Jorge Fonseca venceu o canadiano Shady Elnahas e conquistou a medalha de bronze na categoria de -100kg de judo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O atleta do Sporting Clube de Portugal trouxe a primeira medalha para Portugal. Siga aqui as reações.

Do Sporting chegou, aliás, uma das primeiras reações ao resultado do atleta português. O clube congratulou Jorge Fonseca numa publicação através do Twitter:

Marcelo Rebelo de Sousa também felicitou o judoca português: “O Presidente da República felicita o judoca Jorge Fonseca pela conquista da medalha de bronze, a primeira para Portugal nestes Jogos Olímpicos”, lê-se no site da Presidência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jorge Fonseca confirmou o seu talento, as suas capacidades, e alcançou a tão desejada medalha olímpica. Algo que só está ao alcance dos melhores dos melhores. Em nome de Portugal e dos Portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Jorge Fonseca”, diz ainda.

Vibramos juntos com esta conquista“, escreve António Costa no Twitter. O primeiro-ministro já congratulou o judoca português pela medalha de bronze conquistada em Tóquio, “a primeira com as cores de Portugal” nestes Jogos.

É “uma satisfação enorme por ver o Jorge Fonseca chegar ao pódio olímpico“, diz ainda João Paulo Rebelo. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto felicitou o judoca português pela conquista da medalha. Mas também dirige “uma palavra de incentivo e reconhecimento” ao Comité Olímpico de Portugal (COP). “Desejo que todos os atletas realizem os seus sonhos”, acrescenta.

Também o ministério da Educação reagiu à conquista da medalha de bronze e dá os “parabéns” ao atleta, à “equipa técnica”, ao Comité Olímpico de Portugal (COP) e ainda à Federação Portuguesa de Judo. Partilha, também, um vídeo no Youtube onde aparece o Fonseca “adolescente” a combater.

José Mourinho já reagiu à vitória de Fonseca: “‘Ganda’ Fonseca ‘Ganda’ Tuga”, escreve o treinador do Roma, numa publicação no Instagram. “Estou orgulhoso de ti!”, diz, depois de ter acompanhado em direto o combate com que Fonseca garantiu a medalha de bronze.

A reação do líder do PSD:

O Benfica também já deu os parabéns ao atleta português:

Foi a vez da Seleção Portuguesa de Futebol reagir à vitória de Jorge Fonseca:

“Esta medalha é para todos os portugueses” ???? Jorge Fonseca conquistou a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio por Portugal! Jorge Fonseca wins #TeamPortugal’s first medal at these Olympic Games!

Posted by Seleções de Portugal on Thursday, July 29, 2021

“Um orgulho para todos os portugueses”, diz ainda o treinador José Peseiro, pelo Facebook:

Parabéns Jorge Fonseca! ???????? Um orgulho para todos os portugueses @jorgefonseca300 Jogos olímpicos

Posted by José Peseiro on Thursday, July 29, 2021

A Câmara Municipal de Lisboa felicitou a conquista da medalha de bronze: “Parabéns ao atleta e ao seu treinador”, disse.

O presidente do CDS-PP considerou que Jorge Fonseca é “um exemplo de superação para Portugal”. “Quanto temos talento, garra e ambição, nada nos derrota”, disse no Twitter.

Catarina Martins sobre a vitória do judoca: