Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O Tesla Model S Plaid cumpriu, em Setembro, uma volta aos 20,6 km da pista alemã de Nürburgring Nordschleife em 7 minutos e 30 segundos, tornando-se a berlina eléctrica mais rápida no circuito conhecido como o Inferno Verde. Este tempo bateu o anteriormente estabelecido pelo rival Porsche Taycan Turbo, cuja melhor volta foi fixada em 7.42.

Mas tudo indica que bater a concorrência em 12 segundos não chega para a marca norte-americana, que está de regresso ao traçado germânico. Logo em Setembro, Elon Musk, o CEO da Tesla, já tinha anunciado que o Plaid voltaria a Nürburgring, mas agora com apêndices aerodinâmicos, travões de carbocerâmica e pneus mais desportivos. Na realidade, trunfos similares aos que o Taycan e os restantes superdesportivos utilizam, excepção feita para a asa posterior.

Este Model S Plaid “vitaminado” tem sido visto continuamente na pista alemã e, ao contrário do Model S Plaid que rodou em 7.30, de aspecto normal e idêntico a um Model S Long Range, este evidencia um splitter frontal, para colar a frente ao solo. Possui igualmente uma asa retráctil traseira, que é simultaneamente activa, para dar apoio aerodinâmico nas curvas e nas travagens sem roubar velocidade nas rectas, além de travões maiores e em carbocerâmica, para resistirem a uma utilização mais intensiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Model S Plaid é a berlina eléctrica mais rápida no Nürburgring. Bateu Taycan Turbo em 12 segundos

Resta saber se este Model S é apenas uma versão mais desportiva do Plaid, com um kit aerodinâmico e melhores travões, como a Audi, a BMW, a Mercedes e a Porsche tradicionalmente oferecem, ou se é algo que a Tesla já está a desenvolver para o Plaid+, modelo que afirmou ter suspendido “por não fazer sentido oferecer mais de 800 km de autonomia”. Mas que se acredita que regressará assim que as células 4680 estiverem disponíveis em quantidade…

Resta saber quantos segundos consegue este novo Plaid retirar aos 7.30 – registado na mesma variante da pista utilizada pelo Taycan, que é quase 5 segundos mais lenta –, para deixar o record ainda mais longe da concorrência.