787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rainha pressionou secretamente ministros escoceses para obter isenção em lei climática

Este artigo tem mais de 2 anos

O procedimento parlamentar chamado "consentimento da rainha" permite à monarca consultar antecipadamente projetos de lei. Isabel II é a única na Escócia a estar isenta face à nova lei climática.

Queen Elizabeth II Attends The Royal Windsor Cup 2021
i

A isenção da rainha foi obtida há cinco meses, sendo que os advogados da monarca fizeram uso de um “obscuro” procedimento parlamentar conhecido como “consentimento da rainha”

Max Mumby/Indigo/Getty Images

A isenção da rainha foi obtida há cinco meses, sendo que os advogados da monarca fizeram uso de um “obscuro” procedimento parlamentar conhecido como “consentimento da rainha”

Max Mumby/Indigo/Getty Images

Os advogados de Isabel II pressionaram secretamente ministros escoceses a mudar um projeto de lei de forma a isentar as terras privadas da monarca de uma iniciativa verde que prevê a diminuição das emissões de carbono, segundo documentos revelados pelo jornal britânico The Guardian. Aos 95 anos, a rainha é uma das maiores proprietárias de terra na Escócia, sendo que esta isenção implica que seja também a única pessoa no país sobre a qual não recai a exigência de facilitar a construção de condutas para aquecimento de edifícios através de energias renováveis. Uma postura que contraria os discursos de Carlos e William, filho e neto, grandes defensores públicos das causas ambientais.

No final de 2019, por exemplo, William e Kate lançaram um prémio ambiental para “reparar a Terra”, destinado a promover a busca de soluções para as alterações climáticas. À data, o Earthshot Prize foi anunciado enquanto “o mais prestigiado prémio ambiental da história”, tendo como objetivo “inspirar os maiores solucionadores de problemas do planeta a resolver os maiores problemas da Terra: as emergências que o nosso mundo natural enfrenta”.

A isenção da rainha foi obtida há cinco meses, sendo que os advogados da monarca fizeram uso de um “obscuro” procedimento parlamentar conhecido como “consentimento da rainha”, o qual permite a consulta antecipada da legislação. Nos últimos meses, o jornal já citado mostrou como Isabel II usou repetidas vezes — entre os anos 1960 e 1980 — este acesso a projetos de lei de forma a pressionar ministros a mudar legislação no Reino Unido para seu benefício privado ou como forma de refletir as suas opiniões. O consentimento da rainha (ou consentimento da coroa, na Escócia) é um processo que exige que os ministros notifiquem os advogados da monarca quando um projeto de lei pode afetar os seus poderes públicos ou interesses privados. De acordo com o Palácio de Buckingham, esta é uma parte “puramente formal” do processo parlamentar.

Balmoral Castle

Balmoral Castle, propriedade privada da rainha na Escócia

Tim Graham Photo Library via Get

Agora, os novos documentos revelam que o procedimento em causa permitiu à monarca intervir no processo parlamentar em fevereiro. Mais, sugerem que o governo de Nicola Sturgeon não divulgou o lobby feito pelos advogados da monarca em 2021, quando um político escocês questionou, em debate parlamentar, o porquê de a rainha estar isenta do projeto de lei. A lei verde é tida como uma peça legislativa fundamental no combate à emergência climática e pretende reduzir as emissões, mas também a escassez de combustível, permitindo ainda a criação de empregos.

A 3 de fevereiro, funcionários que trabalhavam para o então ministro da Energia, Paul Wheelhouse, reportaram que os advogados da monarca mostraram preocupações face ao projeto de lei, e que este concordou em fazer alterações (isto foi feito em relação ao processo de consentimento da rainha). A 17 do mesmo mês, o governo escocês foi informado de que rainha dava o seu consentimento para que o projeto de lei fosse aprovado. Cinco dias depois, o mesmo Paul Wheelhouse apresentou uma emenda aplicada apenas à propriedade privada da monarca, impedindo empresas e autoridades públicas de obrigarem a rainha a vender partes da terra para permitir a construção das tais condutas verdes.

O problema, salienta o The Guardian, é a existência de cada vez mais exemplos de que a rainha poderá ter tirado partido destes privilégios para exigir mudanças antes de consentir formalmente com a tramitação da lei no parlamento, o que poderá ter acontecido também no caso desta lei climática. Ainda assim, um porta-voz do Palácio de Buckingham afirmou que “a casa real pode ser consultada sobre os projetos de lei a fim de garantir a precisão técnica e a consistência da aplicação do projeto à coroa, um princípio jurídico complexo regido por estatuto e lei comum. Este processo não muda a natureza de qualquer projeto de lei“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora