

ASF dá registo inicial aos candidatos ao Montepio

Supervisor financeiro deu o "registo inicial" às quatro listas candidatas aos órgãos sociais da Mutualista Montepio, que reúne cerca de 600 mil portugueses. Eleições devem ser a 17 de dezembro.
Montepio

Montepio. Candidato a líder investigado no banco

Pedro Alves, que em breve deverá ser aprovado pelo supervisor ASF para candidato a líder da mutualista, é um dos alvos de uma auditoria interna feita no banco e partilhada com o Banco de Portugal.
Associação Mutualista

Montepio. Maria de Belém para lugar de Melícias

Ex-ministra socialista é a candidata da lista institucional, liderada por Virgílio Lima, para presidir à Mesa da Assembleia-Geral da Mutualista Montepio, lugar ocupado por Vítor Melícias.
Montepio

Tomás Correia faz campanha pela "Lista D"

Antigo líder tem contactado vários quadros do Montepio para os persuadir a votar em Pedro Alves, da Lista D candidata à mutualista, sabe o Observador. Questionado, Tomás Correia recusa qualquer apoio.
Montepio

Montepio. Prazo adiado deixa listas sem dinheiro

Comissão eleitoral adiou para dia 29 a validação das listas, dando mais tempo para a ASF avaliar todos os nomes. Só após esse momento as listas podem receber dinheiro da mutualista para as campanhas.
Montepio

Carvalho da Silva é candidato à AG do Montepio

Ex-líder da CGTP Manuel Carvalho da Silva é o candidato da lista de Eugénio Rosa a presidente da Mesa da Assembleia-Geral da mutualista. Ana Drago candidata-se à Assembleia de Representantes.
Associação Mutualista

Associados da mutualista Montepio debatem prejuízo

O período antes das eleições na Associação Mutualista Montepio Geral foi marcado pela discussão de um prejuízo de 86 milhões de euros nas contas consolidadas de 2020.
Montepio

Apoio de Tomás Correia? Lista de quadros não fala

Tomás Correia diz que não apoia "lista institucional", liderada por Virgílio Lima. Duas listas concorrentes recusam totalmente qualquer apoio do ex-líder, mas "lista de quadros" remete-se ao silêncio.
Montepio

Montepio. Prejuízos consolidados de 86 milhões

Administração da mutualista Montepio divulgou, finalmente, as contas consolidadas relativas ao ano de 2020 – 86 milhões de euros de prejuízo, quase todos relacionados com atividade do Banco Montepio.
Montepio

Vetado para Montepio, Pedro Alves tenta mutualista

Gestor bancário foi escolhido por Tomás Correia e Carlos Tavares, em 2019, para a presidência do banco Montepio — mas acabou por se retirar após notícias sobre investigação do Banco de Portugal.
Montepio

ASF confirma chumbo a plano da mutualista Montepio

Presidente da autoridade dos seguros e fundos de pensões confirma que a mutualista Montepio continua sem plano de convergência aprovado pela ASF e, por isso, não é da sua responsabilidade.
Montepio

Montepio. Lista de Lima tem administrador do banco

A lista liderada por Virgílio Lima às eleições da mutualista Montepio, a lista incumbente, inclui o nome de Rui Heitor, que é um dos administradores não-executivos do Banco Montepio.
Montepio

Eugénio Rosa e Ana Drago em lista para o Montepio

Está entregue na ASF mais uma lista para as eleições do Montepio e, tal como o Observador avançou na terça-feira, além de Eugénio Rosa inclui o nome da ex-deputada bloquista Ana Drago.
Montepio

Pedro Corte Real encabeça lista ao Montepio

Pedro Corte Real lidera, como o Observador já tinha adiantado, uma outra lista alternativa à atual administração do Montepio. Lista completa inclui, também, o ex-administrador Miguel Coelho.
Montepio

Ex-jornalista em lista para a Mutualista Montepio

Fernanda Freitas, sobretudo conhecida pelo programa "Sociedade Civil" está numa das listas às eleições no Montepio, a chamada "lista dos quadros" liderada por um ex-BPN (com Cadilhe).
Montepio

Montepio. Quatro listas preparam-se para ir a voto

Além da lista incumbente deverá haver uma lista que é a antiga lista B, um grupo com alguns ligados ao PCP e uma lista de quadros. Ana Drago, Luis Patrão e Lacerda Machado são nomes de que se fala.
Montepio

Mutualista Montepio. Pedro Alves divide a oposição

Maioria dos membros ligados às listas B e C (das últimas eleições) não aceitam o atual presidente da Montepio Crédito, mas aceitam os outros quadros. Pedro Alves pode voltar-se para Virgílio Lima.
Montepio

Montepio. Rui Leão Martinho apontado à presidência

O bastonário da Ordem dos Economistas está a ser apontado como líder de uma lista de oposição, nas próximas eleições para a Mutualista Montepio, sabe o Observador.
Associação Mutualista

Governo prepara mudança de lei para safar Montepio

Ministério da Segurança Social prepara mudança do código das mutualistas, criado já no Governo de Costa, para desatar o nó górdio em torno da adaptação do Montepio às regras das seguradoras.
Associação Mutualista

Montepio perde sócios. Prejuízos de 17,9 milhões

Mutualista revelou, finalmente, as contas de 2020: mais um ano de prejuízos e descida no número de associados. Subiu o recurso aos ativos por impostos diferidos, que valeu nova reserva dos auditores.
Associação Mutualista

Montepio. Mais prejuízos na luta por sobrevivência

Mutualista com 600 mil pessoas (cujas poupanças António Costa jurou salvaguardar) continua a perder dinheiro, auditor repetiu "reservas" às contas e o supervisor voltou a chumbar plano de longo prazo.
Montepio

Montepio. Oposição critica AG adiada "sine die"

Movimento de associados "Salvar o Montepio" critica adiamento da assembleia-geral anual da mutualista, justificado com a pandemia. Montepio está "em roda livre", alertam.
Montepio

Mutualista. Crónica de morte inesperada (e legal?)

Conselho de administração comunicou extinção do órgão que o supervisionava. Ao Observador, mutualista recusa atropelo à lei mas vários associados opositores falam em "retaliação" e em "ilegalidades".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.