Pelo menos 24 pessoas morreram devido a deslizamentos de terras e chuvas torrenciais no estado de Kerala, no sudeste da Índia. De acordo com a BBC, entre as vítimas mortais estão pelo menos cinco crianças e as autoridades temem que o número total de mortos possa aumentar nas próximas horas, devido à quantidade indeterminada de desaparecidos.

Os distritos de Kottayam e Idukki foram os afetados pelas chuvas torrenciais dos últimos dias que causaram vários deslizamentos de terras. As operações de resgate continuam no terreno, e o exército, a marinha e a força aérea indianas foram destacadas, sendo que muitas pessoas ficaram presas, em zonas de difícil acesso. Nesses casos, a ajuda está a chegar de helicóptero.

Nas zonas em que as estradas estão cortadas, estão a ser utilizados barcos de pesca para resgatar os sobreviventes, sobretudo em localidades costeiras, como Kollam.

Milhares de pessoas foram retiradas e pelo menos 100 campos provisórios de refugiados foram montados para acolher as vítimas, tendo muitas delas perdido as suas casas.

Nas redes sociais, circulam vários vídeos das cheias. Num dos vídeos, vê-se uma casa de dois andares, em Kottayam, a colapsar totalmente devido aos deslizamentos de terra.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, recorreu ao Twitter para expressar as suas condolências aos familiares das vítimas.

Esta segunda-feira, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia, é expectável que a intensidade das chuvas comece a diminuir em Kerala, embora esteja previsto um agravamento da situação no norte, nomeadamente em Uttarakhand e Himachal Pradesh.

As chuvas torrenciais e consequentes deslizamentos de terras são comuns em Kerala, devido ao elevado número de áreas húmidas que progressivamente foram urbanizadas. A maior tragédia naquela região deu-se em 2018, quando 400 pessoas morreram e mais de um milhão tiveram de abandonar as suas casas devido a graves inundações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR