A vacinação contra a Covid-19 vai poder ser feita em simultâneo com a vacina contra a gripe a partir da próxima segunda-feira, anunciou a Direção Geral de Saúde, em comunicado. O objetivo é facilitar a adesão à vacinação contra os dois vírus. Para já, começam a ser vacinados maiores de 65 anos e, caso pretendam, poderão optar por tomar as vacinas em separado.

A possibilidade de coadministração das vacinas — que devem ser administradas em locais anatómicos diferentes — passa a estar contemplada nas normas da DGS, que serão atualizadas ainda esta sexta-feira.

No comunicado, a DGS sustenta que os dados disponíveis analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) “mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma de ambas as vacinas”. Por outro lado, os dados “também sugerem a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, não existe evidência de alteração da resposta imunológica”.

Tudo a postos, diz Graça Freitas

“Temos tudo preparado para que a administração simultânea, obviamente, em braços diferentes, possa ser feita no mesmo momento de vacinação”, garantiu Graça Freitas, em declarações à agência Lusa. Segundo a diretora geral da Saúde, esta coadministração “facilita muito, sobretudo, a vida dos utentes”.

“No entanto, se algum utente, por alguma razão especial, preferir separar a vacinação em 14 dias poderá manifestar essa vontade”, explicou Graça Freitas, ao avançar que a administração em simultâneo das duas vacinas vai abranger pessoas com 65 ou mais anos, num universo de cerca de dois milhões de pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR