A Marinha portuguesa informou ter recuperado, na madrugada desta sexta-feira, um planador subaquático pertencente à Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias, que se encontrava à deriva ao largo de Aveiro.

“Na manhã de ontem, quinta-feira, a Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias (PLOCAN) informou o Instituto Hidrográfico (IH) da Marinha portuguesa de que um planador subaquático (também conhecido como ocean glider) pertencente àquele centro de investigação, se encontrava com avaria e à deriva, a cerca de 60 milhas náuticas (111 quilómetros) a oeste de Aveiro”, refere a Marinha em comunicado.

De acordo com a mesma nota, este planador subaquático estava empenhado no âmbito do projeto europeu iFado e iria seguidamente colher observações entre Aveiro e Sines no âmbito de outro projeto europeu, EuroMarine Robots, numa parceria entre a PLOCAN e o IH.

A Marinha refere que o planador, que se encontrava “em risco de abalroamento”, por estar à superfície nas proximidades dos corredores de tráfego marítimo, foi detetado e recuperado na última madrugada pelo navio patrulha NRP Setúbal.

“Seguidamente, este sistema será entregue no Centro de Instrumentação Oceanográfico do IH, onde juntamente com uma equipa do PLOCAN se tentará proceder à sua reparação para que possa prosseguir com a missão inicialmente planeada”, adianta a mesma nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR