Sentado ao quilómetro 17, a três da meta, na zona das Pedras Brancas, uma descida íngreme feita com cordas. Foi aqui que o atleta Marílio Costa Leite, de 49 anos, foi visto pela última vez no domingo por um outro atleta de Vizela que lhe terá perguntado se precisava de ajuda. O homem, que tinha um ar cansado e estava aparentemente magoado segundo o Jornal de Notícias, terá respondido que estava só a descansar e seguiria o percurso, pelo que conta o Correio da Manhã.
Mas Marílio Costa Leite nunca continuou o percurso e nunca mais foi visto. Está desaparecido há quase 48 horas. O alerta foi dado às autoridades às 14h00 de domingo, logo depois de o atleta de Felgueiras não ter aparecido na meta, como era suposto. A sua equipa “Nós Acreditamos Run Team” partilhou no Facebook uma fotografia de Marílio Costa Leite durante o trail Rota das Capelas, na serra da Aboboreira, em Soalhães, Marco de Canaveses. Terá sido tirada momentos antes de desaparecer. “Esta foto regista o último momento registado em prova. Localização perto das Pedras Brancas (descida com cordas). Partilhem porque Nós Acreditamos”, lê-se na publicação da equipa amadora.
https://www.facebook.com/621605284901395/photos/a.621613118233945/1347537838974799/
Os colegas de equipa juntam-se às autoridades nas buscas pelo atleta, que começaram na tarde de domingo e duraram até às 4h00 da madrugada de segunda-feira, mas que acabaram interrompidas por falta de visibilidade. Os Bombeiros do Marco de Canaveses e a Unidade Especial de Proteção e Socorro da GNR retomaram as buscas às 8h30 da manhã de segunda-feira.
Ontem já fizemos o trail várias vezes. No trilho não está. Está-se a fazer varrimentos a pé à volta e há a alternativa de ter voltado para trás. Há drones e várias equipas de voluntários a ajudar. Ele pode por algum motivo ter-se perdido. Como estava queixoso não deve ter percorrido muitos quilómetros”, disse um outro atleta, Fábio Silva, ao Jornal de Notícias.
Marílio Costa Leite era um dos nove atletas da equipa “Nós Acreditamos Run Team” nas provas de trail curto e longo, que estavam a participar nesta prova em específico pela primeira vez. Mas o atleta de Felgueiras terá participado em três outras provas nos últimos dois meses e os colegas garantem que “estava bem preparado”. “Tem muita experiência e o percurso estava bem marcado”, garantiu Fábio Silva ao mesmo jornal, adiantando no entanto que acredita na possibilidade de Marílio Costa Leite ter “dado uma queda”.