Mais de um ano depois depois da decisão de encerramento devido às restrições de combate à pandemia de Covid-19, as feiras da Vandoma e do Cerco vão voltar a funcionar. As duas feiras reabrem este fim de semana, informou esta quarta-feira a Câmara Municipal do Porto, acrescentando, em comunicado, que a decisão foi tomada tendo em conta o facto de que “o contexto pandémico tem vindo progressivamente a melhorar” e face ao “consequente desagravamento das medidas restritivas”.

A autarquia ressalva que a Feira da Vandoma vai funcionar apenas com os vendedores residentes, não sendo permitidos os vendedores ocasionais. No caso desta feira, houve 156 comerciantes que manifestaram o interesse em manter o seu lugar. Já na Feira do Cerco apenas serão admitidos, dos 28 comerciantes permanentes “que, em período pré-pandemia, tinham a situação financeira (taxas) regularizada para com o Município do Porto”.

Estas duas feiras estavam encerradas desde março de 2020, no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19. Em abril deste ano, com o início do desconfinamento, a autarquia autorizou a reabertura das feiras e mercados municipais e urbanos na cidade do Porto, com a exceção destas feiras: a Feira da Vandoma “pela sua especificidade, dimensão e afluência de visitantes” e a Feira do Cerco, “por estar integrada em zona residencial de grande aglomeração populacional”.

Agora, com o anúncio da reabertura das duas feiras do Porto, a autarquia reforça o alerta “para que sejam cumpridas todas as regras básicas enunciadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente o distanciamento físico, a higienização das mãos e o uso da máscara sempre que se justifique”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR