No circuito alemão de Nürburgring, onde todos os veículos com vocação desportiva se vão comparar, na tentativa de estabelecer uma volta mais rápida do que a dos concorrentes, parece que abriu a época da caça aos records. E os modelos eléctricos não passam ao lado desta tendência, com a Tesla a responder agora ao record que a Porsche anunciou em meados de 2019 para o seu Taycan Turbo.

Depois de ter testado um protótipo há dois anos no anel norte (Nordschleife) do Nürburgring, em que aproveitou para desenvolver a regulação do chassi, a gestão dos motores e a vectorização do binário para o modo de condução track mode, a Tesla regressou recentemente à pista conhecida como o Inferno Verde, para bater o record da rival e com volante yoke, sem aro superior.

Aos 7 minutos e 42 segundos alcançados pelo Taycan Turbo, o Model S Plaid respondeu agora com 7.30,909, uma diferença de 12 segundos que é brutal pelos parâmetros do Nordschleife. Basta recordar que, quando a Porsche bateu o record que pertencia ao Mercedes-AMG GT com o Panamera Turbo, fê-lo por apenas 0,29 segundos.

A foto com o registo do record

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Mas a Porsche pode ter uma desvantagem superior aos mencionados 12 segundos para a Tesla, isto porque segundo a própria marca alemã, o seu tempo foi obtido na versão do circuito com apenas 20,6 km de extensão e não os 20,832 km utilizados para determinar o tempo por volta para efeitos de records. O circuito definiu uma fórmula para converter os tempos obtidos em ambas as versões, o que no caso do Mercedes-AMG GT 63S 4Matic, que rodou em 7.25,41 no traçado com 20,6 km, levou o valor a ser corrigido para 7.30,109, um salto de 4,699 segundos.

É claro que a Porsche pode regressar ao Nordschleife com o Turbo S, mas a diferença é demasiado grande e a Tesla já deu a entender que o Plaid pode melhorar bastante com travões de carbocerâmica, como os que a Porsche já usa, além de melhorias aerodinâmicas, pneus homologados para via pública, mas mais performantes em pista, e um novo software para o track mode. Depois há ainda que esperar para ver até que ponto o Lucid Air vai ser capaz de se bater com o Plaid da Tesla.

Actualização 11/09/2021 às 11.30: O circuito de Nürburgring publicou entretanto o registo obtido pelo Model S Plaid no seu livro de records, onde surge o tempo de 7.35,579, referente ao traçado com 20,832 metros. A imprensa alemã esclareceu que os 7.30,909 dizem respeito à mesma volta, mas no perímetro de 20,6 km. Isto significa que a diferença entre o melhor tempo obtido pelo Model S Plaid e o Taycan Turbo, nos 20,6 km, foi de 12 segundos. Os responsáveis pelo certificado dos records na pista alemã divulgaram também o vídeo oficial do Plaid, que pode ver em baixo: