É mais um golpe duro nos Jogos Olímpicos da discórdia. Simone Biles, assim como a restante equipa de ginástica dos Estados Unidos, decidiu não ficar na Aldeia Olímpica de Tóquio e pernoitar num hotel da capital japonesa. A notícia foi adiantada pela treinadora Cecile Landi e surgiu um dia antes de a ginasta Kara Eaker, da equipa de reservas norte-americana, testar positivo para a Covid-19 no campo de treinos, em Narita.

“Foi uma decisão que tomámos em conjunto. Sabemos que [ficar na Aldeia Olímpica] não é o ideal durante uma pandemia. Sentimos que podemos controlar melhor os atletas e a nossa segurança num hotel”, escreveu Cecile Landi no Twitter. A USA Gymnastics, a Federação de ginástica dos Estados Unidos, acabou por confirmar que a equipa sempre demonstrou preferir ficar numa unidade hoteleira ao invés do recinto fechado de 44 hectares que está reservado aos 11 mil atletas olímpicos, em Tóquio.

Presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio não descarta cancelamento de última hora devido à pandemia

Em resposta, o comité organizador dos Jogos Olímpicos limitou-se a referir que não está “em posição de comentar as decisões individuais de cada equipa”. Horas depois de ter sido anunciado que Simone Biles e companhia não vão ficar na Aldeia Olímpica, a USA Gymnastics acabou então por confirmar que Kara Eaker, da equipa de reservas, testou positivo à Covid-19 no campo de treinos onde tem estado toda a comitiva, em Narita, a cerca de 50 quilómetros de Tóquio. Leanne Wong, a outra ginasta de reserva, também foi colocada em isolamento.

De recordar que, no passado sábado, surgiu o primeiro caso positivo dentro da Aldeia Olímpica, apesar de se ter tratado de um elemento japonês que não é atleta. No domingo, foi revelado que dois atletas estavam infetados e, já esta terça-feira, dois checos (um treinador e um jogador da equipa de voleibol de praia) que também já estavam a viver na Aldeia testaram positivo. E de acordo com o site Inside the Games, especializado nos Jogos Olímpicos, Fernanda Aguirre, atleta chilena do taekwondo, e Candy Jacobs, skater holandesa, também estão infetadas e vão falhar as respetivas competições. A primeira testou positivo ainda no aeroporto de Tóquio e não chegou a entrar no país, enquanto que a segunda já estava há alguns dias na Aldeia Olímpica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR