A Rádio Observador está a emitir ao vivo a partir do centro de Aveiro desde as 6h57 desta segunda-feira e até à próxima quarta-feira às 20h00. Maria João Simões e Júlio Magalhães, membros do painel residente das Manhãs 360, e Ana Filipa Rosa e João Alexandre, da nossa Tarde em Direto recebem convidados de várias áreas na tenda montada frente à Biblioteca Municipal, junto à ria, num ponto que não podia ser mais central. Venha ter connosco para nos fazer uma visita.

Depois das 9h desta segunda-feira temos no Explicador os deputados eleitos por Aveiro Susana Correia (PS), Bruno Coimbra (PSD) e João Almeida (PS), para debaterem o que se espera da aprovação do Orçamento, que será entregue hoje.

O E o Campeão É contará com a participação especial da glória do voleibol nacional, Miguel Maia, que joga atualmente com o filho na Académica de Espinho.

Antes, às 7h35, entrevistamos João Machado, vereador responsável pelo evento Aveiro Tech Week, que arranca esta semana. E às 16h35 ouvimos os argumentos de Aveiro na corrida para ser Capital Europeia da Cultura, pela voz do diretor da candidatura, José Pina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ribau Esteves, ex-secretário-geral do PSD e atual presidente da Câmara de Aveiro, é nosso convidado no jornal Observador depois das 18h00. E às 19h30, nas Conversas de Fim de Tarde, a Ana Filipa Rosa e o João Alexandre entrevistam o funcionário mais antigo da Vista Alegre, uma das empresas mais conhecidas do distrito de Aveiro e que mais projeção internacional alcançou.

Esta terça-feira a emissão da Rádio Observador será marcada pela apresentação e análise ao Orçamento de Estado, com quatro debates e um explicador dedicado ao tema.

Apresentação do Orçamento em direto na Rádio Observador, com quatro debates e um Explicador logo a seguir

Para discutir o documento no Jornal Observador (18h) convidámos para a nossa tenda (junto à Biblioteca Municipal de Aveiro) Fernando Castro, diretor da Associação Industrial do Distrito de Aveiro; Francisco Gonçalves, membro da comissão executiva da União de Sindicatos de Aveiro afeta à CGTP e Jorge Silva, presidente da Associação Comercial do distrito de Aveiro.

Antes, às 16h30, recebemos o presidente do Beira Mar, Afonso Miranda. E às 17h, entrevistamos Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro e candidato do PSD derrotado por Santana Lopes na Figueira da Foz nestas últimas autárquicas.

Na quarta-feira, junta-se ao vivo em Aveiro o José Manuel Fernandes para o Contra-Corrente aberto aos ouvintes a partir das 10h00; o psicólogo Eduardo Sá para o Porque Sim Não é Resposta às 17h10; e o Alberto Gonçalves para o Ideias Feitas às 18h35. O convidado das Conversas de Fim de Tarde será o cantor José Cid.

Depois das 14h vamos acompanhar em direto com vídeo nas nossas redes sociais o voo espacial privado do Captain Kirk de Star Trek, William Shatner, a convite de Jeff Bezos. A Maria João Simões, o Júlio Magalhães, a Ana Filipa Rosa e o João Alexandre juntam-se à conversa com o astrónomo José Augusto Matos, investigador da Universidade de Aveiro, e que é o convidado ideal para nos ajudar a descodificar o que estivermos a ver.

Pelo meio, em diretos ao longo dos noticiários, o Diogo Teixeira Pereira vai tentar desvendar os segredos dos ovos moles e das tripas de Aveiro, descrever os prazeres dos passeios de moliceiro na ria ou mostrar a enchente de turistas espanhóis que estão na cidade a aproveitar o seu feriado nacional desta terça, dia 12.

Pode ouvir a Rádio Observador em 88.1 no distrito de Aveiro; 98.4 nos distritos do Porto e Braga; e em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa. Ou então online, clicando aqui.

[“Este álbum é um desafio à morte, porque a poesia ultrapassa-a”. José Cid nas Conversas de Fim de Tarde:]

[Ideias Feitas, com Alberto Gonçalves, em direto de Aveiro:]

[Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro, entrevistado na Tarde em Direto:]

[Investigador Diogo Trigo, que estuda a regeneração de tecido nervoso, no E=MC2, em direto de Aveiro:]

[“Agora já se pode ir ao espaço dos 18 aos 90 anos”. Astrónomo José Augusto Matos analisa viagem espacial que levou o capitão Kirk ao espaço:]

[Reveja a emissão especial que acompanhou a viagem da Blue Origin, com comentários do cientista Rui Moura:]

[Contra-corrente: “Aveiro não precisa de Lisboa para existir”. A José Manuel Fernandes juntam-se Júlio Magalhães, Artur Silva, vice-reitor da Universidade de Aveiro, e Filipe Teles, professor de Ciência Política da Universidade de Aveiro:]

[E o Campeão É… com Maria João Simões, Júlio Magalhães, João Castro, Gabriel Alves e Bruno Vieira Amaral:]

[Aveiro, cidade com tradição na música. A sinfonia entre a Orquestra das Beiras e a Universidade:]

[OE e a microeconomia. Debate com Fernando Castro, diretor da Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Francisco Gonçalves, membro da comissão executiva da união de sindicatos de Aveiro/CGTP, e Jorge Silva, presidente da Associação Comercial do distrito de Aveiro:]

[“É importante para o país captar jovens para a ciência”. Reveja a entrevista com Pedro Pombo, diretor da Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro:]

[“Faltam recursos humanos no turismo português”. A entrevista a Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro e candidato do PSD derrotado na Figueira da Foz:]

[“Beira-Mar só faz sentido com pessoas de Aveiro”. A entrevista a Afonso Miranda:]

[Reveja a conversa com o funcionário mais antigo da Vista Alegre, nas Conversas de Fim de Tarde de segunda-feira:]

[A entrevista a Ribau Esteves, presidente da câmara de Aveiro, onde defendeu que Rui Rio “tem condições” para continuar:]

[“Atividade humana afeta muito os animais marinhos”. Reveja a conversa com a veterinária Francisca Hilário:]

[“Candidatura é para as pessoas”. O responsável pela candidatura de Aveiro a capital europeia da cultura em 2027 explica os trunfos da cidade:]

[OE 2022. “Quanto vão custar as cedências ao PCP?” Reveja o debate com Susana Correia (PS), João Almeida (CDS) e Bruno Coimbra (CDS), deputados eleitos por Aveiro:]

[Tech Week: Aveiro com instalações “fora da caixa”. A entrevista com o vereador João Machado:]