789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Índice de transmissibilidade chega a 1 no dia em que os internamentos registaram números mais baixos desde junho

Este artigo tem mais de 2 anos

Nas últimas 24 horas, morreram mais sete pessoas devido à Covid-19. Incidência e R(t) voltam a subir, enquanto internamentos descem. Mais de um terço dos novos casos entre os 20 e os 39 anos.

Pessoas caminham para Baixa de Lisboa, 18 de junho de 2021. O Governo decidiu proibir as deslocações de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) no fim de semana devido à subida dos casos de covid-19 neste território. MÁRIO CRUZ/LUSA
i

Foi na região de Lisboa e Vale do Tejo que se registou o maior número (230) de novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas

MÁRIO CRUZ/LUSA

Foi na região de Lisboa e Vale do Tejo que se registou o maior número (230) de novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas

MÁRIO CRUZ/LUSA

No dia em que os internamentos em enfermaria devido à Covid-19 registaram os números mais baixos (301) desde 12 de junho, a incidência e o índice de transmissibilidade voltaram a subir, com este último indicador, conhecido como R(t), a chegar a 1, o que já não acontecia desde 28 de julho. De acordo com o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), nas últimas 24 horas morreram mais sete pessoas devido à Covid-19 e há registo de mais 766 pessoas infectadas com SARS-CoV-2.

Na última atualização sobre os indicadores de incidência e transmissibilidade feita na passada quarta-feira, o R(t), o indicador que permite aferir quantas pessoas um determinado indivíduo pode infectar, era de 0,97 a nível nacional e de 0,98 no continente. Atualmente, o R(t) situa-se, em ambos os casos, em 1, o que já não acontecia desde 28 de julho, quando este valor estava nos 1,01.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também a incidência subiu desde quarta-feira. Portugal, tanto a nível nacional como no continente, tinha uma média de 83,2 casos de infeção por SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes na atualização, e, neste momento, a incidência é de 84,2 casos por cada 100 mil habitantes a nível nacional e de 84,4 no continente.

Se por um lado a incidência e o índice de transmissibilidade continuam a subir, uma tendência que se verifica desde o final de setembro, os internamentos voltaram a descer nas últimas 24 horas, tanto em enfermaria como em unidades de cuidados intensivos.

Neste momento, estão 301 pessoas internadas com Covid-19, menos 20 do que nas anteriores 24 horas, das quais 55 estão em unidades de cuidados intensivos, menos uma do que na quinta-feira. Os internamentos em enfermaria não eram tão baixos desde o passado dia 12 de junho.

Lisboa e Norte com mais de metade das infeções. Um terço dos novos casos entre os 20 e os 39 anos

Em termos geográficos, as regiões de Lisboa e Vale do Tejo (230) e a região Norte (226) concentram 59,5% das novas infeções de SARS-CoV-2 no país. Segue-se a região Centro, com 171 casos, o Algarve com 62, o Alentejo com 37, os Açores com 28 e a Madeira com 12.

No que diz respeito às sete mortes por Covid-19 registadas nas últimas 24 horas, três verificaram-se na região Centro, duas em Lisboa e Vale do Tejo e outras duas no Alentejo.

Em termos de idades das vítimas mortais, das sete mortes, seis (cinco mulheres e um homem) foram de pessoas com mais de 80 anos. O outro óbito registado foi de um homem entre os 70 e os 79 anos.

Já em relação às infeções entre as diversas faixas etárias, as pessoas entre os 20 e os 29 (157 casos de infeção) e as pessoas entre os 30 e os 39 (107), onde se registam os números mais elevados de casos de SARS-Cov-2, representam 34,5% das novas infeções, mais de um terço do total.

Segue-se a faixa etária dos 40 aos 49 anos (com 94 casos), a dos 50 aos 59 (84 casos), a dos 10 aos 19 (95 casos ), a dos zero aos dez anos (69 casos), a dos 60 aos 69 anos (66 casos), a dos maiores de 80 anos (48 casos) e, por fim, a das pessoas entre os 70 e os 79 anos (46 casos).

Do boletim diário da DGS, há a realçar ainda que nas últimas 24 horas o número de casos ativos aumentou para 30.212, mais 135 do que os números registados na quinta-feira. Além disso, as autoridades de saúde estão a monitorizar 21.426 contactos, menos 160 do que no dia anterior.

Quanto ao número de recuperados, aumentou em 624. Até agora, 1.030.439 recuperaram depois de terem estado infetadas com o SARS-CoV-2.

Desde o início da pandemia de Covid-19, Portugal regista 1.078.729 casos de infeção e 18.078 mortes devido à Covid-19.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora