A Bentley produz veículos fantásticos, em termos de luxo, de potência e de sofisticação mecânica, especialmente nas versões equipadas com o imponente motor W12 a gasolina, que assegura 635 cv. Mas, apesar do requinte que é proposto de série em todos os modelos da marca, o construtor britânico recorre ainda à Mulliner para os que desejam personalizar e sofisticar os seus veículos. Agora passa a oferecer umas jantes de 22” integralmente em fibra de carbono, que poupam 6 kg a unidade. Mas até que ponto isto é importante num veículo que, na versão topo de gama, pesa 2508 kg?

Para a Bentley, a Mulliner é o Harry Potter dos configuradores, pois faz sempre aparecer novos e dispendiosos itens no portefólio de acessórios disponíveis para aquisição. O último diz respeito a umas belas jantes com 22 polegadas de diâmetro, integralmente construídas em fibra de carbono por um especialista nestas matérias, a Bucci Composites, que recorre a uma nova tecnologia para a produção de jantes neste tecido ultraleve, o qual é depois endurecido com resina e cozido em autoclave.

Mais do que ganhar 6 kg por cada jante em fibra de carbono, solução cara e leve que, só por si, não é uma novidade, a Bentley e o seu fornecedor Bucci sobressaíram ao conseguir que as jantes fossem aprovadas pelos testes do laboratório TÜV alemão. Este concluiu que se até aqui as jantes em fibra de carbono eram conhecidas por serem leves e rígidas, as novas da Bucci conseguem ainda ser mais robustas e, em caso de impacto violento, impedir o colapso total e garantir que a perda de ar é mais controlada, para que o condutor ainda mantenha algum controlo sobre o seu veículo depois de partir uma jante.

A questão que se coloca é saber se as novas jantes de 22” em carbono, que deverão obrigar um investimento considerável – a Bentley não revelou o preço das jantes da Bucci –, valem a pena por poupar um total de 24 kg num total superior a 2,5 toneladas. A resposta da maioria das pessoas deverá ser “não, de forma alguma”, sendo que os que vão decidir adquiri-las o irão fazer mais devido ao aspecto exterior do que aos ganhos em termos de peso ou rigidez.

Mas quem pensa assim faz mal. É claro que as 2,5 toneladas não ajudam em nada à optimização do comportamento do Bentayga, mesmo aqueles que usufruem dos 635 cv do W12, o que significa que as quatro jantes Bucci apenas contribuem com uma redução de 0,95% no peso do modelo, o que é francamente pouco. Mas esta magra vantagem sobe exponencialmente caso de se considere exclusivamente o peso não suspenso, aquele que verdadeiramente ajuda (ou não) no funcionamento da suspensão e, por consequência, influencia o comportamento do veículo. E é exactamente aqui que reside a vantagem de investir nas belas jantes da Bucci Composites.

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