909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jorge Silva Paulo

Convidado

Artigos publicados

Ministério Administração Interna

Oportunidade para reformar a Autoridade Marítima

É tempo de encerrar a fantasiosa “narrativa das poupanças”, que a Armada chama de “duplo uso”, e que é só um pretexto para a Armada dominar a PM e as capitanias, e extrair daí benefícios para os seus.
Marinha Portuguesa

Autoridade Marítima: Réplica a Ant. Silva Ribeiro

O almirante Silva Ribeiro está a dizer: “A Autoridade Marítima… é nossa!”; e, parafraseando Lampedusa, propõe que tudo mude para que tudo (o que lhe importa) fique na mesma.
Poluição

De novo, o combate à poluição do mar

A Armada e o Estado não fiscalizam a poluição dos espaços marítimos, mas gastam recursos a mandar submarinos para ir ao Atlântico Sul ou operar sob o gelo ártico.
Eleições Presidenciais

O que está por trás de Gouveia e Melo?

A inconsistência e a concertação mediática mostram alguém por trás de Gouveia e Melo. O nevoeiro sugere que promovem um “D. Sebastião”. A coisa não está a correr bem e ainda bem porque não é coisa boa
Militares

Os valores do Serviço Militar Obrigatório

O contexto explícito deste debate é a falta de voluntários, e as vagas por preencher nos exércitos. Não será coincidência ter sido lançado no vazio “entre governos”.
Marinha

Reformem a Autoridade Marítima, porra!

Dezenas de erros na legislação neste âmbito mostram que legisladores e Governo dominam mal a matéria, e a Armada não é alheia a tais disfunções. O que propicia o alheamento face à Autoridade Marítima.
Defesa

Navio porta-drones: despesismo socialista

O navio porta-drones anunciado por António Costa e Gouveia e Melo é um projecto cheio de singularidades, e não é nem investimento, nem inteligente.
Defesa

Ascenso Simões não desiludiu

É ineficiente gastar recursos a formar e treinar militares e depois fazer deles polícias ou bombeiros. Com esses recursos formam-se mais polícias e bombeiros, os especialistas nas suas atividades.
Marinha Portuguesa

A desresponsabilização é uma virtude militar?

É difícil conceber que, num belo dia, um destes contra-almirantes se levantou de manhã e decidiu sozinho fazer umas obras e, o outro, adquirir peixe com urgência em quantidades significativas.
Ministério da Defesa

A contraofensiva da ministra da Defesa

A ministra Helena Carreiras disse que vai desfazer uma fusão de direções-gerais, mas nada disse sobre o resultado a alcançar. O prazo. Nem o balanço de recursos da mudança, nem como a vai avaliar.
Marinha Portuguesa

Autoridade Marítima: não fazem, nem saem de cima…

Na Defesa, dois membros do Governo deixam a cargo de funcionários públicos a condução da política pública de Autoridade Marítima – e nem sequer têm, no resto, resultados notáveis. É poucochinho.
Marinha

O Caso Mondego é um sintoma, não é a doença

Que influência tem na coesão dos militares da Armada o facto de o seu comandante se promover no palco mediático? Será compatível dirigir uma organização com problemas graves e uma campanha eleitoral?
Detenções

É inaceitável “administrativizar” detenções

Se é necessário reagir muito depressa a epidemias, então dotem-se os tribunais da capacidade de atuar eficaz e rapidamente face a tais situações, com acesso a juízes a qualquer hora do dia.
Polícia Marítima

A lei orgânica da Polícia Marítima

A Polícia Marítima é a única força de segurança sem uma carreira que permita ao seu pessoal ascender a todas as posições dirigentes, sendo estas atribuídas exclusivamente a oficiais da Armada.
Marinha

Combate à poluição do mar

Aos que dizem que o modelo da Autoridade Marítima tem mais de dois séculos e que não deve mudar há prova do contrário. Só a sorte e o segredo militar obstam a que sejam públicas e notórias as falhas.
Marinha Portuguesa

Guarda Marítima

A invasão da Ucrânia pela Rússia torna a reforma da Autoridade Marítima oportuna. O inevitável aumento do esforço militar vai exigir mais foco e menos dispersão aos exércitos de terra, mar e ar.
Forças Armadas

Formatura e desfile do corporativismo militar

Os oficiais podem não gostar das normas constitucionais e legais, mas no ativo estão vinculados ao juramento de fazer guardar e cumprir a Constituição e as leis e não são livres de as querer mudar.
Forças Armadas

A falta de pudor da “Carta dos 28”

Lida e relida a “Carta dos 28” é difícil considerá-la bem argumentada, ou encontrar nela pontos concretos e substantivos”. Dizem querer debate, mas ficam-se pelo recorrente lamento e afirmações vagas.
Forças Armadas

Formação democrática básica em Defesa

Anunciada a reforma da Defesa, é oportuno aproveitar para introduzir na formação dos militares um módulo político-jurídico, que explique aquilo que estão a assumir quando juram defender a Constituição
Forças Armadas

Defesa da reforma da Defesa

São raros os oficiais que aceitam com naturalidade perdas de autonomia. A posse das armas mais poderosas do país dá-lhes condições únicas para manter essa autonomia contra qualquer oposição doméstica.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.