Se hoje em dia é bastante evidente que a água tem um poder terapêutico e curativo, é importante retroceder alguns séculos, ao período da Roma Antiga, e recordar as lições de bem-estar e as técnicas ancestrais que os romanos nos deixaram. A tradição milenar a que atualmente chamamos de “SPAs” é uma super evolução dos complexos de termalismo de grande sofisticação que esta civilização construiu para cuidar do corpo e da mente.

Da Roma Antiga para o século XXI muita coisa mudou, mas há algo que se mantém: a importância de cuidarmos de nós. E agora, mais do que nunca, chegou o tempo de respirarmos fundo, de aproveitarmos o conhecimento dos antigos e de descansarmos verdadeiramente, para que possamos viver em plenitude.

Salus per aquam é latim, e significa “saúde pela água”, que é o mesmo que dizer SPA, que é o mesmo que dizer — no nosso “dicionário” —, férias. Façamos uma viagem pelas oito regiões do Centro de Portugal e descubramos os melhores resorts com SPA para revitalizar o espírito, o corpo e a mente, com todos os benefícios associados.

Nas próximas férias, todos os caminhos vão dar à Região de Aveiro

Na cidade de Aveiro, encontre tranquilidade nos românticos canais da ria, encontre conforto na gastronomia e nos pratos típicos locais, encontre leveza na extensa praia da Costa Nova, em Ílhavo, e encontre o local das suas próximas férias. Recarregue as baterias no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, integrado no Complexo da Vista Alegre, um símbolo de história desta região, localizado num sítio de excelência com vista panorâmica sobre a Ria. Sim, leu bem: Vista Alegre — ora, este hotel está associado a uma das mais prestigiadas marcas portuguesas e vale a pena visitá-lo, não só pelos serviços que oferece, mas por se tratar de um projeto de recuperação do espaço fabril, que inclui o Palácio residência dos fundadores da marca, o Palácio dos Pintores, a Capela e o Museu Vista Alegre. Falemos do SPA, da piscina exterior e dos espaços únicos envolvidos numa atmosfera de profunda serenidade. Aproveite os tratamentos relaxantes de rosto e corpo, orientados e acompanhados por terapeutas certificados, que definem um programa personalizado à sua medida. Pode incluir massagens, sauna, banho turno, jacuzzi e tratamentos na sala de relaxamento. Ao escrever estas linhas, também nós já estamos prontos para seguir viagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Viseu Dão Lafões, aproveite para esquecer o tempo

Entre os antigos vales do rio Mondego, o maior rio português, a Barragem da Aguieira é considerada uma das mais imponentes do nosso país. Numa localização privilegiada e com uma albufeira que se estende ao longo de mais de dois mil hectares, a paisagem desta barragem é o refúgio ideal para esquecer o tempo. É lá, e a cerca de 20 minutos da cidade histórica de Coimbra, que se localiza o Hotel Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, perfeitamente enquadrado na natureza que o envolve. Esta sugestão é um convite à acalmia, longe da confusão das grandes cidades. Acerte os seus ritmos com os da natureza, e num registo de profunda serenidade, aproveite para descansar, sozinho ou em família. Aqui, encontrará o melhor da vida ao ar livre: conte com desportos náuticos, gastronomia de excelência, uma esplanada panorâmica, piscinas interior e exterior. Para cuidar do corpo e da mente, desfrute do spa e do fitness club que o permitirão realinhar-se com a melhor versão de si próprio. Quer viajar com a família e filhos pequenos? Existe um kids club para os entreter durante o seu merecido descanso. Referência ainda para as Termas de São Pedro do Sul, as maiores de Portugal. Com mais de dois mil anos de história, as suas águas medicinais são conhecidas pelos vários casos de sucesso de cura termal.

Região de Coimbra: aqui, em tempos, protagonizou-se um amor proibido

Falamos de amor proibido no Centro de Portugal, e estas palavras conduzem-nos automaticamente para o palco dessa história: a Quinta das Lágrimas, na cidade de Coimbra. Livros foram escritos e histórias foram contadas acerca da história de amor do Príncipe D. Pedro e da aia galega D. Inês de Castro que, segundo reza a lenda, terminou junto à Fonte das Lágrimas. Não queremos desvendar-lhe tudo, porque o mistério aguça a curiosidade, mas há uma referência que não queremos deixar escapar: é aqui, na Quinta das Lágrimas, entre árvores centenárias e jardins frondosos, que encontramos um hotel de charme recuperado, num palácio, que guarda em si as memórias desse passado histórico. Falamos do Hotel Quinta das Lágrimas, que coloca à disposição dos visitantes inúmeras salas e varandas que oferecem perfeitos refúgios de leitura e conversa, uma extensa biblioteca e um jardim com muitos jardins lá dentro, com apontamentos românticos, de origem japonesa e medieval. É neste santuário de paz e de tranquilidade que poderá usufruir de vários serviços que respeitam os princípios ancestrais de equilíbrio entre o corpo e a mente: aproveite para se deixar levar nesta atmosfera de reequilíbrio através dos cuidados e rituais de luxo do Bamboo Garden Spa. Antes de seguirmos viagem para a região seguinte, queremos partilhar outra dica: em Oliveira do Hospital, encontrará o Aqua Village Health Resort, localizado na margem do rio Alva. Mais do que um hotel, trata-se de um espaço único que privilegia a harmonia com a natureza e o bem-estar dos seus visitantes. Na Figueira da Foz, bem junto à beira-mar e com uma vista ampla para o Oceano Atlântico, encontre o Hotel Sweet Atlantic Spa. Com o areal da Figueira a seus pés, permita-se relaxar com os serviços oferecidos pelo Spa, como massagens, banho turco ou banheira de hidromassagem. Agora sim, aproveite o melhor que esta região tem para oferecer.

Montanha: o seu próximo local de férias na Serra da Estrela

Mais do que sermos nós a sugerir que chegou o tempo, tem de ser quem nos lê a sentir que chegou a hora de reservar uns dias para usufruir de nada mais do que serenidade. Na verdade, é com menos que aproveitamos mais: menos ruído, menos confusão, menos estímulos. A região da Serra da Estrela é um convite ao silêncio e à tranquilidade. E que tal uma pausa na montanha? É numa aldeia escondida no Parque Natural da Serra da Estrela, em Unhais da Serra, que encontramos o hotel de montanha H2O Hotel Congress & Medical SPA, totalmente integrado na paisagem que o rodeia. Esta unidade dispõe de um centro 100% Wellness, o AQUADOME, que inclui o centro termal mais moderno do país, um centro de fisioterapia e osteopatia, e ainda um inovador conjunto de piscinas.
É ainda no silêncio e na tranquilidade da paisagem serrana que encontramos o único hotel de 5 estrelas da região da Serra da Estrela, e o único com vista panorâmica para o Vale Glaciar do Zêzere. Inaugurado em 1948 como Pousada de São Lourenço, uma das primeiras pousadas de Portugal, atualmente chama-se Casa de São Lourenço — Burel Mountain Hotels, e é um hotel de muitas estrelas a 1250 metros de altitude. Nesta atmosfera de profunda magia e ar puro, terá à sua espera o Spa Panorâmico da Casa de São Lourenço, com propostas especiais que procuram o equilíbrio entre o corpo e a mente. Com recurso a tratamentos que cruzam a sabedoria serrana e os rituais ancestrais do Oriente, o convite é simples e tentador: deixe-se cuidar. Alguém falou em paraíso?

Reencontre o equilíbrio na Região de Leiria

Quando finalmente nos permitimos parar — ainda que, ao início, a sensação seja estranha por falta de habituação a um registo mais tranquilo —, é como uma lufada de ar fresco. Fugir à rotina é essencial para manter o nosso bem-estar, e a sugestão que lhe queremos deixar na Região de Leiria tem um século de história e alia o melhor daquela área geográfica: a proximidade com as curativas águas das Termas de Monte Real e um Spa construído de raiz para acalmar-lhe a mente das preocupações diárias. É no Monte Real — Hotel Termas Spa que poderá encontrar o Circuito SPA Monte Real (alguém falou em férias brevemente?), um espaço que inclui piscina aquecida com uma cascata, jacuzzi, sauna, banho turco, uma zona de hidratação chamada “rain sky kneipp”, duches sensações (sobre esta última referência, é experimentar para crer, mas espere uma experiência sensorial). Aqui, não há pressa, e os compromissos que tem serão sempre escolhidos por si: permita-se transportar para o meio da natureza, onde os dias não têm tempo.

No Médio Tejo, Fátima traz-lhe tranquilidade e relaxamento

Conhecido como um lugar de culto religioso, a proposta que lhe trazemos nas linhas seguintes é de culto, também, mas a si próprio. No Médio Tejo — um território ímpar, onde o passado se encontra com o presente, onde as memórias e o legado dos Templários fascinam visitantes curiosos, onde as Aldeias do Xisto convidam a conhecer o estilo de vida de antigamente —, a nossa sugestão é que se dirija até Fátima. Explicamos porquê: é lá que encontrará o Dom Gonçalo, Fátima Hotel & Spa, que oferece um dos mais completos espaços de Spa da região, a maior oferta de serviços para famílias com crianças e ainda “O Convite”, restaurante recomendado no Guia Michelin. O Dom Spa, e convida-o a cuidar de si: à sua disposição, terá vários serviços, como um circuito húmido com piscina e um Spa com tratamentos especializados. Tire um momento (talvez vários) para viver sem preocupações: as pessoas que mais gostam de si vão agradecer-lhe.

No Oeste, encontre a tranquilidade no campo

Melhor do que uma noite bem dormida, só mesmo este refúgio junto à costa. É o antídoto perfeito para lidar com o stress. Vejamos porquê: é aqui que estão localizadas as principais termas de referência, as Termas do Vimeiro, o Hospital Termal e as Termas das Caldas da Rainha. Contudo, pensemos mais alto: aliado aos programas de termalismo clássico, esta região oferece-lhe mais: oferece-lhe spas, ideais para dias de descanso que aliam o luxo, o conforto e a tecnologia para recarregar baterias.

Ora, neste destino, a sugestão é o Evolutee Hotel, do Royal Óbidos Spa & Golf Resort, que tanto serve uma experiência a dois, como em família ou entre amigos, numas férias descontraídas. As paisagens falam por si: numa localização privilegiada, com vistas amplas sobre o campo de golfe e o Oceano Atlântico, este resort com uma arquitetura contemporânea fica a poucos minutos da praia. Este Boutique Hotel tem um serviço de Spa — Mandalay Spa —, com rituais de assinatura baseados na medicina indiana Ayurveda e nas tradições de cura da realeza tailandesa. Voltará à vida real de espírito renovado.

Na Beira Baixa, um Convento na Serra da Gardunha

A última sugestão deste guia é um segredo bem escondido: um convento em ruínas transformado num hotel de luxo no Fundão (isto promete). Foi a reabilitação do Convento de Santo António — um dos monumentos mais importantes da cidade — que permitiu a reconstrução do que hoje chamamos de Hotel Convento do Seixo, localizado na encosta da Serra da Gardunha. Desligue as notificações — mentais, pessoais, digitais —, e faça-se à estrada: aqui, o convite é de restauro do corpo, da mente e do espírito. É numa atmosfera mágica e tranquila, que contrasta com o branco das paredes e o creme dos apontamentos de granito na estrutura do Spa, que a vida recomeça. Encontre uma piscina aquecida com um circuito dinâmico de águas, com várias técnicas e terapias ao seu dispor, que incluem cascatas, diferentes jatos subaquáticos, camas de hidromassagem, um flutuário e uma gruta de sal. A experiência é completa: para si e para os mais pequenos, que encontram na área exterior do convento uma piscina pronta a recebê-los e um jardim para correr sem medo. Sim, porque eles também precisam. A referência final deste texto vai para as Termas de Monfortinho, onde se encontra uma das fontes termais mais antigas do país: a Fonte Santa. Diz-se que o lugar é paradisíaco — nós confirmamos.

Também já percebeu que chegou o tempo, não foi? Chegou o tempo de cuidarmos de nós nas próximas férias — começam amanhã, daqui a uns meses ou apenas para o ano; o importante é nunca esquecermos que merecemos momentos de tranquilidade. Só assim conseguimos viver com mais intenção.

Saiba mais sobre este projeto em 
https://observador.pt/seccao/centro-de-portugal/